BR Distribuidora e Americanas investem em conveniência
Integração entre BR Mania e Local pretende explorar mercado por meio de franquias e de lojas próprias na rede de postos BR e com lojas de rua
BR Distribuidora e Americanas investem em conveniência
BuscarBR Distribuidora e Americanas investem em conveniência
BuscarIntegração entre BR Mania e Local pretende explorar mercado por meio de franquias e de lojas próprias na rede de postos BR e com lojas de rua
25 de fevereiro de 2021 - 17h33
A BR Distribuidora e as Lojas Americanas anunciaram nesta quinta-feira, 25, uma parceria para a integração das lojas de conveniência BR Mania e Local. Para isso as empresas criaram uma nova sociedade, cujo capital social será detido por ambas, que terão participação de 50% na nova empresa a ser constituída, que contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias.
Modelo operacional prevê lojas franqueadas e operação própria (crédito: divulgação)
Para viabilizar a sociedade, então, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, com aporte da Rede de Franquias BR Mania e das lojas Local. Além disso, a transação inclui um pagamento pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance.
Segundo comunicado enviado pelas empresas, o objetivo da parceria é maximizar o desempenho operacional e financeiro dos negócios de conveniência Local e BR Mania, com base em metas de performance. Com isso, o modelo operacional prevê tanto lojas franqueadas como operação própria. Atualmente, a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania, operadas por franqueados, e as Lojas Americanas possui 55 lojas próprias Local.
Lojas de postos vão além da conveniência
“A parceria tem o potencial de capturar oportunidades nos cerca de oito mil postos da rede BR, presentes em todos os estados do país. Adicionalmente, poderá explorar o mercado de conveniência e proximidade em lojas de rua com ambição de oferecer mais opções e a melhor experiência do segmento para os consumidores”, afirmaram as empresas, em comunicado. A formalização da parceria e fechamento da operação depende ainda da autorização pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca