Giovana Oréfice
17 de maio de 2024 - 12h12
O Grupo Boticário materializa suas ações sob o conceito de #UmaBelezadeFuturo, que representa seu comprometimento com o desenvolvimento socioambiental para o longo prazo. Agora, atualiza seus compromissos para 2030 na 12° edição de seu relatório ESG, apresentando as principais metas e diretrizes para o longo prazo.

Há mais de um ano, o Grupo Boticário insere o compromisso ESG em sua comunicação convidando o público a explorar o futuro da beleza (Crédito: Reprodução)
Ao todo, são sete compromissos – mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável – com trinta metas atreladas de forma geral. O exercício da revisão de estratégias e diretrizes a cada três anos é parte do modelo de negócios do grupo para manter a essência ao passo da evolução, conforme pontuou Fernando Modé, CEO da companhia.
“Nosso compromisso de longo prazo permite que tomemos decisões difíceis de forma mais fácil”, disse o líder em evento para a imprensa, realizado na quinta-feira, 16. Já de acordo com Fabiana de Freitas, vice-presidente de assuntos corporativos, o grupo vem focando na construção, consistência e planejamento estratégico, o que inclui a agenda ESG, sobretudo com foco na governança dos processos.
Atualização ESG
“É possível que as organizações cresçam ao passo em que mantêm jornadas consistentes em ESG”, corroborou o diretor de ESG, Luis Meyer. Segundo ele, nenhum tema foi deixado para trás durante a revisão, que consiste em um processo de simplificação e evolução para trazer frameworks que contribuam para o que precisa ser feito no presente, mas também o que deve ser buscado para 2030.
Pela primeira vez, a companhia apresenta sua dupla materialidade, que analisa impactos causados pelo negócio a stakeholders internos e externos. Além disso, compromete-se com o combate às mudanças climáticas alinhado à ciência a partir do alinhamento à Science Based Targets Initiative (SBTi) e às recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).
Na questão ambiental, o Grupo Boticário especificou metas de descarbonização de suas operações. Já as metas de redução da intensidade de resíduos agora são pautadas na economia circular, bem como na reciclagem. Há a intenção de reforçar o incentivo de material reciclado que colocam na mão do consumidor ou dentro do ecossistema com o programa Boti Recicla, por exemplo.
No que diz respeito ao uso da água, a empresa comprometeu-se com o aumento de eficiência hídrica a partir de três grandes pilares: água de produtos, eficiência em operações logísticas e industriais, e a conservação de natureza promovendo iniciativas relacionadas à pauta. Em biodiversidade, a meta é potencializar a preservação em dois milhões de hectares de áreas protegidas e incrementar o respeito aos animais no portfólio de produtos.
Para este último, o Grupo Boticário emitiu R$ 2 milhões em títulos de dívida sustentável para fazer com que, entre outras iniciativas, 100% do portfólio de produtos de todas as marcas próprias da empresa seja de origem vegana até dezembro de 2026.
Diversidade em todos os escopos
A pauta social segue com o reforço de aumentar a diversidade e inclusão no quadro geral de quase 20 mil colaboradores e alta gestão. Segundo o relatório de ESG, o Conselho de Administração ainda é composto por 100% de pessoas brancas. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Rony Santos, gerente sênior de ESG para diversidade e inclusão do grupo, afirma que o fato evidencia o desafio de inserir diversidade ao longo de toda a pirâmide da empresa.
Santos salientou que, no momento, há um esforço em retenção e evolução de quadros de liderança neste quesito, começando pela base com programas de desenvolvimento, apadrinhamento e mentorias específicas para grupos diversos, por exemplo, a fim de criar, ao longo do tempo, um pipeline de RH para a formação de lideranças internamente.
“Trazemos parceiros e buscamos formar agentes de ESG por todo o negócio, dentro da crença de que a transformação deve ser coletiva. O tema já está no onboarding”, endossou sobre a criação e manutenção de uma cultura organizacional voltada para a agenda.
Em D&I, há uma meta específica para a comunicação acessível e ausente de estereótipos. Há a previsão de definição de metas de diversidade para cada marca do grupo ainda em 2024.
Atualmente, a companhia tem parceria com a ONU Mulheres e, ao lado de outras empresas, trouxe ao Brasil a Aliança Sem Estereótipos na Publicidade. Ademais, o desempenho pós-campanha é mensurado a partir de uma análise técnica do time de diversidade por meio de uma metodologia própria da ONU Mulheres.