Americanas faz acordo com a Neooh para retail media
Parte de um projeto de reformatação das lojas físicas e evolução das soluções de retail media, a parceria prevê, inicialmente, a instalação de mais de 700 telas digitais em lojas por todo o Brasil
Americanas faz acordo com a Neooh para retail media
BuscarAmericanas faz acordo com a Neooh para retail media
BuscarParte de um projeto de reformatação das lojas físicas e evolução das soluções de retail media, a parceria prevê, inicialmente, a instalação de mais de 700 telas digitais em lojas por todo o Brasil
Roseani Rocha
5 de junho de 2024 - 12h23
Os três palcos do evento ProXXIma costumam ser não apenas espaços de debates sobre os temas mais necessários do mercado, como também de anúncio de novidades. Assim, nesta quarta-feira, 5, segundo dia do ProXXIma 2024, Leonardo Chebly, CEO da Neooh, anunciou um acordo para o desenvolvimento de soluções de retail media para a Americanas S.A.
“Essa parceria representa uma troca mútua entre nossa experiência em mídia de varejo, como um dos líderes do setor de OOH, a Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil. Alinhados na oferta de soluções às marcas, essa é uma oportunidade única de expandir nossa presença e proporcionar uma experiência de impacto ao longo da jornada de compras. É uma proposta que envolve a construção de experiências e inovação para resultados eficazes. Estamos muito animados e orgulhosos com essa nova parceria e ansiosos pelo que ainda está por vir”, declarou Chebly.
Com isso, a Neooh assume o desenvolvimento e gerenciamento do canal Digital Signage da rede Americanas. A parceria, comenta na entrevista a seguir o CMO da Americanas, Washington Theotonio, prevê a instalação de mais de 700 telas digitais em 210 lojas da Americanas em todo o Brasil, a começar pelas seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Meio & Mensagem – Por que a opção pela Neooh para essa parceria?
Washington Theotonio – A Americanas é uma marca centenária, que tem se reinventado e aproveitado as tecnologias disponíveis no mercado para oferecer a melhor experiência entre produtos e consumidores. Nosso hub omnichannel de retail media, a Americanas Advertising, se dedica a soluções de branding, performance e trade marketing para potencializar nosso negócio e constrói projetos de comunicação de marca e produtos baseados em insights comportamentais que atendem toda a jornada de compra em nosso site, app e lojas físicas. Estamos felizes em anunciar que a Neooh, uma das líderes brasileiras em soluções digital out of home (DOOH) do País, é nossa nova parceira nessa missão. Lançamos um projeto para o desenvolvimento e gerenciamento do canal Digital Signage da rede Americanas, unindo a experiência desse parceiro com toda a capilaridade e conhecimento do consumidor de nosso hub de retail media. Essa é uma excelente oportunidade para que as marcas tenham ainda mais visibilidade e conversão de vendas no físico, com uma solução diferenciada. Juntos a um dos principais players de DOOH do Brasil, somamos nossa forte audiência e capilaridade às tecnologias e soluções desse parceiro, otimizando nossos produtos e serviços.
M&M – Qual a abrangência do acordo e quanto do total de pontos de venda físicos da Americanas será envolvido nesse projeto de retail media?
Washington – Seguindo nosso plano de reformatação das lojas físicas e evolução das soluções de retail media, a parceria prevê a instalação de mais de 700 telas digitais em centenas de lojas da Americanas, espalhadas em todo o Brasil. As telas acompanharão toda a jornada dos clientes no ambiente físico, da vitrine ao interior das lojas, passando também pelos corredores e checkout. Assim, os anunciantes podem impactar o público-alvo ao longo de toda circulação no local. As primeiras cidades escolhidas foram as capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. São mais de 200 unidades estrategicamente selecionadas em função do alto tráfego de clientes.
M&M – Muitos varejistas têm criado estruturas para explorar o retail media como nova fonte de receita. Qual a expectativa de resultados da Americanas S.A com essa frente de negócio?
Washington – Com o retail media, marcas e anunciantes têm a possibilidade de se conectarem com seus consumidores em momentos específicos da jornada de compra, seja no e-commerce ou nas lojas físicas. As soluções, que vão de awareness à performance e vendas, permitem entender melhor todo o comportamento do cliente, criar campanhas segmentadas e influenciar de forma eficaz a decisão de compra. A frente de retail media também contribui para reforçar o storytelling de campanhas, impulsionar o trade marketing, oferecer uma segmentação inteligente e conectar condições comerciais às comunicações, o que impacta positivamente o volume de desafios de vendas e faturamento do parceiro. Do lado dos varejistas, tem-se visto um aumento do interesse da indústria. Na Páscoa, por exemplo, a Americanas registrou o dobro de investimento em ads pela indústria no digital e também duas vezes mais no físico, em comparação com o evento de 2023. Isso sem esse volume de painéis digitais. Olhando para a parceria com a Neooh, podemos acelerar a evolução do hub, com mais agilidade e dinamismo a partir de uma solução digital que elimina, do processo de produção o tempo de impressão e logística de peças de marketing e permite utilizar um mesmo espaço para diferentes campanhas, ao mesmo tempo. A parceria vem para melhorar também nossa gama de soluções, principalmente para o ambiente de lojas físicas. Nosso objetivo é concretizar a visão de jornada omnichannel do consumidor explorando os assets da Americanas, físico e digital, e permitindo que as marcas atinjam os consumidores em ambas as plataformas.
M&M – Algum ponto em que pretendem se diferenciar do que outros varejistas fazem nessa frente?
Washington – Um dos principais diferenciais da Americanas é a nossa vasta capilaridade. São mais de 1,6 mil lojas espalhadas pelo Brasil. Somos uma marca de grande abrangência e conhecimento nacional: conhecemos nosso cliente e estamos onde ele precisa, atendendo seus desejos. Nas lojas, os consumidores estão mais receptivos e atentos a comunicações de ofertas, já que estão em um local próprio para compras. Por isso, podemos dizer que esse canal é altamente eficiente e gera muito engajamento. Outro diferencial que se soma à capilaridade é a estratégia focada na gestão de dados e em tecnologia como ferramenta de integração na jornada do consumidor, com soluções que conectam o mundo físico ao digital. Com a parceria, oferecemos uma solução única de comunicação 360, na qual os anunciantes podem trabalhar suas campanhas e produtos de maneira fluida entre as plataformas digitais e físicas. Assim, é possível gerar ainda mais vendas na loja física e e-commerce.
M&M – Para que perfil de marcas esse novo serviço será mais adequado? Quais serão os “clientes inaugurais”?
Washington – O retail media se aplica a qualquer perfil de parceiro ou marca. O fator determinante para o uso dos canais e soluções disponíveis é o objetivo do parceiro e a estratégia desenhada em conjunto. Nesta nova fase, com os painéis digitais da Neooh, temos a PepsiCo como primeira anunciante do projeto. Além das telas digitais, eles contarão com outras entregas, como spots de rádio nas lojas físicas da Americanas e desafios mensais. O grande objetivo é engajar os clientes e impulsionar as vendas de produtos estratégicos para a marca. Algumas categorias, pelo nosso modelo de negócio, e até pelo histórico de parceria em ativação do trade, acabam tendo um potencial maior neste momento, como bens de consumo e eletrônicos. Mas este tipo de solução é eficaz para todos, tendo em vista a qualidade de nossa audiência. Além disso, a solução também se adequa a serviços que não necessariamente são vendidos em nossas plataformas, permitindo a conexão com nossa audiência e aproveitando esse tráfego para posicionar seus produtos e marcas nos nossos ambientes. Já estamos desenhando a expansão estratégica desse projeto, tanto em volume de painéis quanto de parceiros, o que vai permitir que a Americanas capilarize e qualifique a exposição de marcas e produtos, em uma conexão mais próxima e direta com o consumidor final.
Compartilhe
Veja também
Aposta Ganha nomeia Luva de Pedreiro como embaixador
Influenciador irá estrelar campanha de Black Friday da empresa de apostas, além de interagir com outros influenciadores parceiros, como Marcelinho Carioca
Cosméticos à mesa: marcas apostam no segmento de alimentos
Carmed, Quem disse, Berenice? O Boticário, Dailus e Herbíssimo mergulharam na tendência para ampliar público por meio da nostalgia e mistura de sensações