Assinar

Apple segue no topo, mas perde valor pela primeira vez

Buscar

Apple segue no topo, mas perde valor pela primeira vez

Buscar
Publicidade
Marketing

Apple segue no topo, mas perde valor pela primeira vez

Marca caiu 3% no ranking Best Global Brands 2024, mas continua em primeiro lugar, seguida, no top 5, por Microsoft, Amazon, Google e Samsung


10 de outubro de 2024 - 4h00

Para especialista da Interbrand, Apple colocou confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas em curto prazo e deve retomar crescimento de valor de marca no próximo ranking (Crédito: Wongsakorn Napaeng/ Shutterstock)

A Interbrand divulga nesta quinta-feira, 10, a 25ª edição do seu ranking Best Global Brands, das marcas mais valiosas do mundo. A Apple continua na liderança, com valor de marca de US$ 488,9 bilhões. No entanto, pela primeira vez na história do ranking, a empresa sediada em Cupertino perdeu valor de marca em relação ao ano anterior: queda de 3%.

Apesar disso, no relatório de divulgação do ranking, Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand, pondera que ao contrário de outras companhias que correram para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), a Apple foi mais cautelosa “para garantir que seus lançamentos de IA correspondessem a seus valores”. Com isso, acrescenta ele, a empresa “colocou a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas em curto prazo”. No acumulado do ano, as ações da Apple tiveram alta de 20%, o que o faz acreditar que seu valor de marca também voltará a crescer no ranking do próximo ano.

Completam o Top5 do Best Global Brands, a Microsoft (US$ 352,5 bilhões, com alta de 11%); Amazon (US$ 298,1 bilhões, alta de 8%); Google (US$ 291,3 bilhões, crescimento de 12%); e Samsung (US$ 100,8 bilhões, 10% maior que no ano anterior).

Outros destaques

As marcas que registraram maior aumento de valor demarca no ranking de 2024 foram a Ferrari e o YouTube. A primeira, que ocupa a 62ª posição, cresceu 21% e tem valor de US$ 13,1 bilhões. Já a segunda, em 24º lugar, e valendo US$ 30,1 bilhões teve alta de 16%.

Já entre as estreantes no Best Global Brands estão a Nvidia (36ª colocada, com valor de US$ 20 bilhões), Pandora (91ª posição e valor de US$ 7,1 bilhões) e Range Rover (96º lugar, US$ 6,6 bilhões).

Ao analisar o histórico do ranking, desde o ano 2000, a Interbrand também destacou que as cem marcas mais valiosas do mundo perderam US$ 3,5 trilhões em valor.

Gonzalo Brujó, CEO Global da Interbrand, diz que nesse período o valor acumulado das mais valiosas cresceu 3,4 vezes, de US$ 988 bilhões para US$ 3,4 trilhões. No entanto, este último número poderia ter chegado a US$ 6,9 trilhões “se estas marcas tivessem sido tratadas e geridas como ativos estratégicos de crescimento”. O que o faz definir a questão como “uma oportunidade perdida surpreendente”.

Já Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, acrescenta que “embora as táticas de marketing de performance possam gerar ganhos financeiros de curto prazo, o que realmente faz a diferença nas marcas que mais cresceram nessa trajetória é o investimento em uma estratégia de marca clara a longo prazo”.

Na edição deste ano, também se sobressaíram no ranking marcas do setor automotivo, com Toyota (#6 e valor de US$ 72,8 bilhões), Mercedes (#8 e valor de US$ 58,9 bilhões) e BMW no Top 10 (na décima posição, valendo US$ 52 bilhões).

No total, 14 marcas do segmento estão na lista das mais valiosas este ano. Mas, ao contrário de algumas que registraram crescimento de dois dígitos nesta edição – entre as quais Kia, Hyundai e Toyota -, a Tesla, de Elon Musk, em 12º lugar e valor de US$ 45, 5 bilhões, teve queda de 9% em relação ao ranking anterior.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Pesquisa avalia as marcas preferidas dos adolescentes da Geração Z

    Pesquisa avalia as marcas preferidas dos adolescentes da Geração Z

    Forma Turismo avaliou as empresas mais consumidas por quase 5 mil jovens brasileiros de 16 a 19 anos

  • Como será o primeiro Festival Pet da cidade de São Paulo

    Como será o primeiro Festival Pet da cidade de São Paulo

    Criado pelos organizadores da Virada Sustentável junto à Pets Emotion, evento deve acontecer em abril, em um parque, com ativações, palestras e cinema ao ar livre