Aos 20 anos, João Rock abre espaço para mulheres

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Aos 20 anos, João Rock abre espaço para mulheres

Edição histórica terá novo palco Aquarela, focado no protagonismo feminino, além de ativações de Banco do Brasil, Bud, Jack Daniels, Mike’s e Panobianco


8 de maio de 2023 - 7h44

Festival João Rock 2023 comemora 20 anos de história (Crédito: Divulgação)

O festival de música João Rock completa duas décadas de história neste ano. Para comemorar a data, será realizada uma edição histórica do evento, que acontecerá em 3 de junho, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A edição comemorativa terá uma reformulação da estrutura e do layout com a incrementação de um quarto palco no festival, o “Aquarela”, que trará diferentes apresentações com o protagonismo de mulheres.

“Acreditamos que o Aquarela vai colorir um pouco mais o nosso festival, pois estamos enxergando uma cena da diversidade conquistando espaço”, comenta Luit Marques, um dos organizadores do evento. “Temos que abrir as portas para isso, mas não só no palco, como em todos os outros espaços”, acrescenta.

Entre os nomes confirmados para se apresentar no palco estão Flora Matos, Majur e Marina Sena, além de dois projetos especiais com Manu Gavassi, que cantará Fruto Proibido e com Ana Carolina, que cantará Cássia Eller.

Apesar do aumento de 20 mil metros em espaço útil, o evento não ampliou o número do público, portanto a expectativa é de 70 mil pessoas. Sobre a decisão, Luit destaca que é necessário área disponível para que as pessoas se locomovam confortavelmente e aproveitem ao máximo a experiência proporcionada pelo festival.

Ativações dos patrocinadores

Nesta edição, a ativação da roda gigante será assinada pelo Banco do Brasil (Crédito: Divulgação)

Além do novo palco, o festival terá ativações e espaços elaborados pelos patrocinadores. Na lista das atrações confirmadas estão o espaço da Bud Zero, organizado pela Budweiser; a tirolesa preparada pela Mike’s, novo produto da Ambev; bares temáticos, produzidos pela Jack Daniels; e a parede de alpinismo propiciada pela Panobianco, nova apoiadora do festival. O Banco do Brasil, novo patrocinador, também assinará ativações: uma roda gigante e uma pista de skate, com a participação do Mineirinho, campeão mundial da modalidade.

A lista de patrocinadores confirmados e que já estiveram presentes em edições anteriores do João Rock inclui Jack Daniels, Red Bull e Coca-Cola. Também estão na lista as cervejas Budweiser e Colorado – que promove o Camarote Colorado com torneiras de autosserviço com chopp. Enquanto aos parceiros de mídia o festival conta com 89 FM A Rádio Rock, G1, e EPTV (afiliada à TV Globo). Já a Betsul é a nova apoiadora do evento, junto com a Mike’s e Ophicina.

Trajetória do festival

Anteriormente ao João Rock, a produtora que organiza o evento, a Bananas Eventos, realizava festas universitárias na década de 90, em Ribeirão Preto. “Nós já enxergávamos que montaríamos um negócio com isso. O Bananas nasceu para ser uma empresa de entretenimento”, comenta Luit.

O organizador explica que, na época, conseguiram atrair a atenção de grandes marcas porque estavam presentes em uma cidade importante no círculo universitário. “Ribeirão sempre foi um lugar de cenário teste, até mesmo para o lançamento de produtos, por ter diversidade de pessoas de vários cantos do País, que moram aqui por ter a Universidade de São Paulo e muitas outras.”

O próximo passo, então, foi organizar um festival de música no interior, que viajasse por alguns ritmos que conversam entre si, aproveitando a rede hoteleira significativa existente em Ribeirão. Até porque, a principal cidade que compra ingresso do João Rock é São Paulo, enquanto Campinas é a segunda e Ribeirão Preto, a terceira.

“Não tem hotel a cem quilômetros da região no dia do festival, porque se torna algo que a pessoa acaba passando um final de semana, tendo a oportunidade de conhecer o lugar,” diz Luit, que acredita na proliferação de festivais no interior. Ele enxerga essa movimentação com bons olhos, “pois cria um mercado e um interesse das marcas para desenvolver plataformas”.

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