Bancos lideram ranking Brand Finance 2021
Itaú se consolida como a marca mais valiosa do país, seguida por Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. Natura volta ao top 10
Itaú se consolida como a marca mais valiosa do país, seguida por Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. Natura volta ao top 10
Mesmo com a pandemia, as marcas brasileiras conseguiram alcançar um crescimento de 9% em valor de marca, segundo o relatório Brand Finance Brasil 50 2021, divulgado pela Brand Finance nesta segunda-feira, 9. Isso significa aumento de R$ 235,6 bilhões em 2020 para R$ 257,9 bilhões em 2021. Eduardo Chaves, diretor gerente da Brand Finance Brasil, definiu esse crescimento como um movimento de resiliência das marcas.
O Itaú se consolidou como a marca mais valiosa do país. O banco registrou aumento de 4% no valor da marca para R$ 28,3 bilhões, ficando na primeira colocação do ranking. Junto com ele, outros três bancos ocupam as cinco primeiras colocações.
O Banco do Brasil, com alta de 24% para R$ 22,6 bilhões, ocupa o segundo lugar; Caixa somando alta de 15% para R$ 22,1 bilhões, em terceiro; e Bradesco, com queda de 18% para R$ 21,9 bilhões, em quarto lugar. Fechando o top 5 está a Petrobras, com queda de 18,2%.
Ainda no setor bancário, o PagSeguro Digital (PagBank) passa a ser a nova marca bancária com a melhor posição no ranking, ocupando a 20ª posição com um valor de marca de R$ 2,9 bilhões. A XP Inc. também passa a figurar como novata, ocupando o 28º lugar.
Subindo posições, a Natura volta a figurar entre as 10 mais valiosas, agora na oitava posição. Com um aumento de 67% no valor da marca para R$ 9,3 bilhões, a marca da Natura & Co — dona da Aesop, The Body Shop e Avon — é a que mais cresce no cenário nacional. Quem também cresceu foi a Suzano, registrando alta de 184% no valor da marca, para R$ 2,9 bilhões.
Apesar de registrar uma queda de 22%, a Renner se consolidou como a empresa com mais força de marca no país. A queda de R$ 2,3 bilhões de reais durante a pandemia fez com que a empresa tivesse que fechar mais de 600 lojas.
No entanto, a marca vem trabalhando muito a sua presença digital através da implementação de vendas por meio do WhatsApp, bem como oferta de compras com entrega direta. Com essas ações, a Renner garantiu uma pontuação de 89, em 100, no Índice de Força da Marca (BSI).
Desse modo, as dez empresas mais valiosas do Brasil, segundo a Brand Finance, são Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Petrobras, Skol, Vale, Natura, Vivo e Brahma.
Compartilhe
Veja também
Unilever deve desistir da venda de divisão de sorvetes
Multinacional desistiu da venda do negócio a fundos privados após dificuldade de encontrar empresas de private equity interessadas na operação
Calendário quer medir a velocidade da equidade racial no Brasil
Iniciativa do Pacto de Promoção da Equidade Racial e da BFerraz busca conscientizar empresas e a sociedade a respeito da urgência de medidas para o tema