Amazon esvazia Biblioteca do Memorial da América Latina em ação de conscientização
Iniciativa deixou em evidência apenas os livros escritos por autores negros, deixando um alerta sobre a predominância de pessoas brancas no mercado literário
Amazon esvazia Biblioteca do Memorial da América Latina em ação de conscientização
BuscarAmazon esvazia Biblioteca do Memorial da América Latina em ação de conscientização
BuscarIniciativa deixou em evidência apenas os livros escritos por autores negros, deixando um alerta sobre a predominância de pessoas brancas no mercado literário
Meio & Mensagem
21 de março de 2025 - 17h38
A ação evidencia a desigualdade na representatividade literária (Créditos: Divulgação)
A Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, foi temporariamente esvaziada pela Amazon, em uma ação de conscientização pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A iniciativa foi realizada pela AlmapBBDO.
As prateleiras, que costumam abrigar cerca de 50 mil títulos, foram esvaziadas, deixando apenas obras escritas por autores negros. O resultado foi alarmante: restaram apenas 5% dos livros expostos, evidenciando a predominância de autores brancos no mercado editorial brasileiro.
Além do impacto visual, a ação contou com uma programação especial dedicada à leitura e à análise de trechos de obras de pessoas negras, visando fortalecer a literatura negra no país.
A ação ainda reforça o posicionamento da Amazon na valorização de escritores negros, ao promover o prêmio Prêmio Kindle Vozes Negras, que reconhece e homenageia autores negros independentes.
As inscrições estarão abertas até o dia 6 de abril, com premiação marcada para novembro deste ano. O escritor vencedor receberá um prêmio em dinheiro e terá sua obra publicada pela editora Companhia das Letras; os finalistas terão suas obras convertidas em audiobooks pela Audible Brasil.
Compartilhe
Veja também
Seara aposta em linha de produtos específicos para Air Fryer
Campanha da nova linha da marca teve início com ação no BBB 25, e agora, ganha veiculações na mídia e comercial
AmPm muda marca com objetivo de ir além do mercado de conveniência
Lojas fazem parte da rede do posto Ipiranga, que também passa por mudanças nos cargos de liderança