As marcas mais preparadas para o futuro, segundo pesquisa
Nubank lidera ranking de marcas à prova de futuro da Timelens, consultoria da FutureBrand, com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional
As marcas mais preparadas para o futuro, segundo pesquisa
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Meio & Mensagem
28 de outubro de 2024 - 17h15
Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, segundo estudo “Future-Proof Score 2024”, da Timelens, consultoria de dados da FutureBrand.
De acordo com o ranking composto ao todo por 30 marcas, as cinco primeiras se destacam por manter-se fiel ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias.
Vale destacar que o Nubank figurou em primeiro lugar no ranking com score de 792, impulsionado pela expansão internacional e sua capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes.
Em comparação com o ranking de 2021, o setor de bens de consumo continua sendo o mais representado, com dez marcas, seguido pelo varejo, com oito marcas, e serviços, com quatro.
Além disso, Natura e O Boticário ganharam destaque pelo compromisso com sustentabilidade e inovação; Apple, Microsoft e Google pelos avanços em inteligência artificial e realidade aumentada; e Mercado Livre e Amazon pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.
A pesquisa revela ainda que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.
O levantamento também aponta as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, indicando relativa estabilidade, algumas marcas se mostraram mais empenhadas com seu compromisso com o futuro. Nos últimos três anos, Itaú aumentou 12%; a Apple 8%; e Mercado Livre 7%, sendo as três que mais cresceram.
O ranking de 2024 conta com novas marcas de uma diversidade de setores, tanto com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que estão aprimorando sua relevância ao fortalecerem seus pilares essenciais, quanto marcas, como Hering, O Boticário e Porto Seguro, que estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente, e as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, que rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.
Para chegar nesses resultados, a pesquisa mapeou mais de 889 marcas, considerando aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores.
Combinando métodos quantitativos e qualitativos, o estudo avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência.
Para chegar nessas 30 marcas, o levantamento analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais e 38,8 milhões de menções em notícias. Confira o ranking completo abaixo:
# | Marcas | Setor | Score 2024 | Variação 2024/2021 |
1 | Nubank | Financeiro | 792 | 1% |
2 | Netflix | Serviços | 773 | 2% |
3 | Mercado Livre | Varejo | 755 | 7% |
4 | Amazon | Varejo | 747 | 6% |
5 | Itaú | Financeiro | 743 | 12% |
6 | Natura | Bens de consumo | 742 | -8% |
7 | Apple | Tecnologia | 723 | 8% |
8 | Microsoft | Tecnologia | 711 | 4% |
9 | Tecnologia | 710 | 6% | |
10 | iFood | Serviços | 706 | -3% |
11 | Adidas | Bens de consumo | 689 | 3% |
12 | Spotify | Serviços | 688 | 4% |
13 | Samsung | Tecnologia | 680 | -3% |
14 | McDonald’s | Bens de consumo | 670 | 1% |
15 | Magazine Luiza | Varejo | 665 | -9% |
16 | C&A | Varejo | 663 | -5% |
17 | Renner | Varejo | 662 | -2% |
18 | Burger King | Bens de consumo | 660 | 2% |
19 | Coca-Cola | Bens de consumo | 658 | -1% |
20 | RedBull | Bens de consumo | 657 | = |
21 | O Boticário | Bens de consumo | 656 | NOVA |
22 | Nestlé | Bens de consumo | 655 | 3% |
23 | Brastemp | Bens de consumo | 654 | 1% |
24 | Shopee | Varejo | 653 | NOVA |
25 | Porto Seguro | Serviços | 651 | NOVA |
26 | Hering | Varejo | 643 | NOVA |
27 | Skol | Bens de consumo | 640 | 2% |
28 | Shein | Varejo | 639 | NOVA |
29 | Banco do Brasil | Financeiro | 638 | NOVA |
30 | Petrobras | Energia | 636 | NOVA |
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