Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo
Estudo da Sports Value aponta ligas norte-americanas MLB, NFL, NHL e NBA com as maiores arrecadações
Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo
BuscarBrasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo
BuscarEstudo da Sports Value aponta ligas norte-americanas MLB, NFL, NHL e NBA com as maiores arrecadações
Fernando Murad
1 de março de 2019 - 19h11
As grandes ligas esportivas dos Estados Unidos – MLB (baseball), NFL (futebol americano), NHL (hóquei) e NBA (basquete) – lideram o ranking global de faturamento com matchday, dinheiro que cada time movimenta com seu estádio. O estudo foi elaborado pela Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding e patrocínios, e analisou os dados financeiros e estatísticas de público nos jogos dos times e de cada uma das 20 maiores ligas esportivas do mundo.
A receita global de arenas, estádios e complexos esportivos supera US$ 50 bilhões anuais. O mercado norte-americano é o maior, representando mais de 51% do volume, seguido da Europa com 34%. O restante do planeta fica com apenas 15%. Mercado brasileiro de clubes de futebol movimentou em 2017, US$ 250 milhões com seus estádios, apenas 0,5% do volume global. A Série A do Brasileirão é décima liga com maior faturamento, e a sexta levando-se em conta apenas as de futebol.
Embora a taxa de ocupação dos estádios brasileiros tenha passado de 18%, em 2003, para 43%, o percentual ainda é baixo. “Apresentamos a menor taxa de ocupação, portanto com muito espaço para crescer em novas receitas. Com um esforço para lotar os jogos, o mercado brasileiro poderia estar entre as três maiores receitas de matchday do futebol mundial. Se apresentássemos o mesmo índice de ocupação das grandes ligas, poderíamos faturar US$ 500 milhões anuais com nossos estádios”, projeta Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value.
“O futebol vive uma crise de credibilidade”
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário