Black Friday 2023: preço ainda é o principal fator nas compras
Pesquisa encomendada pelo Google aponta, ainda, que roupas e acessórios são os segmentos que mais despertam o interesse dos brasileiros na data de ofertas
Black Friday 2023: preço ainda é o principal fator nas compras
BuscarBlack Friday 2023: preço ainda é o principal fator nas compras
BuscarPesquisa encomendada pelo Google aponta, ainda, que roupas e acessórios são os segmentos que mais despertam o interesse dos brasileiros na data de ofertas
Meio & Mensagem
29 de setembro de 2023 - 6h00
O público está disposto a fazer compras na Black Friday deste ano. É o que revela a pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, que ouviu 1800 brasileiros, usuários de internet, para mapear seu comportamento na data especial de ofertas.
Segundo a pesquisa, duas em cada três pessoas pretende fazer compras na próxima Black Friday. Para esse público, o preço dos itens buscados é fator determinante para definir se a compra será ou não realizada.
Quando questionados a respeito dos fatores que levam em conta na hora de comprar na Black Friday, o preço baixo é o quesito mais citado, sendo o fator primordial para 24% dos entrevistados.
Em seguida, com 12% de citações cada, aparecem a qualidade dos produtos e a confiabilidade daquela loja, site ou aplicativo. Na mesma pesquisa encomendada pelo Google, no ano passado, a qualidade figurava como quarto critério para as compras na data enquanto a confiabilidade aparecia na quinta posição.
Agora, após preço baixo, qualidade e confiabilidade, os brasileiros se preocupam com o custo do frete (citado como quesito principal por 7% dos entrevistados), seguido do tempo de entrega (6%).
Em comunicado, Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo no Google Brasil, disse que a confiança dos brasileiros está no maior nível desde antes da pandemia. “O brasileiro está mais otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o varejo terá na Black Friday”, acredita.
A pesquisa perguntou quais categorias de produtos as pessoas querem comprar no período da Black Friday. Roupas e Acessórios lideram a lista, com 46% das intenções de compras. No ano passado, o setor também figurava em primeiro lugar, porém com intenção de compra um pouco inferior (38%).
Após roupas e acessórios, as pessoas também prometem ir atrás de itens de beleza e perfumaria. O segmento teve um crescimento de 18 pontos percentuais na intenção de compra em comparação com a pesquisa de 2022, ficando, agora, com 41% das intenções de aquisições para a data.
Em seguida, entre os setores citados pelos entrevistados, aparecem Calçados (38%), Eletrodomésticos (35%), Celulares (35%), Eletroportáteis (32%), Roupas e Calçados Esportivos (31%), Computadores, Tablets e Periféricos (26%), Móveis (24%), TV (23%), Alimentos (23%), Decoração e Utilidades Domésticas (23%), Livros e Papelaria (17%), Brinquedos (16%), Equipamentos de Áudio e Vídeo (15%), Games, Consoles e Jogos (15%), Bebidas (12%), Artigos para Animais de Estimação (11%), Fraldas e Itens de Bebê (10%) e Artigos Esportivos (9%).
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos