Barbie homenageia mulheres inspiradoras
Com o objetivo de dar exemplos reais de figuras femininas brilhantes, marca da Mattel presenteia 20 empoderadas, incluindo a surfista brasileira Maya Gabeira
Com o objetivo de dar exemplos reais de figuras femininas brilhantes, marca da Mattel presenteia 20 empoderadas, incluindo a surfista brasileira Maya Gabeira
Amanda Schnaider
8 de março de 2019 - 13h06
Em comemoração aos 60 anos de marca e ao Dia Internacional da Mulher, Barbie homenageia 20 mulheres empoderadas, de 19 a 85 anos, espalhadas pelo mundo. A iniciativa, que começou em 2015, integra o programa Shero Program/Mulheres Inspiradoras, que visa presentear figuras femininas que conquistaram espaço no mercado de trabalho e servem como exemplo para futuras gerações, com bonecas exclusivas e semelhantes a elas. Segundo comunicado, a iniciativa chega para que meninas tenham exemplos reais de mulheres brilhantes.
Desde que o programa foi criado, a marca já homenageou mulheres como Ibtihaj Muhammad, Misty Copeland, Ava DuVernay, Eva Chen e Ashley Graham. Neste ano, pela primeira vez, Barbie presenteia uma brasileira, a surfista Maya Cabeira, que entrou para o Guinness Book em 2018 após surfar uma onda de 20,7 metros.
“Essa iniciativa da marca é muito bacana, pois mostra para as meninas que elas podem e devem ser realmente quem quiserem ser. E que qualquer profissão e qualquer sonho são possíveis”, diz. Entre as outras mulheres, estão personalidades como Naomi Osaka (Japão), tenista; Adwoa Aboah (Reino Unido), modelo e ativista; Kristina Vogel (Alemanha), ciclista; Rosanna Marziale (Itália), chef de cozinha; Ita Buttrose (Austrália), jornalista; Dipa Karmakar (Índia), ginasta artística; Karla Wheelock (México), alpinista; Tetsuko Kuroyanagi (Japão), atriz; Chen Man, fotografa (China); e Liasan Albertovna (Rússia), apresentadora de TV.
Além disso, desde 2018 a marca está financiando pesquisas para o projeto Brecha do Sonho, uma iniciativa global para conscientização sobre os fatores limitantes que impedem meninas ao redor do mundo de atingirem seu potencial máximo. De acordo com a Mattel, o estudo tem como objetivo alavancar as plataformas globais de Barbie para a conscientização sobre fatores que limitam e impedem meninas de atingirem seu potencial.
Durante esses 60 anos, a Barbie já representou mais de 150 profissões, relacionadas com aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Neste ano, a companhia anunciou também a expansão da linha Barbie Fashionistas, que conta com bonecas com diferentes tons de pele, estilos de cabelo, corpos e que possuem deficiências físicas.Criada em 1959 pela americana Ruth Handler, cofundadora da marca global de entretenimento infantil Mattel, Barbie foi inspirada em sua filha Bárbara que gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. O brinquedo já foi vestido por estilistas como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch.
*Crédito da foto no topo: Pixabay/Pexels
Compartilhe
Veja também
Tok&Stok e Mobly: os rumos das marcas após a fusão
Apesar de seguirem com operações independentes, marcas querem aproveitar sinergia para reduzir custos e ampliar a demanda por parte dos consumidores
Bis cria jogo de RPG no WhatsApp como parte do patrocínio à CCXP24
Desenvolvido para a CCXP24, jogo pretende democratizar o game por meio do acesso gratuito à modalidade