Ânima e Califórnia trazem universidade exclusiva para creators ao Brasil
Projeto dedicado à creator economy terá aulas presenciais, experiências figital e parceria com marcas
Ânima e Califórnia trazem universidade exclusiva para creators ao Brasil
BuscarÂnima e Califórnia trazem universidade exclusiva para creators ao Brasil
BuscarProjeto dedicado à creator economy terá aulas presenciais, experiências figital e parceria com marcas
Valeria Contado
22 de janeiro de 2025 - 12h00
A Ânima Educação – grupo institucional dono de universidades como Anhembi Morumbi e São Judas – apresenta ao público brasileiro a Community Creators Academy, que define como uma universidade voltada exclusivamente para a formação e profissionalização de creators, além do desenvolvimento do setor de creator economy.
Com o conceito de cursos livres, a instituição será localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo, e conta com um campus com mais de 13 mil m² que será dedicado ao curso, com um espaço destinado para a produção de conteúdo e aprendizado, com estúdios, sala para gravação de podcasts, arenas entre outros espaços relacionados ao mercado de criação de conteúdo.
Tudo isso será combinado com o conceito “figital”, em que as experiências serão amplificadas por conteúdos extras desenvolvidos de forma online. “É uma iniciativa transformacional no setor de creators e economia criativa. Queremos fazer com que esse processo de profissionalização seja sustentável”, afirma Paula Harraca, presidente da Ânima Educação.
Os ambientes são patrocinados por marcas parceiras, que serão as responsáveis por promover as diversas experiências presenciais para os alunos. Em troca, a universidade prevê provas e desafios aos estudantes para interagir e integrar com esses parceiros, que poderão, inclusive, realizar contratações dentro do próprio hub.
“Vamos trazer um time com um modelo de educação disruptivo, criar projetos de criação com as marcas que tragam soluções reais. O aluno vai aprender como trabalhar branding, como monetizar, como inteligência artificial e tecnologia pode potencializar o seu negócio”, afirma Fabio Duarte, CEO e idealizador da universidade, além de cofundador da Agência California.
Desse modo, o corpo docente, executivos, criadores de conteúdo e especialistas estão cotados para participar do processo educacional.
O curso terá a duração de um ano e tem a expectativa de atender 2,5 mil integrantes. O valor da mensalidade será de cerca de R$ 5 mil reais, mas também será aberto espaço para bolsas de estudos (a quantidade ainda não foi divulgada). Em ambos os casos, os interessados devem fazer um processo seletivo que será proporcionado pela instituição.
Fabio explica que essa é uma forma de gerar diversidade para criar os creators do futuro: “Essa diversidade faz essa estratégia ser bem-feita. Queremos potencializar esse processo seletivo e garantir que tenham pessoas com um novo mindset”.
Segundo relatório da plataforma de influenciadores Mavrck, estima-se que 1 bilhão de pessoas vão se identificar como creators nos próximos cinco anos. No Brasil, de acordo com a Factworks for Meta, o número de profissionais que já se identificam assim é superior a 20 milhões de pessoas. Há ainda, o desejo de 75% dos jovens em atuar na área.
Por isso, tanto para a Ânima, quanto para a Califórnia, esse é um passo importante no desenvolvimento do mercado de educação. Além disso, reforça a importância e responsabilidade do desenvolvimento dos profissionais que atuam com opinião e influência. “Estruturar isso e ter uma boa formação ajuda as pessoas a serem bons profissionais. Queremos ser um objeto de desejo”, afirma Bruno Duarte, CEO e Cofundador da Agência California.
Além do impacto mercadológico, existe a expectativa de que esse projeto se conecte com outros cursos e amplifique outras diretrizes educacionais dentro da Ânima. “A Community é a materialização do ‘Ânima sendo Ânima’. É um projeto transformacional que visa revolucionar a educação, e isso também irriga as outras instituições, é uma revolução da educação”, avalia Paula.
A Community Creators Academy será apresentada ao público nesta quarta-feira, 22. A instituição de ensino fará ondas de comunicação para apresentar o projeto aos futuros alunos e abrir as inscrições para o processo seletivo.
Além disso, as marcas parceiras devem ser anunciadas em breve, mas a intenção é que elas estejam distribuídas em diversos segmentos do mercado. Por enquanto, Singularity U, HSM – ambas parceiras do grupo Ânima – e YouTube já foram anunciados.
Compartilhe
Veja também
Além de 99, Uber retoma motos e aquece briga com Prefeitura de SP
Empresa havia tentado lançar o serviço em 2023; ambos os aplicativos citam decisão judicial que suspendeu a proibição da modalidade como respaldo para operarem
Maior consumo de Smart TVs Samsung no Brasil vem do Sudeste
Segundo levantamento da Samsung Ads, a região se destaca em tempo de visualização de TV linear e streaming, além de apresentar alto engajamento publicitário