Avanço da variante ômicron ameaça realização da CES 2022
Meta, Twitter, Pinterest e Amazon desistiram de comparecer presencialmente ao evento, que começa no dia 5 de janeiro, em Las Vegas
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Meio & Mensagem
22 de dezembro de 2021 - 6h05
Atualizada às 12h35
Do Advertising Age
Já era esperado que a próxima edição da Consumer Electronics Show (CES) fosse um pouco menor do que na era pré-pandemia, uma vez que as companhias, de forma geral, ainda estão hesitantes em reunir grandes quantidades de pessoas presencialmente. A nova ameaça de Covid-19 nos Estados Unidos, pela variante ômicron, no entanto, passou a representar um perigo para a própria realização do evento. Participantes de renome já anunciaram que não participarão da feira.
Nessa terça-feira, 21, a Meta (proprietária do Facebook e Instagram), bem como o Twitter, Pinterest e a iHeartMedia, comunicaram o cancelamento de suas participações na CES. Uma pessoa próxima do Pinterest confirmou que a empresa não mandará ninguém para Las Vegas. A rede social já havia planejado uma presença reduzida em comparação com anos anteriores, mas acabou decidindo cancelar a ida. O Pinterest não é um exibidor oficial do evento, mas a companhia planejava enviar boa parte de sua equipe para a cidade para realizar eventos paralelos à feira. Antes da pandemia, o Pinterest costumava ter uma presença visível em festivais como CES, SxSw e Cannes.
Já nesta quarta-feira, 23, Amazon e T-Mobile comunicaram que desistiram de comparecer presencialmente ao evento. “Apesar de estarmos confiantes de que a organização está tomado medidas exaustivas para proteger os participantes e também tenhamos colocado muitas práticas em vigor, estamos priorizando a segurança de nossas equipes e dos demais participantes com essa decisão”, declarou a T-Mobile, em comunicado.
Apesar de a empresa permanecer como expositor do evento, a maioria da equipe da T-Mobile não viajará para Las Vegas. O CEO da T-Mobile, Mike Sievert, desistiu de palestrar presencialmente na CES. “Todo o time da T-Mobile espera estar presencialmente na CES 2023, em que esperamos ter uma palestra ao vivo, no palco”.
A Amazon e a Ring, sua unidade de casas inteligentes, também declararam que não estarão no evento presencialmente por conta da situação de incertezas geradas pela variante ômicron. A Consumer Technology Association, organizadora da CES, ainda não comentou sobre os cancelamentos.
Muitas das empresas que esperavam participar do evento estão revendo seus planos, incluindo grandes holdings de mídia, agências de publicidade, companhias de tecnologia e exibidores menores. A organização do evento esperava um retorno triunfante à Las Vegas e reuniões presenciais em um dos maiores encontros do ano do setor. A feira ainda está mantida, mas diante de uma nova onda de Covid-19, muitos participantes estão com medo.
“É improvável que estejamos lá pessoalmente”, disse um representante de uma grade agência de publicidade dos Estados Unidos, que preferiu não se identificar. “Tínhamos apenas algumas pessoas que planejavam estar lá de qualquer maneira. Se a organização ainda mantiver a CES, encontraremos uma maneira de cobri-la e acompanhá-la de longe”, disse.
Vários executivos de grandes agências de publicidade e representantes de empresas de tecnologia expressaram preocupações similares. Empresas que, na semana passada, estavam enviando convites para shows, apresentações e jantares exclusivos durante a CES, agora estão adotando o termo “talvez”. “No momento, ainda estamos indo”, disse um representante de uma grande empresa de mídia, também sob anonimato. “Eu acho que isso pode mudar essa semana”, reconheceu.
A MediaLink, por sua vez, que sempre teve grande presença na CES, ainda pretende realizar sua tradicional festa que dá início às atividades do evento, com um jantar exclusivo. Michael Kassan, chairman e CEO da MediaLink, é um dos maiores conectores dos bastidores de eventos como CES e Cannes.
“As pessoas estão indo”, disse Kassan, ao Advertising Age, na semana passada. “Da perspectiva da MediaLink, estamos totalmente no modo CES, fazendo as coisas normais que fazemos”, declarou. Depois de uma edição virtual, neste ano, a MediaLink está trazendo de volta, presencialmente, o seu C Space, no Aria Resort e Casino. O C Space é uma conferência dentro da CES, que apresenta painéis com executivos de grandes marcas e empresas de tecnologia.
“Todo mundo está preocupado, ninguém está criticando isso”, disse Kassan, a respeito dos cuidados de saúde que precisam ser tomados, mas a MediaLink está planejando tours no Las Vegas Convention Center, jantares com executivos, palestras e muito mais.
Evento híbrido
Os organizadores da CES já estavam planejando um evento híbrido. Portanto, as contingências já estão preparadas. Empresas como Procter & Gamble promoverão apresentações virtuais online, bem como apresentarão seus novos produtos de consumo em Las Vegas. Na segunda-feira, 20, a P&G ainda planejava exibir no evento as marcas OralB, Gillette, Tide e produtos de beleza. O Spotify, por sua vez, enviou convites para um painel online e para um café da manhã virtual durante a CES.
Na semana passada, o TikTok se inscreveu como expositor oficial da CES. Nessa terça-feira, 21, uma pessoa familiarizada com os planos da plataforma disse que a empresa está avaliando se comparecerá ao evento.
A maior parte das mais importantes empresas de internet, como Meta, Snapchat e TikTok, planejava mandar palestrantes para os painéis ao vivo no C Space. A Meta também planeja ter um estande no Wynn Las Vegas, um dos locais de destaque da CES.
Jeremi Gorman, chief business officer do Snapchat, está escalado para ser um dos palestrantes do C Space, no Aria, para falar a respeito do futuro do 5G e da mídia. E o Snapchat tem suítes de hospitalidade no Aria, de acordo com a programação da CES. A plataforma não respondeu à reportagem do Advertising Age a respeito de seus planos para o evento, mas uma pessoa próxima da empresa disse que a companhia está perto de cancelar a participação presencial na CES.
Até o momento, o Google está na programação da CES, com uma grande instalação no lobby do Las Vegas Convention Center. Na terça-feira, um porta-voz do Google disse, por e-mail, que a companhia está “monitorando a situação de perto”.
O sentimento dos potenciais participantes tem mudado nos últimos dias conforme os casos de Covid-19 vão aumentando nos Estados Unidos. O novo surto em lugares como Nova York levou a interrupções em ligas esportivas, como a NHL, além de ter fechado temporariamente algumas peças da Broadway, entre outros eventos.
Uma reportagem do Crain’s Chicago Business disse que a variante ômicron está alterando vários planos de negócios, mas há sinais de esperança para a CES. “A United Airlines vê a CES como o começo de retorno muito esperado para os negócios de turismo”, disse a reportagem do veículo, publicada na segunda-feira, 20. “A companhia adicionou 44 voos para Las Vegas para atender a demanda do evento. Eles mantiveram a programação intacta mesmo depois do surgimento da variante, detectada após o feriado de Ação de Graças”.
Na última semana, organizadores da CES implementaram um rígido guia para os participantes, adicionando a obrigatoriedade de vacinação e do uso de máscaras. Agora, os participantes também receberão testes rápidos antes de entrarem nas áreas da feira.
A CES é um dos mais importantes eventos anuais da indústria de tecnologia e mídia, e os organizadores da Consumer Electronics Association planejam retornar para uma conferência híbrida, com programação presencial e online, em janeiro. O evento está marcado de 5 a 8 de janeiro, com a participação de 2.100 marcas e exibidores de tecnologia. A expectativa é de receber metade do público presencialmente. Em 2020, na última edição presencial da conferência, participaram 4.500 exibidores, mais do que o dobro dos inscritos neste ano.
“Mesmo que algum anunciante cancele sua presença no local no último minuto, eles provavelmente terão um backup para mostrar o que estiver sendo exibido. Será cumprido 80% ou 90% do programado”, garante Brian Wieser, presidente global de business intelligence do GroupM.
Jean Foster, VP senior de marketing e comunicação da Consumer Technology Association, disse que as tendências do evento neste ano serão as viagens especiais, tecnologia crypto e NFTs, além de tecnologia dos alimentos, robótica e inteligência artificial.
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