Marketing
Apple tenta anular iphone da Gradiente
Companhia norte-americana vai alegar que o prazo de cinco anos para uso da marca caducou
Companhia norte-americana vai alegar que o prazo de cinco anos para uso da marca caducou
Meio & Mensagem
13 de fevereiro de 2013 - 4h57
Nesta quarta-feira 13, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) negou à Apple a concessão da marca iPhone no Brasil. Com a grafia iphone, a marca havia sido solicitada pela Gradiente em 2000 e teve seu registro concedido pelo Instituto à empresa brasileira em 2008.
Segundo a Agência France Presse (AFP), a Apple irá recorrer da decisão do Inpi. A estratégia da companhia norte-americana agora é tentar anular a marca iphone da Gradiente alegando que ela caducou, uma vez que a companhia brasileira não teria utilizado a marca nos cinco anos que tinha de prazo para tal.
Em outras duas ocasiões a Apple teve que negociar o uso da marca iPhone. Uma delas foi com a também americana Cisco, que em 2000 obteve os direitos sobre a marca iPhone. Neste caso, as empresas chegaram a um acordo amistosamente. Já a mexicana Ifone, conseguiu que a justiça daquele país obrigasse a Apple a pagar uma indenização. O que ainda não aconteceu, pois a Apple recorreu da decisão.
Compartilhe
Veja também
Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro
Público poderá comprar as peças nos shows da turnê, a partir de 2025, além do e-commerce da marca
Rock in Rio 2024: confira as ativações das marcas no festival
Edição de 40 anos do Rock in Rio tem a presença de 85 marcas e 130 ativações espalhadas pela Cidade do Rock