Assinar

Americanas prevê retomada dos lucros até 2025

Buscar

Americanas prevê retomada dos lucros até 2025

Buscar
Publicidade
Marketing

Americanas prevê retomada dos lucros até 2025

Após fraude nos resultados financeiros e prejuízo de R$ 12,9 bilhões em 2022, varejista apresenta novo plano de negócios para os próximos dois anos


16 de novembro de 2023 - 11h08

A Americanas comunicou seu novo plano de negócios até 2025 com diretrizes após a fraude de resultados praticada pela antiga diretoria. A empresa espera atingir mais de R$ 1,5 bilhão (já com desconto de aluguéis) em geração de caixa no ano em questão.

americanas

Novo plano de negócios da Americanas prevê reestruturação de áreas e fortalecimento do “figital” (Crédito: Leandro Marques/Shutterstock)

No ano passado, a varejista registrou um prejuízo de R$ 12,9 bilhões, bem como patrimônio líquido negativo em R$ 26,7 bilhões.

Segundo a companhia, todos os elementos da fraude já foram ajustados nos balanços apresentados e uma nova gestão já está à frente dos negócios. Ademais, a organização realizou ajustes e melhorias em áreas como marketing, tecnologia e estrutura logística a partir do novo contexto de atuação da plataforma digital

A “Nova Americanas”, conforme indica o comunicado, foca no fortalecimento do protagonismo “figital”. O plano, já em curso, ainda tem como pilares importantes a renovação das lojas físicas, otimização dos custos de ocupação e a revisão de processos para oferecer excelência na jornada dos consumidores.

Além disso, a Americanas aposta no portfólio de serviços financeiros customizados da Ame e pela diversidade de retail media. Com o último, a companhia rentabiliza seus ativos através da publicidade.

“Acreditamos que, com este plano, a Americanas estará pronta para renovar seu papel de relevância no varejo brasileiro. Não será fácil, não será simples, mas será feito”, afirma Leonardo Coelho, CEO da Americanas, em nota à imprensa.

O informe aponta que a plataforam digital também olhará para o marketplace e para Online to Offline (O2O). O foco visa oferecer mais sortimento e conveniência para os clientes da Americanas em todo o Brasil.

Já com a Ame, carteira digital da varejista, a pretensão é alavancar o fortalecimento da marca, aplicando seu programa de loyalty para aumentar o engajamento de clientes, bem como estimulando cashback e meios de pagamento.

Black Friday da Americanas

Apesar dos desdobramentos da fraude financeira, a Americanas segue presente com campanhas sazonais.

Para a Black Friday, a varejista preparou o Cesta Truck. Desenvolvida pela WMcCann, a ação leva um caminhão personalizado com a famosa cestinha vermelha da marca em uma versão gigante a treze cidades do Brasil até a próxima sexta-feira, 24.

Os gerentes de lojas, que divulgam as ofertas em redes sociais, participam de campanha com celebridades xarás que têm os mesmos nomes que eles. Deborah Secco, Rafael Portugal e Yasmin Castilho, entre outros, estão envolvidos na ação.

Além disso, em estratégia omnichannel, a Americanas irá divulgar sua Black Friday na TV Globo e em 14 lives transmitidas em seu app próprio, Instagram, Facebook e TikTok.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Eisenbahn será a cerveja oficial do The Town 2025

    Eisenbahn será a cerveja oficial do The Town 2025

    Marca premium substitui Heineken, parceira na edição inaugural, como parte da estratégia do Grupo Heineken de ampliar a presença e diversificar seu portfólio em grandes eventos

  • Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças