As estratégias da Shein para as vendas de final de ano
Com novo centro de desembaraço aduaneiro em São Paulo e campanhas com a atriz Larissa Manoela, varejista busca atrair consumidores com descontos no momento de compra e agilidade na entrega
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Giovana Oréfice
13 de novembro de 2024 - 14h51
Com a proximidade de importantes datas para o varejo, como a Black Friday e o Natal, a Shein vê a logística e o marketing como pontos-chave para se preparar para as datas.
Na última semana, a asiática inaugurou um centro de desembaraço aduaneiro no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com investimento de R$ 13 milhões, a inauguração estratégica visa garantir mais agilidade e eficácia à malha logística frente à alta demanda do período de final de ano.
Consequentemente, a empresa proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. O espaço com capacidade para processar até 100 mil pacotes diariamente e, dessa forma, reduzir em até cinco dias os prazos de entrega de produtos internacionais.
Atualmente, a Shein opera com três modelos de negócios: o cross-border, produção local por meio de parceiros e marketplace – a plataforma conta com 25 mil vendedores locais, e o modelo representa 55% das vendas no Brasil. O prazo de entrega dos itens varia de acordo com a modalidade.
Cesar Borges, diretor de logística da Shein para a América do Sul, explica que todo o processo, desde a ideia inicial até a abertura do espaço, foi de aproximadamente 11 meses. “Esse período envolveu negociações com a concessionária do aeroporto, adequação da área, bem como o cumprimento de todas as normas regulatórias para alfandegamento, que são extremamente complexas”, diz.
Para viabilizar o projeto, a Shein trabalhou ao lado de mais de 10 órgãos anuentes, incluindo a Receita Federal, Polícia Federal e Vigiagro, entre outros, cada um com requisitos específicos que precisavam ser atendidos para garantir a completa conformidade do espaço antes da obtenção das licenças de funcionamento.
“Essa estrutura não só melhora a experiência dos nossos mais de 50 milhões de usuários no Brasil, com prazos de entrega reduzidos, mas também fortalece nossas operações e cria uma base sólida para futuros planos de expansão no país”, explica Borges.
Nesta semana, a Shein passou pela primeira grande data promocional do trimestre: o 11.11. Na ocasião, é comemorado o Dia dos Solteiros na China. Diversas varejistas asiáticas, como a própria Shein, Aliexpress e Shopee, têm buscado popularizar a tradição de compras no Brasil. Entre 11.11 e Black Friday, a Shein prepara mais de 400 mil itens com descontos.
Além disso, Larissa Manoela foi a escolhida da marca para estrelar as campanhas do período em 2024. O filme com a artista está sendo veiculado na TV aberta, entre TV Globo, SBT e Record. A campanha também conta com desdobramentos nas redes sociais, no perfil da varejista e de Larissa Manoela.
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