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Marketing

BMW e Ogilvy: como criar uma loja oficial na Amazon

Marca e agência se unem para ampliar as possibilidades nos canais de marketplace; divisão de publicidade da varejista americana chegou ao Brasil em outubro


2 de dezembro de 2020 - 6h00

 

Página de acesso à loja oficial da BMW na Amazon

No final de outubro, a Amazon anunciou no Brasil o início das operações da Amazon Advertising, unidade de publicidade da rede. O lançamento da divisão, que já era esperada há alguns anos no mercado brasileiro, viria acompanhado de projetos como o que foi anunciado nesta semana, pela BMW: uma loja oficial dentro da amazon.com.br. Como adiantou Mario Meirelles ao Meio & Mensagem, head da divisão no Brasil, o novo momento abriria oportunidades de ações integradas como essa, da BMW, para as chamadas marcas não endêncas. “Podemos considerar nao endêmicas aqui as marcas automotivas, bancos e outras onde enxergamos bastante potencial”, afirmou.

O lançamento da loja oficial da BMW no site da Amazon é resultado da parceria entre a marca e a agência Ogilvy. Daniel Martins, chief transformation officer da Ogilvy Brasil, explica que o projeto é fruto do desenvolvimento de um novo capability da agência focado em ajudar marcas que buscam ter mais relevância e escala nos canais de marketplace. “Plataforma que vem crescendo aceleradamente nos últimos anos e requer um trabalho com altíssimo nível de especialização”, diz ele. Segundo Martins, o trabalho foi iniciado há alguns meses, em conjunto com o CEM (Centro de Excelência em Marketplaces da WPP) operado pela E-next. Antes da Amazon, a marca já possuia uma loja oficial no Mercado Livre.

Jorge Júnior, Head de Marketing e CRM da BMW do Brasil

Jorge Júnior, Head de Marketing e CRM da BMW do Brasil, explica que, em 2020, o BMW Group Brasil acelerou algumas iniciativas previstas para consolidar sua presença no meio digital. “Há cerca de dois meses, tivemos a oportunidade de iniciar este projeto com a Ogilvy e a Amazon para desenvolver a primeira landing page de uma fabricante de veículos no maior site de vendas do mundo. Esse movimento é importante, já que o comportamento do consumidor vem mudando com o passar dos anos, e sua experiência é cada vez mais digital antes da decisão de compra, especialmente em meio a pandemia onde os hábitos mudaram. Assim como as mídias sociais, os marketplaces são muito importantes durante a jornada do consumidor, pois atendem as necessidades de conectividade e nova dinâmica de compra dos clientes.”

Daniel Martins, chief transformation officer da Ogilvy Brasil

Ainda de acordo com Jorge Júnior, a iniciativa permitirá o alcance de novos públicos. “Esperamos gerar oportunidades para nossa rede de concessionárias ao atingir novos consumidores. Atualmente, cerca de 20% das interações virtuais se convertem em vendas e acreditamos que este novo canal possa ajudar a reforçar nossa marca. Hoje, um em cada três veículos premium vendidos no Brasil é BWM e nossos colegas de motocicletas também lideram o mercado premium com a BMW Motorrad’, destaca, reforçando que com os canais online será ainda mais efetivo oferecer uma jornada digital combinada.

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