Meio & Mensagem
14 de junho de 2023 - 9h20
*Com informações do Ad Age
Atualizada às 14h47
(Crédito: Shutterstock)
Apple e Google lideram um novo ranking das marcas mais valiosas do mundo. As informações são do relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, que avalia o valor das marcas com base em seus desempenho financeiro e brand equity.
A dona do iPhone foi ultrapassada pela Amazon em 2020 e 2021. Contudo, recuperou a liderança no ano passado.
As duas primeiras companhias representam um valor de mercado de US$ 880 bilhões e US$ 577 bilhões, respectivamente. Na sequência está a Microsoft, valendo US$ 501 bilhões, e a Amazon, com US$ 468 bilhões. A empresa que completa as cinco primeiras posições com tendências tecnológicas é o McDonald’s (US$ 191 bilhões).
A ascensão da companhia dos Arcos Dourados do sexto para o quinto lugar mostra como as categorias de fast-food e bebidas são resilientes às flutuações do mercado. As marcas de alimentos e bebidas caíram em valor apenas 3% em relação ao ano passado, e o fast-food 4%. A categoria de plataformas de tecnologia e serviços de negócios, por outro lado, tiveram uma diminuição de 24% em relação ao ano anterior, e mídia e entretenimento registraram um declínio de 32%.
As demais marcas do Kantar BrandZ
Atrás do McDonald’s estão Visa (US$ 169 bilhões), Tencent (quinto lugar no ano passado e valor de US$ 141 bilhões), Louis Vuitton (US$ 124 bilhões) e Mastercard (US$ 110 bilhões).
A Coca-Cola voltou ao top 10 pela primeira vez em sete anos, chegando ao décimo lugar, acima do 17º lugar ocupado anteriormente. A rival Pepsi se junta ao top 100, alcançando a 91º lugar. Além disso, o valor da marca aumentou 17% desde 2022. Em março, a Pepsi lançou um novo logotipo como parte de sua primeira mudança de marca desde 2008.
Starbucks e Walmart ficaram em 27 e 28, respectivamente. Já o KFC configura o 80º lugar, enquanto a Budweiser aparece em 88º.
Confira o top 10:
Crédito: Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023