Como a Bonus Track planeja ser a empresa dos mega shows internacionais no Brasil
Produtora é responsável por trazer Lady Gaga com a plataforma "Todo Mundo no Rio" e, antes, já trouxe nomes como Madonna, Paul McCartney, Beyoncé e Elton John
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Larissa Santiago
6 de março de 2025 - 6h04
Show da Lady Gaga no Brasil está confirmado em maio na Praia de Copacabana (Crédito: Divulgação)
Em fevereiro de 2006, Mick Jagger e sua banda, Rolling Stones, apresentaram um show durante a turnê A Bigger Bang na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para 1,5 milhão de pessoas.
Alguns anos depois, em maio de 2024, quem arrastou uma multidão para o cartão postal da cidade carioca foi a rainha pop Madonna, fechando a sua turnê comemorativa The Celebration Tour com 1,6 milhão de espectadores na areia.
Ambos os artistas internacionais se apresentaram por meio de projetos elaborados pela produtora de entretenimento Bonus Track – que têm em seu portfólio grandes outras realizações no País, como as apresentações de Elton John, Beyoncé, Rihanna, Coldplay, Miley Cyrus, Sade, Bob Dylan, Eric Clapton, Roger Waters e Stevie Wonder.
Todas as vindas de Paul McCartney ao Brasil, incluindo a histórica apresentação no Maracanã, em 1990 para 184 mil pessoas, bem a turnê de despedida de Roger Waters e todas as edições do festival Hollywood Rock na década de 1990, que marcou a primeira vinda ao Brasil de artistas como Nirvana e Red Hot Chili Peppers, também foram organizadas pela produtora.
Para seu próximo superprojeto, a Bonus Track anunciou a plataforma “Todo Mundo no Rio”, focada em reforçar a potência econômica do entretenimento no Rio de Janeiro com ativações de shows internacionais gratuitos que se iniciarão neste ano até 2029.
O nome escolhido desta vez foi Lady Gaga, que está confirmada na Praia de Copacabana no dia 3 de maio, com apresentação do seu novo álbum Mayhem.
A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Live Nation também estiveram envolvidas na negociação, com a cerveja Corona, marca da Ambev, como patrocinadora máster, e o Santander como o banco oficial. Ambos fecharam patrocínio para os próximos anos do projeto.
Quem não estiver no evento ao vivo poderá acompanhar ao vivo na TV Globo, Multishow e Globoplay. Há expectativa também que artistas brasileiros sejam convidados para subir ao palco, mas nomes ainda não foram confirmados.
Com atuação nacional e internacional, a Bonus Track foi fundada pelo empresário Luiz Oscar Niemeyer, em 2003, e em 2021, seu filho, o produtor cultural Luiz Guilherme Niemeyer, entrou como sócio. A entrada de Luiz também iniciou uma nova fase na empresa, que antes apresentava-se como Planmusic Entretenimento.
Para ele, a sociedade se define por uma combinação na qual seu pai traz toda a bagagem e experiência na área, enquanto ele contribui com uma visão criativa.
“A empresa, na verdade, renasceu com uma visão um pouco mais jovem, uma forma de se comunicar mais atual e uma abordagem mais moderna para montar projetos. Também cuido muito da área comercial aqui, ou seja, o relacionamento com os parceiros comerciais e os patrocinadores também estão sob minha responsabilidade”, explica Luiz Guilherme.
O produtor ressalta que, há anos, a empresa planejava promover mega shows internacionais na Praia de Copacabana, mas os desafios são imensos, tanto do ponto de vista de engenharia quanto pela viabilidade do projeto, uma vez que a estrutura é montada em uma área pública.
“A gente não vende ingresso nesse projeto, ele é totalmente gratuito. Por isso, dependemos 100% da verba de patrocínio para viabilizar o evento, cobrir os custos e proporcionar toda a experiência ao público. É um projeto que exige mais de um ano de trabalho. No caso da Madonna, por exemplo, trabalhamos quase 3 anos para conseguir realizar aquele evento. É uma estruturação que demanda muito tempo”, explica. Para o show de Madonna, o principal patrocinador foi o Itaú.
Pabllo Vittar foi convidada para participar do show da Madonna no Brasil (Crédito: Instagram/Reprodução)
“Por isso, lançamos no mercado a marca ‘Todo Mundo no Rio’, em parceria com a prefeitura e o governo, com o objetivo de dar um longo prazo a esse projeto. Não seria viável ir ao mercado vender patrocínios ano a ano, buscando primeiro os artistas e depois os patrocinadores. Estamos falando de verbas de patrocínio significativas que são necessárias para viabilizar um evento tão custoso e caro de produzir”, fala.
Luiz Guilherme explicou que a abordagem foi conversar com marcas sobre uma plataforma com ativações de longo prazo, com a ideia de que, eventualmente, o projeto se perpetue no calendário da cidade por muitos anos ou pelo tempo que for possível.
Sem revelar valores, o produtor ressalta que, durante essas negociações, solicita-se aos artistas que façam apresentações exclusivas no Brasil e na América do Sul.
A escolha dos artistas internacionais também é feita com muita atenção ao mercado, além de consultas às equipes e empresários.
Não há uma regra fixa sobre o estilo musical ou o tipo de cantor que estará no palco. Mas, para a produtora, é essencial que o nome tenha relevância e destaque mundial.
“O que estamos fazendo aqui é o maior show do mundo, todos os anos. Não existe nenhum outro projeto de tal dimensão com essa quantidade de público em nenhum lugar. Realizar isso no Rio de Janeiro é motivo de orgulho para todos nós. Não só para os cariocas, mas para todos os brasileiros, pois é uma conquista de todos alcançar algo dessa magnitude”, afirma.
A Bonus Track é proprietária dos festivais Mita, Doce Maravilha e pela operação do Teatro I Love Prio. Além de ser responsáveis pela carreira da banda Capital Inicial e dos artistas Criolo e Trio Os Garotinho.
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