Consumidores anteciparam compras de Natal na Black Friday, revela estudo
Levantamento da MindMiners indica que 54% dos consumidores aproveitaram os descontos para antecipar as compras de final de ano
Consumidores anteciparam compras de Natal na Black Friday, revela estudo
BuscarConsumidores anteciparam compras de Natal na Black Friday, revela estudo
BuscarLevantamento da MindMiners indica que 54% dos consumidores aproveitaram os descontos para antecipar as compras de final de ano
Meio & Mensagem
17 de dezembro de 2024 - 11h35
Os brasileiros aproveitaram os descontos da Black Friday para realizar as compras de Natal. É o que indica a pesquisa “Black Friday 2024: como foram as compras?”, da MindMiners.
Segundo os dados, 54% dos consumidores adotaram a estratégia. Ao todo, foram ouvidos mais de mil respondentes, das classes ABC e de todas as regiões do país.
Entre os itens adquiridos, a maior parte (72%) foram os itens pessoais. Na sequência, aparecem produtos para a casa e presentes, com 48% e 29% das compras, respectivamente. Já as categorias mais buscadas foram moda e acessórios (38%), e beleza e cuidados pessoais (35%), além de eletrodomésticos (27%), eletrônicos (25%) e alimentos e bebidas (25%).
O e-commerce foi o principal canal para 47% da amostra, enquanto 36% deram preferência para lojas físicas e online, e só 17% optaram por comprar exclusivamente nas lojas físicas.
As marcas de destaque foram Shopee (23%), Amazon (23%), Mercado Livre (16%), Americanas (15%) e Magalu (13%). A pesquisa destaca, ainda, que 82% dos brasileiros viram anúncios de Black Friday. Apesar disso, foi possível observar a conversão em vendas em apenas 38% dos casos.
Já no que diz respeito àqueles que não aproveitaram a data promocional, a falta de dinheiro lidera com 41% das respostas. Apareceram também alegações como a ausência de necessidade de compra (27%), descontos pouco atrativos (22%), bem como falta de tempo para pesquisar (14%) e a percepção de promoções falsas (13%).
Para o Natal, categorias como celulares, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e moda lideram entre as preferências do público. A MindMiners chama a atenção para o fato de que, para a reta do final do ano, os varejistas deverão ir além dos descontos promocionais. Já as marcas terão o desafio de seguir se conectando com os consumidores até a data.
Compartilhe
Veja também
As 10 maiores polêmicas da indústria no ano de 2024
Proibição - e posterior retorno - do X no Brasil e a disputra entre Globo e Band pelos direitos Fórmula 1 em 2025 estão entre os temas que movimentaram o mercado
Gendai e Crunchyroll se unem em promoção para fãs de anime
Na compra do combo Poke Ceviche Salmão mais Coca-Cola, clientes ganharão um mês de assinatura grátis no streaming