Bancos e bets dominam patrocínios no futebol
Estudo do Ibope Repucom identificou 132 marcas estampadas nos uniformes dos times da Série A do Brasileirão em 2024, alta de 13%
Bancos e bets dominam patrocínios no futebol
BuscarBancos e bets dominam patrocínios no futebol
BuscarEstudo do Ibope Repucom identificou 132 marcas estampadas nos uniformes dos times da Série A do Brasileirão em 2024, alta de 13%
Meio & Mensagem
17 de janeiro de 2025 - 6h01
Os 20 clubes da Série A do Brasileirão exibiram um total de 132 marcas ao longo da temporada 2024. O número representa crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Em 2023, 117 empresas diferentes patrocinaram os times da primeira divisão.
As informações são da nova edição do Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2024, do Ibope Repucom. O estudo analisa as empresas presentes na camisa dos clubes, com recortes sobre propriedade (local de aplicação da marca) e setor de mercado.
Companhias do setor financeiro se mantiveram na liderança pelo segundo ano consecutivo, com 20 marcas. Na sequência aparecem as casas de apostas, presentes em 18 clubes com 15 marcas. O dado representa crescimento de 25% em relação a 2023. Na ocasião, 12 marcas do setor estavam nos uniformes.
Uma das explicações para o resultado é o aumento do volume de contratos pontuais, que passaram de sete, em 2023, para 25 contratos em, 2024. Os números representam evolução de 257%.
Cinco em cada dez marcas que patrocinaram algum time em 2023 permaneceram como patrocinadoras em 2024, seja em acordos regulares, pontuais ou como fornecedores de material esportivo. Com isso, a taxa de permanência das marcas patrocinadoras na Série A foi de 52%.
No histórico do estudo, de 2017 até o ano passado, a temporada com maior número de marcas foi 2021, com 172, alta de 19% sobre os 145 de 2020. A taxa de permanência na temporada 2021 foi de 61%. Em média, cada clube tinha 8,6 marcas patrocinadoras. No ano passado, essa média foi de 6,6. A temporada 2017 foi a com menor número de patrocinadores na série histórica, com 87 – média de 4,4 por time.
O setor financeiro, que engloba bancos, financeiras, corretoras, consórcios, seguradoras, cartões e métodos de pagamentos, passou de 16 para 20 marcas presentes. Consórcios foi responsável pelo maior crescimento de marcas patrocinadoras no período.
Depois da vice-líder casas de apostas, com 15 marcas, completa o pódio serviços de saúde, com 13 marcas; alimentação, com 11; e imobiliário, construção e acabamento, com sete. Juntos, representaram 55% de todas as marcas patrocinadoras de 2024.
Compartilhe
Veja também
Novo patrocinador, Shopee terá loja oficial do Flamengo
Marca será inserida na manga da camisa dos times de futebol masculino e feminino; e nos shorts do basquete masculino na temporada 2025
Andorinha entra na categoria de vinagres
Primeiro produto nessa frente é um balsâmico, para complementar o portfólio de azeites e azeitonas