Assinar

Bloke Core: marcas levam futebol para fora dos gramados

Buscar

Bloke Core: marcas levam futebol para fora dos gramados

Buscar
Publicidade
Marketing

Bloke Core: marcas levam futebol para fora dos gramados

Empresas criam tendências que unem moda e esporte para inserir camisas de time no dia a dia de torcedores e pessoas que não acompanham a modalidade


14 de maio de 2024 - 6h00

Com estilo casual inspirada nos anos 90, Puma amplia conexão com os torcedores (Crédito: Divulgação)

Com estilo casual inspirado nos anos 1990, Puma amplia conexão com os torcedores (Crédito: Divulgação)

Vestir a camisa é, literalmente, uma das formas mais genuínas que os torcedores encontram de demonstrar seu pertencimento à torcida de um clube. No entanto, no imaginário popular, ainda existem questões sobre usar ou não esse tipo de roupa no dia a dia. Em resposta a esse questionamento e para atender as demandas dos fãs de esporte, o movimento bloke core ganhou força e levou a utilização desse acessório tão simbólico para longe dos estádios.

Esse estilo, que mescla moda com a identidade visual esportiva, normaliza o uso das camisas de time fora do ambiente esportivo em outras situações sociais, como jantares e festas. “O bloke core normaliza não só o uso de camisetas de time, como também traz para o futebol novos públicos, com a participação mais incisiva de mulheres, do universo da moda e da alfaiataria”, avalia Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro.

Como as marcas respondem a essa tendência?

A própria Umbro é uma das empresas de distribuição de materiais esportivos que está observando a tração que o estilo bloke core ganhou. A marca fechou uma parceria com a Approve para o desenvolvimento de uma linha com 32 produtos unindo futebol e alfaiataria.

Para a marca, isso ajuda a construir um reconhecimento entre os consumidores. “Sempre somos lembrados pelos torcedores, assim como outros públicos do meio, como clubes e lojistas, por ser uma marca que desenvolve peças diferenciadas, que vai além dos gramados”, afirma Dal Pogetto.

Outra companhia que conseguiu entrar no assunto e se apropriar de conversas envolvendo estilo foi a Brahma. A cervejaria da Ambev, juntamente com a Africa Creative, desenvolveu o site Alfaiataria Brahma. Lá, os torcedores conseguem descobrir como as cores e símbolos do seu clube podem se transformar em peças de roupa como blazers, vestidos e jaquetas.

“As camisas já estão no dia a dia dos torcedores mais aficionados, que podem até encontrar resistência para vesti-las em qualquer ocasião. Não apenas estimulamos as conversas entre os apaixonados pela modalidade, mas conseguimos impactar e levar o debate para mais pessoas”, diz Mauricio Landi, diretor de marketing da Brahma.

Umbro une modelo esportivo com alfaiataria (Crédito: Divulgação)

Umbro une modelo esportivo com alfaiataria (Crédito: Divulgação)

Bloke Core eleva conversas nas redes sociais

Para amplificar essas ações, a cerveja reverberou as iniciativas nas redes sociais. Primeiro, Alessandra Ambrósio apareceu na passarela do Paris Fashion Week vestida com a camisa do Grêmio, seu time de coração. Depois, a marca fez um post com Leo Santana e Lore Improta que gerou diversas conversas.

Na ocasião, Leo postou uma foto utilizando uma camisa do Vitória durante um jantar de luxo. Fora dos olhares das marcas diretamente associadas ao esporte, a influenciadora de moda de luxo, Malu Borges, viralizou na internet ao aparecer usando peças do uniforme do Vasco da Gama.

A ação foi realizada para o lançamento da coleção da Melissa, Gless Heel, que busca trabalhar o conceito da moda através da originalidade e singularidade. Luciana Soares, diretora de marketing da Puma Brasil, entende que esse é um movimento natural para unir a paixão e estilo.

“Seja por nossas coleções casuais ou pela estética dos uniformes oficiais do clube, extrapolar o território do esporte e chegar ao mundo da moda é uma consequência dessa estratégia que prioriza o sentimento de paixão do torcedor, que anseia em demonstrar seu orgulho de pertencer em todos os momentos de sua vida”, comenta.

Investimento em coleções casuais

As coleções casuais são uma forma de as marcas de materiais esportivos conseguirem ganhar tração mesmo fora dos estádios. Muitas vezes, os torcedores não precisam estar com a camisa de jogo para se vestirem com as cores do time.

Recentemente, a Puma lançou juntamente com o Palmeiras uma linha inspirada no clube e nos movimentos de moda dos anos 90, a Palmeiras Leisure. A coleção de lifestyle não tem necessariamente o escudo do time, mas contém toda a identidade visual.

“Paralelamente ao lançamento dessas coleções especiais, a Puma também tem uma preocupação com o design dos uniformes que são utilizados pelos jogadores e vestidos pelos torcedores. Buscamos trazer a intersecção perfeita entre design, cultura e inovação”, diz Luciana.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário