Assinar

Anvisa proíbe a comercialização da Colgate Clean Mint

Buscar

Anvisa proíbe a comercialização da Colgate Clean Mint

Buscar
Publicidade
Marketing

Anvisa proíbe a comercialização da Colgate Clean Mint

A decisão ocorreu devido a número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto


27 de março de 2025 - 17h24

Anvisa tomou decisão após relatos de reações adversas ao uso do produto (Crédito: Edson de Souza Nascimento / Shutterstock)

Anvisa tomou decisão após relatos de reações adversas ao uso do produto (Crédito: Edson de Souza Nascimento / Shutterstock)

Atualizado em 27/03, às 17:55.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização da creme dental Colgate Clean Mint no Brasil. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial da União, como uma medida cautelar por conta de inúmeros relatos de eventos adversos associados ao uso do produto.

Segundo a agência, os consumidores alegam ter registrado sintomas como inchaço das amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão após fazerem uso da pasta de dente.

As reações passaram a acontecer após a Colgate mudar a fórmula da Total 12 para o novo formato da Clean Mint. Desde 2024 a marca passou a utilizar fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior tinha em sua composição fluoreto de sódio.

O que diz a Colgate?

Em comunicado enviado à reportagem, a Colgate-Palmolive afirma estar ciente da decisão da Anvisa, mas reiterou que o produto não oferece riscos à saúde. Confira na íntegra:

“A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto.

É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo CCR inicia transição para Motiva

    Grupo CCR inicia transição para Motiva

    Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio

  • Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana

    Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana

    Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3