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As cem marcas mais valiosas do mundo

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Marketing

As cem marcas mais valiosas do mundo

Apple permanece na dianteira da lista da Millward Brown, que neste ano não tem nenhuma marca brasileira


21 de maio de 2013 - 8h37

Apple (US$ 185 bilhões), Google (US$ 114 bilhões), IBM (US$ 112 bilhões), McDonald’s (US$ 90,2 bilhões) e Coca-Cola (US$ 78,4 bilhões) são as cinco marcas mais valiosas do mundo, segundo ranking elaborado há oito anos pela Millward Brown, empresa de pesquisas do grupo WPP. Apesar da liderança, a Apple cresceu apenas 1% , enquanto uma de suas maiores rivais, a sul-coreana Samsung avançou 51%, ocupando agora a 30ª posição com um valor estimado em US$ 21 bilhões. 

No comparativo da América Latina, o BrandZ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo 2013 posiciona a cerveja Corona, do México, como a mais valiosa, desbancando a Petrobras, que caiu para a quarta colocação. A vice-liderança é da Telcel, também do México, seguida pela Skol. Bradesco, Claro e Itaú também estão entre as dez marcas mais valiosas da região. Mas no ranking geral, as brasileiras nem sequer aparecem.

O fraco desempenho da economia nacional e as políticas do governo para estabilizá-la são os principais fatores citados por Valkiria Garré, diretora executiva da Millward Brown Brasil, que afetaram a performance do País no ranking. A Petrobras, por exemplo, perdeu 45% do seu valor de marca, queda atribuída à decisão do governo de segurar o preço dos combustíveis para evitar o avanço da inflação. Já a Skol, cresceu 39% em valor de marca devido à medidas ligadas ao estímulo do consumo, modelo extensivo a todo o varejo.

 

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