As cem marcas mais valiosas do mundo
Apple permanece na dianteira da lista da Millward Brown, que neste ano não tem nenhuma marca brasileira
Apple permanece na dianteira da lista da Millward Brown, que neste ano não tem nenhuma marca brasileira
Meio & Mensagem
21 de maio de 2013 - 8h37
Apple (US$ 185 bilhões), Google (US$ 114 bilhões), IBM (US$ 112 bilhões), McDonald’s (US$ 90,2 bilhões) e Coca-Cola (US$ 78,4 bilhões) são as cinco marcas mais valiosas do mundo, segundo ranking elaborado há oito anos pela Millward Brown, empresa de pesquisas do grupo WPP. Apesar da liderança, a Apple cresceu apenas 1% , enquanto uma de suas maiores rivais, a sul-coreana Samsung avançou 51%, ocupando agora a 30ª posição com um valor estimado em US$ 21 bilhões.
No comparativo da América Latina, o BrandZ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo 2013 posiciona a cerveja Corona, do México, como a mais valiosa, desbancando a Petrobras, que caiu para a quarta colocação. A vice-liderança é da Telcel, também do México, seguida pela Skol. Bradesco, Claro e Itaú também estão entre as dez marcas mais valiosas da região. Mas no ranking geral, as brasileiras nem sequer aparecem.
O fraco desempenho da economia nacional e as políticas do governo para estabilizá-la são os principais fatores citados por Valkiria Garré, diretora executiva da Millward Brown Brasil, que afetaram a performance do País no ranking. A Petrobras, por exemplo, perdeu 45% do seu valor de marca, queda atribuída à decisão do governo de segurar o preço dos combustíveis para evitar o avanço da inflação. Já a Skol, cresceu 39% em valor de marca devido à medidas ligadas ao estímulo do consumo, modelo extensivo a todo o varejo.
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário