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Os planos e expectativas do Mercado Livre para a Black Friday

8 em cada 10 consumidores pretendem fazer compras na data e marketplace aumenta investimento em marketing e cupons de desconto para captar aumento da demanda


18 de outubro de 2023 - 14h42

A pouco mais de um mês da Black Friday, o Mercado Livre dribla o cenário macroeconômico desafiador e promete realizar sua maior Black Friday. A aposta é sustentada pelo fato de que 8 em cada 10 consumidores pretendem fazer compras na data, enquanto 50% estão dispostos a comprar mais neste ano, em comparação com 2022.

black friday mercado livre

Galpão logístico do Mercado Livre (Crédito: Divulgação)

Na ocasião, o Mercado Livre registrou crescimento de 19% num momento em que o mercado caiu 18%, conforme ressaltou Julia Rueff, vice-presidente de marketplace da companhia. “Apesar do contexto macroeconômico, muita gente comprou pela primeira vez e a experiência foi tão boa que elas voltaram a comprar antes do Natal”, relembra.

A empresa divulgou dados da pesquisa Panorama do Consumo Black Friday 2023, que contou com quase oito mil respondentes da base de clientes Mercado Livre e Mercado Pago. A credibilidade do e-commerce é o atrativo para o momento: 96% pretendem comprar online.

A executiva atribui o crescimento ao sortimento de ofertas e promoção, bem como a compra de mídia alinhada ao tráfego e à conversão. Neste ano, há a expectativa de crescimento acima de dois dígitos. Isso também se reflete na estrutura da empresa. O Mercado Livre gera 5,6 mil empregos para a data com foco em logística e possibilidade de efetivação. As contratações acontecem nos centros de distribuição em São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Em relação às finanças, o levantamento registrou aumento de 3 pontos percentuais de clientes que querem pagar à vista: 18% contra 15%, em 2022. Contudo, o parcelamento segue relevante. Caso a opção não existisse, quase metade dos consumidores não realizariam compras na Black Friday, uma vez que compram produtos de maior valor agregado e ticket mais alto – 23% pretendem gastar mais de R$ 2 mil. Contudo, o destaque vai para 33% que devem desembolsar entre R$ 100 e R$ 500.

Há uma forte concentração (40%) no pagamento em até seis parcelas. Daniel Davanço, diretor de pagamentos para empresas do Mercado Pago no Brasil, endossou a soberania do cartão de crédito como forma de pagamento para a data, sobretudo devido à possibilidade de pagamento em trinta dias e uso do 13° salário para quitar a fatura – 69% das pessoas pretendem utilizá-lo neste ano. Na sequência, aparece o Pix (17%), uma queda em relação a 2022 (19%).

O Mercado Livre aponta, ainda, que o tempo de entrega tem papel decisivo na decisão de compra. Enquanto 75% dos consumidores consideram frete grátis como um dos motivos para comprar online, um a cada três encaram receber o produto no dia como diferencial. Neste sentido, a companhia investe no Meli+, programa de fidelidade que foi reformulado recentemente.

Categorias com potencial

Os eletrodomésticos lideram o interesse do público. De acordo com Julia, o Mercado Livre avançou na gestão da categoria, já que o marketplace conta com varejistas revendendo na plataforma, além das próprias marcas, como Whirlpool (de Consul e Brastemp), Samsung, Eletrolux etc.

Em seguida, aparecem eletrônicos e celulares e acessórios de telefonia em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Além disso, há destaque para moda e casa, móveis e decoração nas posições de número quatro e cinco. Confira o ranking completo:

Plano de comunicação

Para 2023, o Mercado Livre deverá investir 50% a mais em mídia do que no ano passado, o maior aporte para a data. Além disso, haverá um investimento 137% maior em cupons em relação ao mesmo período do ano passado, a fim de ampliar a visibilidade da plataforma atrelada ao desconto.

Na segunda-feira, 16, a empresa deu início à veiculação da campanha “Tá na Mão” durante toda a programação da Globo. O filme, estrelado por Marcos Mion, apresenta a ação inédita. A cada aperto de mão – que simboliza o logotipo do Mercado Livre – é liberado um cupom de desconto para a audiência. A campanha também está nos canais pagos GNT e Multishow.

O plano de comunicação para a data é reforçado pelo Programa de Afiliados, lançado no final de agosto. A iniciativa permite que criadores de conteúdo e influenciadores monetizem seus canais por meio de comissão, ao recomendar produtos, e recebendo pagamentos sobre as vendas atribuídas por meio de links personalizados.

Já o Mercado Pago entra no jogo ampliando a sinergia nas estratégias de diversos segmentos. Segundo Davanço, o propósito é trazer soluções para pessoas físicas e jurídicas, para que possam investir em portfólio para o evento de descontos.

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