Assinar

Apple e Google seguem como as marcas mais valiosas do mundo

Buscar

Apple e Google seguem como as marcas mais valiosas do mundo

Buscar
Publicidade
Marketing

Apple e Google seguem como as marcas mais valiosas do mundo

Lista Kantar BrandZ de 2023 tem a Apple e Google ocupando os dois primeiros lugares, com valores de mercado de US$ 880 bilhões e US$ 577 bilhões, respectivamente; McDonald’s desbanca Tencent e sobe à 5ª posição


14 de junho de 2023 - 9h20

*Com informações do Ad Age
Atualizada às 14h47

Apple Brandz

(Crédito: Shutterstock)

Apple e Google lideram um novo ranking das marcas mais valiosas do mundo. As informações são do relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, que avalia o valor das marcas com base em seus desempenho financeiro e brand equity.

A dona do iPhone foi ultrapassada pela Amazon em 2020 e 2021. Contudo, recuperou a liderança no ano passado.

As duas primeiras companhias representam um valor de mercado de US$ 880 bilhões e US$ 577 bilhões, respectivamente. Na sequência está a Microsoft, valendo US$ 501 bilhões, e a Amazon, com US$ 468 bilhões. A empresa que completa as cinco primeiras posições com tendências tecnológicas é o McDonald’s (US$ 191 bilhões).

A ascensão da companhia dos Arcos Dourados do sexto para o quinto lugar mostra como as categorias de fast-food e bebidas são resilientes às flutuações do mercado. As marcas de alimentos e bebidas caíram em valor apenas 3% em relação ao ano passado, e o fast-food 4%. A categoria de plataformas de tecnologia e serviços de negócios, por outro lado, tiveram uma diminuição de 24% em relação ao ano anterior, e mídia e entretenimento registraram um declínio de 32%.

As demais marcas do Kantar BrandZ

Atrás do McDonald’s estão Visa (US$ 169 bilhões), Tencent (quinto lugar no ano passado e valor de US$ 141 bilhões), Louis Vuitton (US$ 124 bilhões) e Mastercard (US$ 110 bilhões).

A Coca-Cola voltou ao top 10 pela primeira vez em sete anos, chegando ao décimo lugar, acima do 17º lugar ocupado anteriormente. A rival Pepsi se junta ao top 100, alcançando a 91º lugar. Além disso, o valor da marca aumentou 17% desde 2022. Em março, a Pepsi lançou um novo logotipo como parte de sua primeira mudança de marca desde 2008.

Starbucks e Walmart ficaram em 27 e 28, respectivamente. Já o KFC configura o 80º lugar, enquanto a Budweiser aparece em 88º.

Confira o top 10:

Crédito: Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças

  • Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global