As marcas de higiene e beleza mais escolhidas nas favelas
O Boticário, Natura e Dove são as preferidas, mais lembradas e mais compradas pelos consumidores, segundo estudo Tracking das Favelas, da Nós – Novo Outdoor Social
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Fernando Murad
25 de março de 2025 - 6h12
Campanha de O Boticário: marca é líder em awareness e NPS, consolidando forte
lealdade e percepção de qualidade (crédito: reprodução)
O Boticário, Natura e Dove são as principais marcas de higiene e beleza nas comunidades brasileiras. Os dados são do estudo Tracking das Favelas, realizado pela Nós – Novo Outdoor Social e publicado com exclusividade por Meio & Mensagem.
O Boticário é líder em awareness, com 65%, e Net Promoter Score (NPS), metodologia que mede a satisfação e fidelidade dos clientes, com 81%, consolidando forte lealdade e percepção de qualidade.
Já a Natura se destaca em sustentabilidade e confiança, mas tem menor intenção de compra futura (30%). Dove, por sua vez, tem um bom índice de recompra (47%), mas precisa melhorar preferência e diferenciação para competir com as líderes.
Assinantes de Meio & Mensagem têm acesso ao material completo publicado na edição semanal do jornal aqui.
O levantamento também avalia os principais atributos associados a cada uma das marcas analisadas. Veja, abaixo, o desempenho das principais marcas de higiene e beleza nos dez atributos mensurados pelo Tracking das Favelas.
O Boticário lidera em confiança (52,6%), admiração e qualidade. Nivea se destaca em atributos como acessibilidade e identificação com os consumidores, enquanto Natura vai bem em qualidade e sustentabilidade. Marcas como Avon e Pantene precisam reforçar diferenciação para competir em atributos-chave como confiança e identificação.
Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem Qualidade | Eu Admiro | É Transparente | É para todos |
Avon | 29,8% | 32,2% | 32,7% | 27,9% | 28,0% | 36,7% |
Clear | 16,9% | 15,6% | 19,2% | 14,8% | 17,8% | 18,5% |
Colgate | 35,8% | 29,8% | 36,5% | 29,8% | 31,0% | 37,9% |
Dove | 38,4% | 33,4% | 40,7% | 33,8% | 36,1% | 34,5% |
Kolene | 9,4% | 10,3% | 10,0% | 8,7& | 10,0% | 15,1% |
Mary Kay | 13,5% | 14,5% | 19,3% | 15,4% | 14,4% | 13,0% |
Natura | 42,9% | 42,1% | 45,3% | 40,1% | 42,2% | 37,7% |
Niely | 9,2% | 9,3% | 10,6% | 7,4% | 10,8% | 14,3% |
Nivea | 28,0% | 25,8% | 30,8% | 25,4% | 23,7% | 27,0% |
O Boticário | 52,6% | 48,7% | 56,1% | 52,2% | 48,3% | 40,8% |
Oral-B | 26,7% | 23,8% | 29,4% | 23,1% | 24,3% | 29,1% |
Outros | 1,6% | 1,4% | 1,2% | 1,7% | 1,4% | 1,4% |
Paixão | 15,1% | 15,9% | 18,6% | 15,8% | 15,5% | 23,0% |
Palmolive | 19,0% | 18,7% | 21,3% | 16,1% | 19,9% | 28,3% |
Pantene | 24,0% | 23,0% | 25,7% | 21,2% | 22,2% | 25,2% |
Rexona | 31,6% | 28,5% | 33,7% | 26,7% | 27,9% | 35,8% |
Ruby Rose | 13,0% | 13,7% | 14,4% | 12,9% | 12,3% | 15,9% |
Salon Line | 17,8% | 18,2% | 19,9% | 14,8% | 16,4% | 21,5% |
Seda | 22,6% | 21,6% | 22,3% | 18,7% | 20,4% | 30,6% |
Sorriso | 19,9% | 21,2% | 20,1% | 18,4% | 20,4% | 30,8% |
Vult | 10,3% | 10,1% | 12,0% | 8,7% | 9,8% | 12,0% |
Resposta | É fácil de encontrar | É sustentável | Facilita a minha vida | Me Identifico |
Avon | 33,7% | 28,4% | 26,9% | 25,3% |
Clear | 21,3% | 16,0% | 15,0% | 13,5% |
Colgate | 41,0% | 26,6% | 35,9% | 29,9% |
Dove | 41,8% | 30,3% | 31,2% | 32,6% |
Kolene | 17,3% | 10,3% | 7,2% | 7,0% |
Mary Kay | 12,1% | 12,4% | 11,1% | 11,8% |
Natura | 42,2% | 44,6% | 36,2% | 39,4% |
Niely | 15,4% | 9,0% | 7,9% | 6,6% |
Nivea | 33,8% | 22,3 | 22,7% | 22,3% |
O Boticário | 48,9% | 45,6% | 43,9% | 48,3% |
Oral-B | 34,7% | 23,1% | 24,3% | 21,3% |
Outros | 1,4% | 1,7% | 1,6% | 1,6% |
Paixão | 24,0% | 14,2% | 14,8% | 13,7% |
Palmolive | 31,5% | 20,1% | 17,7% | 14,4% |
Pantene | 29,4% | 20,5% | 20,1% | 20,5% |
Rexona | 40,0% | 27,2% | 31,5% | 28,2% |
Ruby Rose | 15,7% | 12,0% | 10,9% | 12,0% |
Salon Line | 22,2% | 16,2% | 16,5% | 16,4% |
Seda | 34,2% | 19,1% | 19,7% | 18,3% |
Sorriso | 31,1% | 19,4% | 18,4% | 16,5% |
Vult | 12,6% | 9,8% | 7,7% | 7,9% |
Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.
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