Banco Central pretende criar marketplace de crédito
Diogo Silva, chefe de regulação financeira do Banco Central, afirma que medida ampliaria concorrência e presença de novas instituições
Banco Central pretende criar marketplace de crédito
BuscarBanco Central pretende criar marketplace de crédito
BuscarDiogo Silva, chefe de regulação financeira do Banco Central, afirma que medida ampliaria concorrência e presença de novas instituições
Salvador Strano
5 de março de 2020 - 14h35
O Banco Central vislumbra a criação de uma plataforma de marketplace de crédito que se alimente de informações transacionadas pelo open banking. Assim, ao mesmo tempo que a concorrência entre instituições se tornará acirrada, nenhuma delas estará munida com mais informações do que a outra, podendo aplicar taxas direcionadas para certos tipos de clientes.
“O open banking pode trazer ganhos práticos, como a redução do spread bancário [a diferença entre o quanto o banco gasta para captar recursos e as taxas de empréstimo]. Isso, junto com uma série de outras soluções, como a portabilidade de crédito”, afirmou nesta quinta-feira, 5, Diogo José Souza da Silva, chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central.
Bancos digitais investem em cesta completa
A plataforma seria apenas parte da ampla mudança no setor de crédito que viria junto ao grupo de regulamentações do open banking. De forma concisa, elas partem do princípio de que o cliente de uma instituição financeira pode transferir seus dados de histórico de uso e pagamentos para outra instituição. Atualmente, isso pode ser considerado quebra de sigilo bancário.
A plataforma em questão poderia, em última instância, fazer com que vertentes de negócios de instituições financeiras especializadas nesse setor se tornassem obsoletas. O prazo para que isso vá ao ar, entretanto, pode exceder um ano.
Entre as opções que existem atualmente no segmento estão GuiaBolso e Serasa eCred – onde diversas instituições oferecem empréstimos baseados nas pontuações e informações que as próprias plataformas mantêm.
Com o open banking, entretanto, todas as instituições que quiserem fazer parte do pregão poderão ter acesso aos dados bancários que o consumidor escolher compartilhar. Para Amanda Rapouso, gerente do Serasa Consumidor, a novidade não deve alterar a forma com que a empresa atua. Segundo a executiva, quanto mais empresas fazendo essa movimentação, melhor.
Já Fátima Rios, head de novos produtos e do Guiabolso Connect, afirma que “toda iniciativa que surja para dar mais transparência aos produtos de crédito hoje existentes no mercado é benéfica para o consumidor”.
Compartilhe
Veja também
Com Felipe Andreoli, Estapar anuncia reposicionamento
Segunda fase da campanha “Estapar é muito mais do que Estacionamento”, destaca os benefícios do app Zul+, que reúne os mais de 20 serviços da empresa
Quincy Jones: lenda no mundo da música e no das marcas
Produtor musical norte-americano participou de ações e campanhas para companhias como PepsiCo, AT&T, Audi e Apple