Assinar

Black Friday 2023: preço ainda é o principal fator nas compras

Buscar

Black Friday 2023: preço ainda é o principal fator nas compras

Buscar
Publicidade

Marketing

Black Friday 2023: preço ainda é o principal fator nas compras

Pesquisa encomendada pelo Google aponta, ainda, que roupas e acessórios são os segmentos que mais despertam o interesse dos brasileiros na data de ofertas


29 de setembro de 2023 - 6h00

O público está disposto a fazer compras na Black Friday deste ano. É o que revela a pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, que ouviu 1800 brasileiros, usuários de internet, para mapear seu comportamento na data especial de ofertas.

Black Friday preço

(Crédito: Adobe Stock)

Segundo a pesquisa, duas em cada três pessoas pretende fazer compras na próxima Black Friday. Para esse público, o preço dos itens buscados é fator determinante para definir se a compra será ou não realizada.

Quando questionados a respeito dos fatores que levam em conta na hora de comprar na Black Friday, o preço baixo é o quesito mais citado, sendo o fator primordial para 24% dos entrevistados.

Em seguida, com 12% de citações cada, aparecem a qualidade dos produtos e a confiabilidade daquela loja, site ou aplicativo. Na mesma pesquisa encomendada pelo Google, no ano passado, a qualidade figurava como quarto critério para as compras na data enquanto a confiabilidade aparecia na quinta posição.

Agora, após preço baixo, qualidade e confiabilidade, os brasileiros se preocupam com o custo do frete (citado como quesito principal por 7% dos entrevistados), seguido do tempo de entrega (6%).

Em comunicado, Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo no Google Brasil, disse que a confiança dos brasileiros está no maior nível desde antes da pandemia. “O brasileiro está mais otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o varejo terá na Black Friday”, acredita.

Quais produtos as pessoas querem comprar na Black Friday?

A pesquisa perguntou quais categorias de produtos as pessoas querem comprar no período da Black Friday. Roupas e Acessórios lideram a lista, com 46% das intenções de compras. No ano passado, o setor também figurava em primeiro lugar, porém com intenção de compra um pouco inferior (38%).

Após roupas e acessórios, as pessoas também prometem ir atrás de itens de beleza e perfumaria. O segmento teve um crescimento de 18 pontos percentuais na intenção de compra em comparação com a pesquisa de 2022, ficando, agora, com 41% das intenções de aquisições para a data.

Em seguida, entre os setores citados pelos entrevistados, aparecem Calçados (38%), Eletrodomésticos (35%), Celulares (35%), Eletroportáteis (32%), Roupas e Calçados Esportivos (31%), Computadores, Tablets e Periféricos (26%), Móveis (24%), TV (23%), Alimentos (23%), Decoração e Utilidades Domésticas (23%), Livros e Papelaria (17%), Brinquedos (16%), Equipamentos de Áudio e Vídeo (15%), Games, Consoles e Jogos (15%), Bebidas (12%), Artigos para Animais de Estimação (11%), Fraldas e Itens de Bebê (10%) e Artigos Esportivos (9%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023

  • Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Marca de luxo masculina com influências japonesas realizou investimento inicial de R$ 4 milhões, e planeja crescimento de R$ 2 milhões no primeiro ano