Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
BuscarBanco do Brasil recria faces de personalidades negras
BuscarInstituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
Meio & Mensagem
20 de dezembro de 2024 - 17h25
Como parte do projeto Faces Negras Importam, que visa resgatar a história de lideranças negras, o Banco do Brasil recriou a face de três mulheres negras da história brasileira.
Desse modo, a instituição financeira contou com recursos de inteligência artificial e o auxílio das pesquisadoras acadêmicas Aline Najara da Silva Gonçalves, Rejane Mira e Silviane Ramos Lopes da Silva, para apresentar um rosto para essas personalidades que sempre foram representadas pela mesma imagem, a “Mulher Negra de Turbante”. A ação foi realizada pela WMcCann.
Os nomes escolhidos foram Maria Felipa de Oliveira, que liderou um grupo de guerreiras negras e indígenas que lutaram pela liberdade e independência da Bahia; Tereza de Benguela, rainha quilombola do século 18 que manteve o quilombo e seu povo em segurança, trabalhando junto a um conselho para as tomadas de decisões por décadas; Luiza Mahin, quitandeira que distribuía mensagens por meio do seu tabuleiro de doces para ajudar na organização da Revolta dos Malês.
A partir de agora, o Banco do Brasil disponibiliza as imagens com os rostos de cada uma delas para toda a sociedade.
Compartilhe
Veja também
Agronegócio brasileiro lançará marca para reforçar reputação do setor
A marca "Agro do Brasil” poderá ser aplicada e franqueada, por meio de um selo e QR Code, para todos os produtos com origem no campo brasileiro
Melitta ingressa no mercado de games com patrocínio da Pain Gaming
Além de estampar a camisa da equipe, empresa alemã realizará ainda outras iniciativas nesse segmento, para fortalecer sua relação com os consumidores