Assinar

Bancos e cervejas seguem como as marcas mais valiosas do Brasil

Buscar

Bancos e cervejas seguem como as marcas mais valiosas do Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Bancos e cervejas seguem como as marcas mais valiosas do Brasil

Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Natura são os líderes do ranking 2021 da Interbrand, que mostra crescimento de 7% no valor total em relação ao ano interior


10 de dezembro de 2021 - 17h46

Itaú se torna a marca mais valiosa do Brasil em 2021, segundo estudo da Interbrand (Crédito: Brenda Rocha – Blossom/ Shutterstock)

A Interbrand divulgou nesta sexta-feira, 10, o estudo que avalia as marcas mais valiosas do Brasil. O topo do ranking continua dominado por bancos e cervejas, nas mesmas posições do ano passado. O Itaú se consagrou como a marca mais valiosa,  com R$ 40,5 bilhões, bem à frente do Bradesco, com R$ 27,5 bilhões. Skol, com R$ 18,8 bilhões, e Brahma, com R$ 12,7 bilhões, aparecem em terceiro e quarto, respectivamente. A Natura, em quinto lugar, com R$ 10,2 bilhões, é a primeira dos demais segmentos.

Além desses setores, o varejo é uma das categorias que registrou o maior crescimento no mercado, com destaque para Magalu, com percentual de aumento em 66%. A média de crescimento percentual das empresas foi de 9%, mas Americanas (25%), Havaianas (16%), Assaí (13%) e Renner (12%) se destacaram com dois dígitos. Esses resultados demonstraram o dobro da representatividade, em comparação à 2019. Ao todo, as 25 marcas listadas no ranking ultrapassaram o valor de R$ 144 bilhões, o que significa um crescimento financeiro de 7% em relação ao ranking anterior.

Para a construção desse estudo, a Interbrand levou em consideração alguns filtros. Segundo Laura Miloski, diretora executiva da Interbrand, para ser selecionada, a marca precisa ter uma origem brasileira, informações financeiras públicas, publicar os resultados individuais das marcas, gerar lucro econômico positivo e ter um índice de força de marca igual ou maior que 50. “Selecionamos as marcas e passamos por filtros. Calculamos o papel desse anunciante, força e análise financeira, explica”. Por último, são medidos dez atributos, levando em consideração três pilares: liderança, engajamento e relevância.

Beto Almeida, CEO da Interbrand São Paulo, avalia que, para 2022, a indústria deve esperar que as empresas sejam mais relevantes em relação aos seus consumidores. “As marcas que entenderam que a liderança vem da capacidade de ser relevante para o seu público crescerão mais. Elas entenderam que para chegar lá, precisaram levar em consideração a verdade do seu público”, comenta.

O estudo foi realizado em parceria com a Provokers e contou com 1.010 entrevistas, 137 marcas e 19 arenas, por todo o Brasil, realizadas no mês de outubro de 2021. Veja abaixo o ranking completo:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas