Ativações de Natal mudam diante da Covid-19
Ativações em diversas cidades foram canceladas, aconteceram virtualmente ou com restrições de público
Ativações em diversas cidades foram canceladas, aconteceram virtualmente ou com restrições de público
Nesta terça-feira, 22, o Governo do Estado de São Paulo decretou que o Estado entrará em estado vermelho no período de Natal e Ano Novo (especificamente, de 25 a 27 de dezembro e de 1 a 3 de janeiro) com o objetivo de evitar o aumento do contágio durante as festas de fim de ano. A medida impede a realização de algumas celebrações, mas as cidades e o restante do País já vêm se preparando para atrações que, mesmo sem gerar aglomerações, pretendem celebrar a data.
Um exemplo está na tradicional apresentação no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Dessa vez, para não estimular aglomerações na região, a árvore gigante mudou de lugar e foi instalada na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte Estaiada. Dessa forma, só é possível visitar a instalação de carro. Também foi criado um aplicativo para que o público de casa possa interagir com a árvore através da realidade aumentada.
Ainda assim, o Parque do Ibirapuera ganhou versões menores de árvores de Natal que formam um circuito de fábulas que tratam de inclusão, respeito e preservação do meio ambiente. Esses contos são melhor detalhados se o visitante ler os QR Codes disponíveis. O número maior de árvores também foi pensado para evitar a aglomeração em torno de uma única atração. O Show de Luzes também dura menos tempo. Este ano, Amazon, O Boticário e Volvo patrocinam as ativações no Parque; Altrus, Grupo Bandeirantes e Cipolatti são os apoiadores e a realização ficou por conta da Urbia e da Innova.A Avenida Paulista também ganhou uma árvore de 10 metros, próxima ao Parque Trianon, em uma ação organizada pela Associação Paulista Viva (APV) e patrocínio da Bauducco. A árvore é parte da ação “Natal Bauducco na Paulista”, que ainda conta com Papais Noéis em tamanho natural pintadas por artistas e iluminação especial.
O tradicional Natal do Palácio Avenida, em Curitiba, que é patrocinado pelo Bradesco pela quinta vez, teve uma única exibição e, ainda por cima, virtual. Realizado na sábado, 19, a 30ª edição do espetáculo teve o tema “A Grande História de Natal”, que relembrou os anos anteriores e contou com entrevistas com pessoas envolvidas na realização, a participação de um coral natalino, orquestra e a apresentação de demais artistas.
Também devido à pandemia, a Dream Factory decidiu não montar a árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Duda Magalhães explicou que a decisão se deu por conta das aglomerações. “Nós queríamos ter certeza de que não seria viável e esperamos o quanto pudemos para fazer o anúncio. A árvore de Natal provoca aglomerações na Lagoa, atrai muita gente para ver, e isso é algo que não faz sentido com a pandemia”, disse.Por sua vez, o Natal Luz, de Gramado, manteve as atrações, mas reduziu o horário de funcionamento da Vila de Natal, onde fica Casa do Papai Noel, diminuiu o número de pessoas permitido por espaço e comunicou a obrigatoriedade do uso das máscaras pelo elenco e músicos. Além disso, os funcionários são instruídos a dispersar aglomerações. As apresentações teatrais, no entanto, foram suspensas, assim como ativações pagas. A edição deste ano do Natal Luz conta com apresentação da RecordTV; patrocínio da XP Investimentos, Stemac e Gramado Parks; e apoio da Dreams, Coca-Cola, Caracol, Liquigás, Planalto, Dylnet, Connectcity e Snowland.
Já o Santander realizou o espetáculo de projeção virtual Contos de Natal para Acreditar Santander em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. A ação consiste em uma projeção de mensagens de apoio e de esperança pré-selecionadas ou enviadas pelo público via QR Code em uma estrutura de 230m². Em São Paulo, a instalação ocorreu na Marginal Pinheiros e contou com um mirante na ciclovia onde havia uma parada interativa para fotos.Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos