Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo
Estudo da Sports Value aponta ligas norte-americanas MLB, NFL, NHL e NBA com as maiores arrecadações
Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo
BuscarBrasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo
BuscarEstudo da Sports Value aponta ligas norte-americanas MLB, NFL, NHL e NBA com as maiores arrecadações
Fernando Murad
1 de março de 2019 - 19h11
Palmeiras é o segundo time brasileiro em termos de arrecadação com matchday (crédito: divulgação)
As grandes ligas esportivas dos Estados Unidos – MLB (baseball), NFL (futebol americano), NHL (hóquei) e NBA (basquete) – lideram o ranking global de faturamento com matchday, dinheiro que cada time movimenta com seu estádio. O estudo foi elaborado pela Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding e patrocínios, e analisou os dados financeiros e estatísticas de público nos jogos dos times e de cada uma das 20 maiores ligas esportivas do mundo.
A receita global de arenas, estádios e complexos esportivos supera US$ 50 bilhões anuais. O mercado norte-americano é o maior, representando mais de 51% do volume, seguido da Europa com 34%. O restante do planeta fica com apenas 15%. Mercado brasileiro de clubes de futebol movimentou em 2017, US$ 250 milhões com seus estádios, apenas 0,5% do volume global. A Série A do Brasileirão é décima liga com maior faturamento, e a sexta levando-se em conta apenas as de futebol.
Embora a taxa de ocupação dos estádios brasileiros tenha passado de 18%, em 2003, para 43%, o percentual ainda é baixo. “Apresentamos a menor taxa de ocupação, portanto com muito espaço para crescer em novas receitas. Com um esforço para lotar os jogos, o mercado brasileiro poderia estar entre as três maiores receitas de matchday do futebol mundial. Se apresentássemos o mesmo índice de ocupação das grandes ligas, poderíamos faturar US$ 500 milhões anuais com nossos estádios”, projeta Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value.
“O futebol vive uma crise de credibilidade”
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca