Barbie e Burberry protagonizam disputa no mundo da moda
Mattel, fabricante da icônica boneca, quer bloquear registro de nova marca feita pela grife de luxo
Barbie e Burberry protagonizam disputa no mundo da moda
BuscarBarbie e Burberry protagonizam disputa no mundo da moda
BuscarMattel, fabricante da icônica boneca, quer bloquear registro de nova marca feita pela grife de luxo
Meio & Mensagem
29 de junho de 2023 - 6h05
Do Ad Age
Nesta semana, a Mattel, dona da Barbie, enviou uma notificação para tentar bloquear o registro da nova marca “BRBY” por parte da grife Burberry, criando uma batalha entre dois ícones da indústria da moda.
Considerando a Barbie como “uma das mais reconhecidas marcas do mundo”, a notificação da Mattel argumenta que a marca registrada pela Burberry é “muito semelhante” à marca registrada Barbie, tanto na aparência quanti sonoridade e impressão comercial.
A Mattel ainda observou: “Quando faladas em voz alta, as duas marcas são foneticamente idênticas.” A Burberry registrou a maraca “BRBY” no verão passado.
A fabricante da icônica boneca diz, ainda, que o registro de marca da Burberry para uma série de produtos, como bolsas e acessórios que imitam couro, estojos de cosméticos, jaquetas e malhas, poderia infringir as marcas já registradas de Barbie para os mesmos itens.
A notificação judicial chega em um momento de “Barbiemania”, impulsionada pela expectativa em torno da estreia do longa-metragem sobre a famosa boneca, marcado para 21 de julho. O Barbie-core vem inundando o mercado collabs e produtos licenciados.
Embora o argumento de sonoridade singular utilizado pela Mattel seja algo peculiar – uma vez que não há uma única maneira correta de pronunciar o nome de uma marca – há uma tendencia maior em torno da proteção de marcas registradas, de acordo com Josh Gerben, advogado e sócio-fundador da Gerben Perrot.
“As grandes marcas estão cientes da necessidade de proteger os registros por conta da saturação do mercado”, declarou o advogado, observando que, quanto mais nomes semelhantes são registrados para uma marca em particular, menos se torna a zona de proteção em torno dela.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos