Apple é marca mais preparada para o futuro, aponta Futurebrand
Apple volta a encabeçar FutureBrand Index, depois de ter ocupado primeiro lugar em 2016 e 2020
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Meio & Mensagem
16 de outubro de 2023 - 6h03
Apple: o legado da maçã de Steve Jobs
A Apple é a marca mais preparada para lidar com as transformações futuras, aponta o FutureBrand Index, estudo publicado anualmente pela Futurebrand que analisa a percepção de força de marca das cem maiores companhias listadas pela PwC. Além de ter ficado entre as cinco principais empresas na edição de 2022, a empresa encabeçou as listas de 2016 e 2020.
Um dos principais motivos da ascensão da fabricante do iPhone, segundo o levantamento, é o reforço da percepção em relação à indispensabilidade e gerenciamento de recursos dos produtos da marca — como iPhone, iPad, Apple Watch, Mac e Apple TV. Além disso, a pesquisa demonstra que instituições que priorizam a inovação tecnológica em torno do próprio negócio são as com maior impacto no cotidiano das pessoas.
Todavia, outro aspecto de destaque em relação a marca criada por Steve Jobs foi a tentativa de assegurar o emprego dos trabalhadores. Enquanto as big techs passavam por diversos layoffs durante o primeiro semestre de 2023, a empresa promoveu esforços para evitar demissões em grande escala. Além disso, a empresa é reconhecida globalmente pelo compromisso com a privacidade de dados e produtos de alta qualidade.
As outras quatro empresas que obtiveram as melhores colocações neste ano são Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), especializada na fabricação de baterias de íon-lítio para veículos elétricos, que aparece na segunda posição. Em terceiro está a empresa de energia limpa NextEra Energy, que caiu duas posições em relação ao ranking do ano passado.
Em quarto lugar está a fabricante de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), enquanto a quinta posição é ocupada por uma das concorrentes diretas da Apple, a Samsung.
De acordo com a pesquisa, as cinco primeiras colocadas compartilham o fato de serem líderes em tecnologia e inovação, com negócios baseados em produtos e serviços essenciais ao público.
Diante da crise de confiança entre os consumidores e instituições, as empresas que trabalham com transparência e ética se destacam. Ao menos é o que aponta o estudo da FutureBrand. As marcas que praticam o que prometem em produtos, missões e valores têm a oportunidade de se destacar na vida das pessoas. Os entrevistados da pesquisa classificaram que princípios, ética e inspiração de mudanças são essenciais para elencar as instituições com melhor desempenho.
Apple, Google, Microsoft, Amazon e Coca-Cola foram consideradas as marcas mais valiosas em termos da percepção. Sobretudo ao considerar questões como esforços de diversidade, equidade, inclusão, pertencimento e acessibilidade. Já Apple, Amazon, Tesla, Microsoft e Google foram as melhores classificadas quando se trata de nomes com modelos de negócios mais circulares.
Dessa forma, o estudo determina a força da marca de cada empresa com base em 18 experiências e atributos de propósito, como consistência, sustentabilidade e inovação. O Índice FutureBrand analisa as respostas de mais de 3 mil profissionais de negócios — entrevistados entre 31 de maio e 12 de junho de 2023. A pesquisa foi conduzida em parceria com a QRi Consulting, fornecedor global de pesquisas e especialista em marca.
Apple: o legado da maçã de Steve Jobs
Apesar das incertezas políticas e econômicas, as pessoas optam por empresas que oferecem qualidade e segurança na sua vida cotidiana. Das dez marcas de consumo discricionário na lista das Top 100 deste ano, quatro delas figuram entre as 20 primeiras da lista, como Tesla (7º), Nike (12º), Toyota (15º) e Amazon (16º).
O segundo setor com melhor desempenho em 2023, após dois anos como topo do índice, foi a tecnologia da informação. Seis das dez principais marcas do índice são do setor de TI, incluindo Apple (1º), TSMC (4º), Samsung (5º), Microsoft (6º), Nvidia (8º) e ASML (9º).
A categoria de bens de consumo também apresentou destaque entre as Top 100 deste ano, registrando um crescimento nos atributos das marcas que “tornam a vida melhor”. A Unilever e a Nestlé entraramentre as 20 primeiras, ficando na 18º e 20º posição, respectivamente. Por fim, Anheuser-Busch InBev subiu 25 posições, ocupando a 39ª posição. Enquanto isso, a L’Oreal escalou 16 posições, ficando na 42ª posição.
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