Assinar

AquaRio abre as portas com Coca-Cola

Buscar
Publicidade
Marketing

AquaRio abre as portas com Coca-Cola

Espaço, que será inaugurado no Boulevard Olímpico, já é o maior da América Latina


8 de novembro de 2016 - 9h29

AquaRio

Túnel que dá a impressão de estar no fundo do mar é uma das principais atrações (Crédito: Agnnaldo Motta)

Com 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água salgada, será inaugurado nesta quinta-feira, 9, o AquaRio, espaço que nasce na capital carioca já com o título de maior aquário marinho da América do Sul. A iniciativa, que recebeu um investimento de R$ 130 milhões para ser montada, deverá atrair anualmente um número entre 1 e 1,5 milhão de visitantes, de acordo com a estimativa dos organizadores do ponto turístico que está localizado na região portuária.   O espaço conta com o patrocínio da Coca-Cola e tem tudo para se tornar uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

“O AquaRio será um novo ícone da cidade e certamente vai contribuir com o turismo, fazendo com que cresça ainda mais o interesse do público nacional e internacional pelo Rio de Janeiro”, aposta Marcelo Szpilman, biólogo marinho a frente do projeto.  Em 28 tanques, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre os peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico; cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes integrarão o AquaRio.

Entre os destaques do espaço, está uma ossada de uma baleia Jubarte de 13 metros de comprimento e 37 toneladas que abre o passeio já no lobby da atração, onde está suspensa no teto. Além dela, um dos principais atrativos é um túnel de acrílico, onde os visitantes desfrutam da sensação de estarem submersos em 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade. Uma das espécies que é destaque neste espaço é o tubarão lambaru (Ginglymostoma cirratum), animal que pode atingir 4,3 m e 400 kg; ele será o maior a habitar o AquaRio. O túnel abriga ainda  outras espécies de tubarões, além de raias, garoupas, badejos e  bonitos. O aquário traz também o “tanque de toque”, no qual os visitantes podem ter uma experiência sensorial através de uma interação tátil com as espécies.

Já no campo virtual, o AquaRio tem uma série de atividades interativas desenvolvidas pela YDreams Global, parceira criativa e de tecnologia da atração. Uma delas conquista o público infantil logo na chegada: o Aquário Virtual, um ambiente digital onde os visitantes são convidados a criarem peixes com características personalizadas. A experiência começa em terminais de criação e um videowall para sua visualização no ambiente virtual. O peixe virtual passa, a partir desse momento, a ser o anfitrião do visitante e aparece em outros pontos da visita através de aquários menores.

 

02_Peixe_Virtual_

Peixe Virtual é uma das ações da YDreams Global no AquaRio

A previsão da organização é de que, em 2017, atividades extras sejam lançadas como visitas aos bastidores e o projeto “Dormindo no Aquário”, que permitirá que crianças a partir de seis anos acompanhadas de seus responsáveis passem a noite dentro do túnel do Tanque Oceânico, experimentando a sensação de estar no fundo do mar. A partir do ano que vem, mergulhos neste tanque também serão possíveis.

Além de ponto turístico, o AquaRio será um local de pesquisas. Através de uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o espaço terá um centro onde serão desenvolvidos estudos e o gerenciamento educacional de alunos e estagiários no aquário, criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha. O projeto prevê ainda a criação de um Centro de Conservação da Biodiversidade, para preservar animais com risco de extinção, reproduzindo-os em cativeiro para posterior reintrodução em seu habitat natural.

O Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, entidade brasileira sem fins lucrativos, foi criado especificamente para conceber e capitanear a implantação e operação de um aquário marinho no Rio de Janeiro. A iniciativa conta ainda com a parceria do Grupo Cataratas S/A e o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034

  • Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento