Boticário discute o termo “beleza exótica” em campanha
Produzida pela W3haus, “Ex(ótica)” traz para o Instagram da marca tutoriais de mulheres etnicamente diversas questionando utilização supostamente elogiosa do termo “beleza exótica”
Boticário discute o termo “beleza exótica” em campanha
BuscarBoticário discute o termo “beleza exótica” em campanha
BuscarProduzida pela W3haus, “Ex(ótica)” traz para o Instagram da marca tutoriais de mulheres etnicamente diversas questionando utilização supostamente elogiosa do termo “beleza exótica”
Sarah Lídice
1 de junho de 2022 - 7h41
Em campanha produzida pela W3haus, o Grupo Boticário lançou na semana passada, a campanha Ex(ótica), voltada ao questionamento de falas e comportamentos que se utilizam de termos como “exóticas” e “diferentes” para caracterizar tipos de belezas.
A ideia partiu de uma operação apelidada de “Central de Amor do ‘Boti’ (CAB)” da Agência, que funciona há um ano, voltada ao mapeamento daquilo que é posto como relevante nas redes, desde o trends, tweets às principais tendências do mercado, para preparação e lançamento de campanhas. O batismo do termo “Ex(ótica)” foi um insight pessoal da equipe da agência, apropriado para a campanha para refletir o comportamento observado nas redes.
A campanha foi veiculada no instagram da empresa. Além do vídeo inicial, foram publicados quatro tutoriais de maquiagem em formato colaborativo com influenciadoras nos quais narravam a presença de elogios com referência a uma “beleza exótica”.
Mari Williams, influenciadora indígena, foi uma delas. Ela questiona em um dos vídeos o “padrão eurocêntrico” da beleza. Participam também Mariam Chami, influencer que fala sobre os estereótipos em torno das mulheres muçulmanas, a jornalista Camila Sawamura e Karina Aparecida Papa, colaboradora da marca.
“Tínhamos preocupação do que poderia ter vindo de ataque. Dias depois, tivemos uma repercussão positiva, de gente falando que está se enxergando no conteúdo”, disse Raísa Sutecas, head de criação e conteúdo da W3haus.
A ideia da campanha surgiu a partir de análises de matérias relacionadas à atriz americana de descendência sul-coreana Ashley Park, que participou da série Emily in Paris. A equipe responsável pelo CAB analisou matérias sobre como alcançar o estilo dela e observou a repercussão nas redes sobre “contornos asiáticos”.
O projeto carrega a frase “passou da hora de deixar essa (ex)ótica de lado” em todas as peças publicitárias e ação complementa o lançamento do movimento “Diversa Beleza”, no início de 2022, com as marcas do grupo: Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold.
Compartilhe
Veja também
Como a Shopee está expandindo negócios em retail media
Marketplace lança opções de mídia para não vendedores a fim de oferecer mais valor para as marcas e enriquecer a experiência do consumidor na plataforma
Granado inicia separação das lojas Phebo e terá dark store em SP
Com crescimento impulsionado pelo varejo, companhia, que terá em 2024, faturamento líquido de R$ 1,6 bi, inaugurará uma dark store em São Paulo, seu maior mercado para as compras online, e planeja expansão de Phebo com quiosques exclusivos