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Associação quer impulsionar consumo do café brasileiro

Abics e empresas produtoras planejam campanha para aumentar o consumo em 50% até 2030


15 de julho de 2019 - 14h36

Nesta segunda-feira, 15, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) anunciou um plano estratégico que tem como meta divulgar para o mercado externo a qualidade e diversidade de produção do café solúvel no Brasil e aumentar a compra dele dentro e fora do País, projetando um número 50% maior de consumo nos próximos dez anos.

 

Apesar de ser o segundo país que mais consome café tradicional, quando se trata do solúvel, o Brasil está entre os vigésimos (Crédito: Divulgação/Abics)

(Crédito: Divulgação/Abics)

Para isso, a associação contratou a consultoria Gad para auxiliar na criação de Explore&Enjoy, uma marca setorial para ser usada no mercado externo e interno com o nome Crie&Curta. O projeto resultou em um selo de qualidade que representa todos os cafés solúveis brasileiros e será usado em produtos exportados para assegurar a procedência do produto. No exterior, a Abrics marcará presença em eventos, feiras de bebidas, degustações em embaixadas brasileiras, entre outros.

“O café é líder de consumo desde a década de 1970, mas o café solúvel está estagnado. Tem se mantido 5% do consumo total de café. Cresce pouco porque houve pouco investimento em marketing. Como o Brasil é o segundo maior consumidor de café tradicional no mundo, temos muito espaço a ser explorado. Há uma falta de esclarecimento das aplicações e usos dele”, afirma Aguinaldo Lima, diretor de relações institucionais da Abics.

O café solúvel é o 12º produto do agronegócio mais exportado pelo País. A produção está concentrada em seis grandes players: Nestlé, Café Iguaçu, Cacique, Campinho, Real Café e Cocam. Em consumo, ele está entre os vigésimos no ranking. Os maiores mercados do mundo no consumo do produto são Rússia, Estados Unidos, União Europeia, Japão e Indonésia.

Caso as empresas detentoras dos produtos aceitem usar o selo no mercado interno, a Abics o usará para divulgação e promoção. “Estamos nos reunindo as indústrias com as maiores marcas, Nestlé, Três Corações, Melita, Suplicy e outras para trabalharmos em conjunto no planejamento de uma campanha de aumento de consumo que irá ao ar em 2020”, afirma Aguinaldo.

O público-alvo dessa comunicação são amantes do café, de práticas de atividades livres, como enduro, maratonas, esportes em que o praticante precisa de energia e um café mais prático de fazer e players da gastronomia. Um dos objetivos é mostrar a versatilidade do café não só como bebida, mas como ingrediente na preparação de pratos e drinks.

O projeto é patrocinado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros internacionalmente e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

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