Bic apresenta produtos e novo segmento
Empresa antecipa volta às aulas e prepara os canais para as vendas que já começam a movimentar os consumidores
Empresa antecipa volta às aulas e prepara os canais para as vendas que já começam a movimentar os consumidores
Sergio Damasceno Silva
24 de outubro de 2017 - 17h38
Linha Intensity é a primeira investida da Bic no segmento de ultrafinas
A Bic do Brasil, segunda operação do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, apresentou nesta terça-feira, 24, os lançamentos de produtos que farão parte da campanha de volta às aulas. A campanha, de fato, começa em janeiro para TV, digital e outras mídias. Mas, nos bastidores, principalmente nos pontos de venda (PDV), a volta às aulas (que inclui lançamentos e campanha) começa, efetivamente, no final de outubro e se estende até março do ano que vem. São cinco meses em que o setor mais fatura e também é o período mais crítico no que se refere ao teste de produtos novos e à logística de entrega e distribuição por todo o País, por exemplo. Embora a campanha da Volta às Aulas e sobre os lançamentos, feita pela Y&R, vá ao ar apenas em janeiro do ano que vem, a Bic trata o projeto de forma atemporal nas redes sociais. Um dos motivos de se começar a falar da volta às aulas em outubro é porque as matrículas para 2018 já começaram a ser feitas ou renovadas e, com isso, também as listas de material escolar já circulam entre os pais (ou entre as mães, que são 70% das compradoras dos itens).
No ano passado, a empresa, que opera nos segmentos de acendedores (isqueiros), barbearia/depilação e papelaria, aponta um crescimento de 17% nas vendas no setor de papelaria. E espera expansão, no mínimo, equivalente, para este período que começa agora e esse estende até março de 2018. Por isso mesmo, criou, no mês passado, uma gerência exclusiva para volta às aulas. “Este é o quinto ano de crescimento consecutivo no (projeto) Volta às Aulas”, afirma o novo diretor de marketing da Bic, Rodrigo Iasi. Também por isso, a empresa, embora não informe os números, está dobrando o investimento nos PDVs, em relação ao ano passado. “Todas as categorias estão recuperando o consumo”, diz, sobre a melhora gradual na macroeconomia. O ex-diretor de marketing, Emerson Cação, assumiu a diretoria de business development da Bic, criada com foco no desenvolvimento de canais. Com isso, Iasi, que era gerente de marketing da categoria de barbeadores, foi promovido a diretor de marketing da empresa.
Embalada tanto pela sazonalidade da volta às aulas quanto pelos índices positivos de consumo, a Bic investe num novo segmento, o de canetas ultrafinas (a concorrente alemã Stabilo lidera o setor, com 48% de participação) e também apresenta novidades em canetas esferográficas, lápis de colorir, canetas hidrográficas e marcadores. “Apresentaremos uma nova identidade visual, comum ao Brasil, Argentina, Chile e México”, afirma Iasi. Ao todo, são dez lançamentos. Essa identidade visual, criada pela agência Mandarin, reforça o caráter lúdico e expõe o design dos produtos. Outra iniciativa é equipar os canais de venda com displays e suportes que se alinham a essa proposta de lúdico.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca