Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024
Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023
Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024
BuscarBlack Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024
BuscarPesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023
Meio & Mensagem
4 de outubro de 2024 - 9h12
A Black Friday de 2024 deve gerar um volume de vendas online 9,1% maior do que o registrado no ano passado, segundo estimativas da Neotrust Confi.
A empresa, especializada em soluções de inteligência para o varejo online, coletou dados de mais de 5 mil varejistas para mapear o ritmo dos negócios nos últimos meses e, a partir daí, fazer projeções para a data especial de descontos.
De forma geral, o varejo está otimista para a Black Friday. De acordo com a Neotrust Confi, entre a quinta-feira, 28 de novembro e domingo, 1 de dezembro (períodos que antecedem e sucedem a Black Friday), a estimativa é que o varejo online brasileiro registre um faturamento de R$ 9,3 bilhões.
Para efeito comparativo, o e-commerce teve faturamento de R$ 8,52 bilhões no mesmo período de 2023, o que representou uma queda de 2,4% em relação às vendas do ano anterior (2022).
Algumas razões levam o setor a esperar uma Black Friday melhor, em termos de vendas, do que ano passado.
Segundo a Neotrust Confi, uma delas é o fato de que a data especial de descontos acontecerá no dia 29, período em que as empresas, geralmente, fazem o pagamento da primeira parcela do 13º salário, o que amplia o poder de compra das pessoas.
Além disso, um hábito que já tem se tornado comum é o de aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal, devido a proximidade entre as duas datas.
A empresa também aposta em uma Black Friday com maior volume de vendas por conta do desempenho do varejo online nos meses anteriores.
Segundo a Neotrust Confi, nos três primeiros trimestres de 2024, o faturamento do varejo online no Brasil foi de R$ 235 bilhões, o que representa um valor 13,8% em relação ao ano anterior.
Por fim, a pesquisa ainda apontou as categorias que devem se destacar nas compras da Black Friday deste ano. Segundo os dados, Eletrodomésticos, Moda, Acessórios, Saúde, Ar e Ventilação devem ser as preferidas do público.
Já categorias como Móveis, Pet Shop, Alimentos e Bebidas devem apresentar pouco crescimento nas vendas online.
Compartilhe
Veja também
Cosméticos à mesa: marcas apostam no segmento de alimentos
Carmed, Quem disse, Berenice? O Boticário, Dailus e Herbíssimo mergulharam na tendência para ampliar público por meio da nostalgia e mistura de sensações
Novas gerações tendem a moderar consumo de álcool, diz pesquisa
Go Magenta entrevistou mais de mil brasileiros e detectou aumento do interesse por opções de bebidas sem álcool e busca por estilo de vida mais saudável