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Marketing

Americanas faz acordo com a Neooh para retail media

Parte de um projeto de reformatação das lojas físicas e evolução das soluções de retail media, a parceria prevê, inicialmente, a instalação de mais de 700 telas digitais em lojas por todo o Brasil


5 de junho de 2024 - 12h23

Para o CMO da Americanas, o retail media se aplica a qualquer perfil de parceiro ou marca, desde que o objetivo do parceiro e a estratégia sejam desenhados em conjunto (Crédito: Divulgação)

Os três palcos do evento ProXXIma costumam ser não apenas espaços de debates sobre os temas mais necessários do mercado, como também de anúncio de novidades. Assim, nesta quarta-feira, 5, segundo dia do ProXXIma 2024, Leonardo Chebly, CEO da Neooh, anunciou um acordo para o desenvolvimento de soluções de retail media para a Americanas S.A.

“Essa parceria representa uma troca mútua entre nossa experiência em mídia de varejo, como um dos líderes do setor de OOH, a Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil. Alinhados na oferta de soluções às marcas, essa é uma oportunidade única de expandir nossa presença e proporcionar uma experiência de impacto ao longo da jornada de compras. É uma proposta que envolve a construção de experiências e inovação para resultados eficazes. Estamos muito animados e orgulhosos com essa nova parceria e ansiosos pelo que ainda está por vir”, declarou Chebly.

Com isso, a Neooh assume o desenvolvimento e gerenciamento do canal Digital Signage da rede Americanas. A parceria, comenta na entrevista a seguir o CMO da Americanas, Washington Theotonio, prevê a instalação de mais de 700 telas digitais em 210 lojas da Americanas em todo o Brasil, a começar pelas seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Meio & Mensagem – Por que a opção pela Neooh para essa parceria?

Washington Theotonio – A Americanas é uma marca centenária, que tem se reinventado e aproveitado as tecnologias disponíveis no mercado para oferecer a melhor experiência entre produtos e consumidores. Nosso hub omnichannel de retail media, a Americanas Advertising, se dedica a soluções de branding, performance e trade marketing para potencializar nosso negócio e constrói projetos de comunicação de marca e produtos baseados em insights comportamentais que atendem toda a jornada de compra em nosso site, app e lojas físicas. Estamos felizes em anunciar que a Neooh, uma das líderes brasileiras em soluções digital out of home (DOOH) do País, é nossa nova parceira nessa missão. Lançamos um projeto para o desenvolvimento e gerenciamento do canal Digital Signage da rede Americanas, unindo a experiência desse parceiro com toda a capilaridade e conhecimento do consumidor de nosso hub de retail media. Essa é uma excelente oportunidade para que as marcas tenham ainda mais visibilidade e conversão de vendas no físico, com uma solução diferenciada. Juntos a um dos principais players de DOOH do Brasil, somamos nossa forte audiência e capilaridade às tecnologias e soluções desse parceiro, otimizando nossos produtos e serviços.

M&M – Qual a abrangência do acordo e quanto do total de pontos de venda físicos da Americanas será envolvido nesse projeto de retail media?

Washington – Seguindo nosso plano de reformatação das lojas físicas e evolução das soluções de retail media, a pa­rceria prevê a instalação de mais de 700 telas digitais em centenas de lojas da Americanas, espalhadas em todo o Brasil. As telas acompanharão toda a jornada dos clientes no ambiente físico, da vitrine ao interior das lojas, passando também pelos corredores e checkout. Assim, os anunciantes podem impactar o público-alvo ao longo de toda circulação no local. As primeiras cidades escolhidas foram as capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. São mais de 200 unidades estrategicamente selecionadas em função do alto tráfego de clientes.

M&M – Muitos varejistas têm criado estruturas para explorar o retail media como nova fonte de receita. Qual a expectativa de resultados da Americanas S.A com essa frente de negócio?

Washington – Com o retail media, marcas e anunciantes têm a possibilidade de se conectarem com seus consumidores em momentos específicos da jornada de compra, seja no e-commerce ou nas lojas físicas. As soluções, que vão de awareness à performance e vendas, permitem entender melhor todo o comportamento do cliente, criar campanhas segmentadas e influenciar de forma eficaz a decisão de compra. A frente de retail media também contribui para reforçar o storytelling de campanhas, impulsionar o trade marketing, oferecer uma segmentação inteligente e conectar condições comerciais às comunicações, o que impacta positivamente o volume de desafios de vendas e faturamento do parceiro. Do lado dos varejistas, tem-se visto um aumento do interesse da indústria. Na Páscoa, por exemplo, a Americanas registrou o dobro de investimento em ads pela indústria no digital e também duas vezes mais no físico, em comparação com o evento de 2023. Isso sem esse volume de painéis digitais. Olhando para a parceria com a Neooh, podemos acelerar a evolução do hub, com mais agilidade e dinamismo a partir de uma solução digital que elimina, do processo de produção o tempo de impressão e logística de peças de marketing e permite utilizar um mesmo espaço para diferentes campanhas, ao mesmo tempo. A parceria vem para melhorar também nossa gama de soluções, principalmente para o ambiente de lojas físicas. Nosso objetivo é concretizar a visão de jornada omnichannel do consumidor explorando os assets da Americanas, físico e digital, e permitindo que as marcas atinjam os consumidores em ambas as plataformas.

M&M – Algum ponto em que pretendem se diferenciar do que outros varejistas fazem nessa frente?

Washington – Um dos principais diferenciais da Americanas é a nossa vasta capilaridade. São mais de 1,6 mil lojas espalhadas pelo Brasil. Somos uma marca de grande abrangência e conhecimento nacional: conhecemos nosso cliente e estamos onde ele precisa, atendendo seus desejos. Nas lojas, os consumidores estão mais receptivos e atentos a comunicações de ofertas, já que estão em um local próprio para compras. Por isso, podemos dizer que esse canal é altamente eficiente e gera muito engajamento. Outro diferencial que se soma à capilaridade é a estratégia focada na gestão de dados e em tecnologia como ferramenta de integração na jornada do consumidor, com soluções que conectam o mundo físico ao digital. Com a parceria, oferecemos uma solução única de comunicação 360, na qual os anunciantes podem trabalhar suas campanhas e produtos de maneira fluida entre as plataformas digitais e físicas. Assim, é possível gerar ainda mais vendas na loja física e e-commerce.

M&M – Para que perfil de marcas esse novo serviço será mais adequado? Quais serão os “clientes inaugurais”?

Washington – O retail media se aplica a qualquer perfil de parceiro ou marca. O fator determinante para o uso dos canais e soluções disponíveis é o objetivo do parceiro e a estratégia desenhada em conjunto. Nesta nova fase, com os painéis digitais da Neooh, temos a PepsiCo como primeira anunciante do projeto. Além das telas digitais, eles contarão com outras entregas, como spots de rádio nas lojas físicas da Americanas e desafios mensais. O grande objetivo é engajar os clientes e impulsionar as vendas de produtos estratégicos para a marca. Algumas categorias, pelo nosso modelo de negócio, e até pelo histórico de parceria em ativação do trade, acabam tendo um potencial maior neste momento, como bens de consumo e eletrônicos. Mas este tipo de solução é eficaz para todos, tendo em vista a qualidade de nossa audiência. Além disso, a solução também se adequa a serviços que não necessariamente são vendidos em nossas plataformas, permitindo a conexão com nossa audiência e aproveitando esse tráfego para posicionar seus produtos e marcas nos nossos ambientes. Já estamos desenhando a expansão estratégica desse projeto, tanto em volume de painéis quanto de parceiros, o que vai permitir que a Americanas capilarize e qualifique a exposição de marcas e produtos, em uma conexão mais próxima e direta com o consumidor final.

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