Bradesco: como humanizar um chatbot
Banco lançou em parceria com o WhatsApp serviço que utiliza a base de sua plataforma de inteligência artificial voltada ao atendimento
Banco lançou em parceria com o WhatsApp serviço que utiliza a base de sua plataforma de inteligência artificial voltada ao atendimento
Luiz Gustavo Pacete
3 de maio de 2018 - 7h00
Em outubro do ano passado, o Bradesco deu mais um passo rumo à ampliação do uso de seu sistema de inteligência artificial. Na ocasião, a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), desenvolvida em parceria com o Watson, da IBM, começou a ficar disponível para os clientes Prime.
Na semana passada, o banco anunciou um serviço de atendimento no WhatsApp que utiliza a BIA como base para a interlocução com os consumidores. De acordo com Luca Cavalcanti, diretor-executivo do banco, o principal desafio na utilização da tecnologia é a humanização.
Na entrevista a seguir, o executivo comenta os principais pontos envolvendo o projeto.
Desafio
O fator humano é fundamental. É na colaboração das pessoas que nasce o treinamento da BIA (Bradesco Inteligência Artificial): desde nossos times especialistas em redação digital e computação cognitiva, construindo a conversação digital natural e genuína, até o feedback dado pelo usuário a cada resposta da BIA. Tudo contribui para que tenhamos uma linguagem natural na interação.
Entrega
Sabemos que o WhatsApp é o principal meio de contato dos brasileiros hoje e, portanto, o canal de maior comodidade para interações. Assim que a solução foi aberta para testes, identificamos não só uma oportunidade, mas uma estratégia importante para estarmos presentes para cumprir uma das missões de aumentar a oferta de canais de interação.
Os chatbots vão humanizar as marcas?
Oportunidades
A inteligência artificial será, assim como todas as tecnologias, intrínseca, pois permeará todo o banco. Nosso ecossistema de inovação, o inovaBra, trabalha em diversas frentes, ininterruptamente, em alguns eixos tecnológicos, incluindo a inteligência artificial e computação cognitiva. Estamos trabalhando com iniciativas internas e com startups – no inovaBra habitat – para explorar todas as possibilidades de acoplagem de inteligência nos processos.
Compartilhe
Veja também
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1
Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas