Pesquisa aponta os bancos mais procurados pelos brasileiros
Levantamento realizado pela Croma mostra que segurança, tradição e digitalização pesam na escolha; Banco do Brasil e Caixa lideram as preferências
Pesquisa aponta os bancos mais procurados pelos brasileiros
BuscarPesquisa aponta os bancos mais procurados pelos brasileiros
BuscarLevantamento realizado pela Croma mostra que segurança, tradição e digitalização pesam na escolha; Banco do Brasil e Caixa lideram as preferências
Meio & Mensagem
13 de fevereiro de 2025 - 17h13
Banco do Brasil lidera resultados com 36% das escolhas (Créditos: Divugação)
Nos últimos anos, abrir uma conta bancária se tornou um processo simples e acessível, fator que se dá principalmente pela digitalização dos serviços financeiros e o surgimento das fintechs. Esse movimento fez com que o número de indivíduos registrados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) desse um salto de 50 milhões entre 2020 e 2023, gerando um aumento de aproximadamente 70% na quantidade de contas bancárias registradas por CPF/CNPJ, de acordo com um estudo realizado pela Oliver Wyman.
Para compreender melhor esse fenômeno, a pesquisa ‘O futuro da relação do Brasileiro com dinheiro e finanças’ divulgada pela Croma Consultoria, analisou a preferência dos brasileiros em relação às instituições bancárias, estudando as motivações por trás dessas escolhas.
Divulgado neste mês, o levantamento mostra que cerca de 46% da população demonstra interesse em abrir uma conta bancária no futuro, e que essa decisão pode ser fortemente influenciada por fatores demográficos e regionais.
Os bancos que lideram a pesquisa são Banco do Brasil (36%) e Caixa Econômica Federal (21%), atraindo, principalmente, pessoas de classes mais baixas que buscam abrir conta de Pessoa Física. Esses números revelam, segundo a consultoria, que apesar da crescente digitalização, em um País marcado pela desigualdade social e acesso limitado à tecnologia, grande parte da população ainda busca instituições que transmitam segurança e estabilidade.
O Banco do Brasil é a principal escolha entre pessoas da classe D e E, justamente por ser uma das instituições mais tradicionais no País. Já a Caixa Econômica Federal é escolhida principalmente por fatores financeiros, dada a associação do banco à programas de assistência social e financiamento habitacional.
O cenário muda entre os clientes de renda mais alta, onde o Itaú lidera, totalizando 29% das escolhas. Esse fator se dá principalmente devido à oferta de um amplo portifólio de serviços personalizados e de alta qualidade, que entregam soluções diversificadas e benefícios adicionais, gerando fidelização do cliente e certo diferencial competitivo em relação a outros bancos.
Já entre os mais jovens, o Bradesco e a Nubank são mais procurados, por sua facilidade e inovação tecnológica, que evidência a crescente demanda por canais de relacionamento digital. O surgimento das fintechs colocou o Brasil na liderança do mercado global do setor, o que revela a busca cada vez maior do brasileiro por soluções bancárias mais acessíveis e econômicas, ampliando a inclusão bancária no país.
Esse aumento expressivo no número de pessoas interessadas em abrir uma conta bancária é a chave para que as instituições financeiras entendam o público com que estão lidando, de maneira a desenvolver estratégias direcionadas que possam atrair e reter clientes diante de um cenário econômico e social em constante mudança.
Top 5 instituições que pretendem abrir conta PF por classe (%) | |
BANCO DO BRASIL | |
TOTAL | 36% |
CLASSE A | 31% |
CLASSE B | 39% |
CLASSE C | 27% |
CLASSE D/E | 48% |
CAIXA ECONÓMICA FEDERAL | |
TOTAL | 21% |
CLASSE A | 11% |
CLASSE B | 16% |
CLASSE C | 25% |
CLASSE D/E | 20% |
BRADESCO | |
TOTAL: | 20% |
CLASSE A | 27% |
CLASSE B | 21% |
CLASSE C | 16% |
CLASSE D/E | 24% |
NUBANK | |
TOTAL | 19% |
CLASSE A | 29% |
CLASSE B | 24% |
CLASSE C | 18% |
CLASSE D/E | 15% |
ITAÚ | |
TOTAL | 18% |
CLASSE A | 29% |
CLASSE B | 23% |
CLASSE C | 20% |
CLASSE D/E | 10% |
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano