Pesquisa aponta os bancos mais procurados pelos brasileiros
Levantamento realizado pela Croma mostra que segurança, tradição e digitalização pesam na escolha; Banco do Brasil e Caixa lideram as preferências
Pesquisa aponta os bancos mais procurados pelos brasileiros
BuscarPesquisa aponta os bancos mais procurados pelos brasileiros
BuscarLevantamento realizado pela Croma mostra que segurança, tradição e digitalização pesam na escolha; Banco do Brasil e Caixa lideram as preferências
Meio & Mensagem
13 de fevereiro de 2025 - 17h13
Banco do Brasil lidera resultados com 36% das escolhas (Créditos: Divugação)
Nos últimos anos, abrir uma conta bancária se tornou um processo simples e acessível, fator que se dá principalmente pela digitalização dos serviços financeiros e o surgimento das fintechs. Esse movimento fez com que o número de indivíduos registrados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) desse um salto de 50 milhões entre 2020 e 2023, gerando um aumento de aproximadamente 70% na quantidade de contas bancárias registradas por CPF/CNPJ, de acordo com um estudo realizado pela Oliver Wyman.
Para compreender melhor esse fenômeno, a pesquisa ‘O futuro da relação do Brasileiro com dinheiro e finanças’ divulgada pela Croma Consultoria, analisou a preferência dos brasileiros em relação às instituições bancárias, estudando as motivações por trás dessas escolhas.
Divulgado neste mês, o levantamento mostra que cerca de 46% da população demonstra interesse em abrir uma conta bancária no futuro, e que essa decisão pode ser fortemente influenciada por fatores demográficos e regionais.
Os bancos que lideram a pesquisa são Banco do Brasil (36%) e Caixa Econômica Federal (21%), atraindo, principalmente, pessoas de classes mais baixas que buscam abrir conta de Pessoa Física. Esses números revelam, segundo a consultoria, que apesar da crescente digitalização, em um País marcado pela desigualdade social e acesso limitado à tecnologia, grande parte da população ainda busca instituições que transmitam segurança e estabilidade.
O Banco do Brasil é a principal escolha entre pessoas da classe D e E, justamente por ser uma das instituições mais tradicionais no País. Já a Caixa Econômica Federal é escolhida principalmente por fatores financeiros, dada a associação do banco à programas de assistência social e financiamento habitacional.
O cenário muda entre os clientes de renda mais alta, onde o Itaú lidera, totalizando 29% das escolhas. Esse fator se dá principalmente devido à oferta de um amplo portifólio de serviços personalizados e de alta qualidade, que entregam soluções diversificadas e benefícios adicionais, gerando fidelização do cliente e certo diferencial competitivo em relação a outros bancos.
Já entre os mais jovens, o Bradesco e a Nubank são mais procurados, por sua facilidade e inovação tecnológica, que evidência a crescente demanda por canais de relacionamento digital. O surgimento das fintechs colocou o Brasil na liderança do mercado global do setor, o que revela a busca cada vez maior do brasileiro por soluções bancárias mais acessíveis e econômicas, ampliando a inclusão bancária no país.
Esse aumento expressivo no número de pessoas interessadas em abrir uma conta bancária é a chave para que as instituições financeiras entendam o público com que estão lidando, de maneira a desenvolver estratégias direcionadas que possam atrair e reter clientes diante de um cenário econômico e social em constante mudança.
Top 5 instituições que pretendem abrir conta PF por classe (%) | |
BANCO DO BRASIL | |
TOTAL | 36% |
CLASSE A | 31% |
CLASSE B | 39% |
CLASSE C | 27% |
CLASSE D/E | 48% |
CAIXA ECONÓMICA FEDERAL | |
TOTAL | 21% |
CLASSE A | 11% |
CLASSE B | 16% |
CLASSE C | 25% |
CLASSE D/E | 20% |
BRADESCO | |
TOTAL: | 20% |
CLASSE A | 27% |
CLASSE B | 21% |
CLASSE C | 16% |
CLASSE D/E | 24% |
NUBANK | |
TOTAL | 19% |
CLASSE A | 29% |
CLASSE B | 24% |
CLASSE C | 18% |
CLASSE D/E | 15% |
ITAÚ | |
TOTAL | 18% |
CLASSE A | 29% |
CLASSE B | 23% |
CLASSE C | 20% |
CLASSE D/E | 10% |
Compartilhe
Veja também
“Turbinada do Líder” é a nova ação do Mercado Livre no BBB25
A estratégia tem como objetivo dar mais visibilidade à categoria de Moda da plataforma, através do reality show da TV Globo
Carnaval: Brahma venderá latas temáticas de escolas de samba
Produtos homenageando as escolas do Rio de Janeiro agora está disponível nos supermercados