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Marketing

Consumidores anteciparam compras de Natal na Black Friday, revela estudo

Levantamento da MindMiners indica que 54% dos consumidores aproveitaram os descontos para antecipar as compras de final de ano


17 de dezembro de 2024 - 11h35

Os brasileiros aproveitaram os descontos da Black Friday para realizar as compras de Natal. É o que indica a pesquisa “Black Friday 2024: como foram as compras?”, da MindMiners.

black friday natal

(Credito: VesnaArt/Shutterstock)

Segundo os dados, 54% dos consumidores adotaram a estratégia. Ao todo, foram ouvidos mais de mil respondentes, das classes ABC e de todas as regiões do país.

Entre os itens adquiridos, a maior parte (72%) foram os itens pessoais. Na sequência, aparecem produtos para a casa e presentes, com 48% e 29% das compras, respectivamente. Já as categorias mais buscadas foram moda e acessórios (38%), e beleza e cuidados pessoais (35%), além de eletrodomésticos (27%), eletrônicos (25%) e alimentos e bebidas (25%).

O e-commerce foi o principal canal para 47% da amostra, enquanto 36% deram preferência para lojas físicas e online, e só 17% optaram por comprar exclusivamente nas lojas físicas.

As marcas de destaque foram Shopee (23%), Amazon (23%), Mercado Livre (16%), Americanas (15%) e Magalu (13%). A pesquisa destaca, ainda, que 82% dos brasileiros viram anúncios de Black Friday. Apesar disso, foi possível observar a conversão em vendas em apenas 38% dos casos.

Já no que diz respeito àqueles que não aproveitaram a data promocional, a falta de dinheiro lidera com 41% das respostas. Apareceram também alegações como a ausência de necessidade de compra (27%), descontos pouco atrativos (22%), bem como falta de tempo para pesquisar (14%) e a percepção de promoções falsas (13%).

Para o Natal, categorias como celulares, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e moda lideram entre as preferências do público. A MindMiners chama a atenção para o fato de que, para a reta do final do ano, os varejistas deverão ir além dos descontos promocionais. Já as marcas terão o desafio de seguir se conectando com os consumidores até a data.

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