Bic apresenta produtos e novo segmento
Empresa antecipa volta às aulas e prepara os canais para as vendas que já começam a movimentar os consumidores
Empresa antecipa volta às aulas e prepara os canais para as vendas que já começam a movimentar os consumidores
Sergio Damasceno Silva
24 de outubro de 2017 - 17h38
A Bic do Brasil, segunda operação do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, apresentou nesta terça-feira, 24, os lançamentos de produtos que farão parte da campanha de volta às aulas. A campanha, de fato, começa em janeiro para TV, digital e outras mídias. Mas, nos bastidores, principalmente nos pontos de venda (PDV), a volta às aulas (que inclui lançamentos e campanha) começa, efetivamente, no final de outubro e se estende até março do ano que vem. São cinco meses em que o setor mais fatura e também é o período mais crítico no que se refere ao teste de produtos novos e à logística de entrega e distribuição por todo o País, por exemplo. Embora a campanha da Volta às Aulas e sobre os lançamentos, feita pela Y&R, vá ao ar apenas em janeiro do ano que vem, a Bic trata o projeto de forma atemporal nas redes sociais. Um dos motivos de se começar a falar da volta às aulas em outubro é porque as matrículas para 2018 já começaram a ser feitas ou renovadas e, com isso, também as listas de material escolar já circulam entre os pais (ou entre as mães, que são 70% das compradoras dos itens).
No ano passado, a empresa, que opera nos segmentos de acendedores (isqueiros), barbearia/depilação e papelaria, aponta um crescimento de 17% nas vendas no setor de papelaria. E espera expansão, no mínimo, equivalente, para este período que começa agora e esse estende até março de 2018. Por isso mesmo, criou, no mês passado, uma gerência exclusiva para volta às aulas. “Este é o quinto ano de crescimento consecutivo no (projeto) Volta às Aulas”, afirma o novo diretor de marketing da Bic, Rodrigo Iasi. Também por isso, a empresa, embora não informe os números, está dobrando o investimento nos PDVs, em relação ao ano passado. “Todas as categorias estão recuperando o consumo”, diz, sobre a melhora gradual na macroeconomia. O ex-diretor de marketing, Emerson Cação, assumiu a diretoria de business development da Bic, criada com foco no desenvolvimento de canais. Com isso, Iasi, que era gerente de marketing da categoria de barbeadores, foi promovido a diretor de marketing da empresa.
Embalada tanto pela sazonalidade da volta às aulas quanto pelos índices positivos de consumo, a Bic investe num novo segmento, o de canetas ultrafinas (a concorrente alemã Stabilo lidera o setor, com 48% de participação) e também apresenta novidades em canetas esferográficas, lápis de colorir, canetas hidrográficas e marcadores. “Apresentaremos uma nova identidade visual, comum ao Brasil, Argentina, Chile e México”, afirma Iasi. Ao todo, são dez lançamentos. Essa identidade visual, criada pela agência Mandarin, reforça o caráter lúdico e expõe o design dos produtos. Outra iniciativa é equipar os canais de venda com displays e suportes que se alinham a essa proposta de lúdico.
Compartilhe
Veja também
Nomad apresenta Dólar Nomad com Márcia Sensitiva e Pri Ferraz
Fintech lança Dólar Nomad para compra com economia e recebimento da moeda no prazo de um ano, e apresenta campanha com videntes
Francis inaugura loja conceito em São Paulo
Casa Francis convida os consumidores a conhecerem o universo de fragrâncias da marca, além de promover uma experiência sensorial