Assinar

BrewDog abre primeiro bar no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

BrewDog abre primeiro bar no Brasil

Projeto, único de uma microcervejaria estrangeira no País, reflete a atratividade do mercado brasileiro de cervejas, o terceiro do mundo


23 de janeiro de 2014 - 9h17

A cervejaria escocesa BrewDog inaugurou em São Paulo, na quarta-feira, 22, seu primeiro bar fora da Europa. É também o primeiro investimento desse gênero de uma marca estrangeira de cerveja artesanal no Brasil.

A cervejaria também é famosa por sua identidade visual moderna e pela postura arrojada (o slogan da marca é "Cerveja para punks"). Apesar disso, os preços da marca em São Paulo não são nada suburbanos. O chope mais barato do cardápio custa R$ 18 e há garrafas que chegam a R$ 450. “Pode parecer caro, mas investimos em produtos de ótima qualidade e queremos incentivar as pessoas a apreciarem um copo de uma boa ale em vez de ficarem bêbadas tomando um monte de cervejas ruins”, diz Neil Taylor, representante internacional dos bares da BrewDog, que está em São Paulo para a abertura da nova casa.

Para seu processo de catequização, a empresa conta tanto com rótulos leves, como a pilsen Fake Lager, mais voltada ao paladar tradicional, como a Electric India, que tem especiarias entre os ingredientes, ou a superpremium Abstrakt 14, cerveja de trigo envelhecida em barris de carvalho. Taylor garante que, não importa o tipo, todos são produzidos com uma diversidade de lúpulos nobres, sem aditivos ou conservantes.

A Electric India nasceu, aliás, de uma iniciativa incomum – se não inédita – entre as cervejarias artesanais: um programa de fidelidade vinculado a uma modalidade de sociedade aberta, chamada de public limited company, que não a obriga a ser listada em bolsa. A BrewDog tem um sistema de crowdfunding no qual consumidores podem comprar pequenas partes de ações da empresa e, entre os benefícios, está a possibilidade de os acionistas auxiliarem diretamente na criação de novos tipos de cerveja, como o rótulo com especiarias.

O sistema de colaboração nasceu em 2010 e já realizou três campanhas de arrecadação que renderam mais de US$ 11,6 milhões, entre 12 mil acionistas. Em 2013, a empresa movimentou cerca de US$ 31 milhões, o que a coloca entre as “maiores menores” cervejarias do mundo.

Criada em 2007 em Fraserburgh, Escócia, a BrewDog nasceu a partir do desejo dos sócios James Watt e Martin Dickie de produzir a própria cerveja, uma vez que se diziam insatisfeitos com os rótulos das grandes cervejarias. Além do método artesanal, apostaram numa identidade visual moderna e agressiva, até hoje presente nas ações da empresa. Não raro, destratam explicitamente grandes marcas de cervejas em seus materiais promocionais. Num vídeo em que apresentam o rótulo Hard Core IPA, jogam boliche com garrafas de Stella Artois e batem com tacos de golfe em garrafas de Budweiser. Em outro, Darth Vader corta, com seu sabre de luz, uma garrafa de Miller (veja abaixo).

Expansão internacional
Além do bar no Brasil, a BrewDog administra 12 estabelecimentos semelhantes no Reino Unido e um em Estocolmo. Preparam o lançamento de unidades em Berlim, Roma e Tóquio e esperam expandir ainda mais fora da Europa. “Lugares como Hong Kong, Singapura, Bangkok, Nova Zelândia e Austrália estão no nosso horizonte”, afirma Taylor.

Para tal, esperam sócios como os encontrados no Brasil: Paulo Bitelman e Gilberto Tarantino. “A proposta nasceu num festival em Curitiba, quando um cervejeiro da BrewDog ficou impressionado com o número de pessoas circulando com as garrafas deles”, conta Tarantino, que também é importador de bebidas. Além dos rótulos da empresa escocesa, ele traz marcas como Rogue e Anderson Valley. Segundo o empresário, essas cervejarias estão de olho no projeto da BrewDog em São Paulo e não descartam investimentos parecidos no País.

Os sócios brasileiros também ajudaram a viabilizar parcerias com cervejarias nacionais, que deverão produzir rótulos sazonais para a BrewDog em São Paulo. A primeira delas é a WayDog, produzida pela curitibana Way Beer, que também deverá ser exportada para os bares da cervejaria no Reino Unido.

A abertura da BrewDog no Brasil é mais um sinal do aquecido mercado de cerveja premium no País. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o consumo desse tipo de bebida cresce aceleradamente no mercado nacional e hoje já movimenta R$ 300 milhões por ano, o que corresponde a 5% de todo o consumo do Brasil. Globalmente, o País já é o terceiro principal mercado, atrás somente de Estados Unidos e China.
 

wraps

Darth Vader and Craft Beer. from BrewDog on Vimeo.

Hardcore IPA from BrewDog on Vimeo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre amplia investimentos em marketing para Black Friday

    Mercado Livre amplia investimentos em marketing para Black Friday

    E-commerce traz Maisa Silva para protagonizar campanhas e aposta em cashbacks e cupons de desconto junto ao Mercado Pago

  • D23, da Disney, pela primeira vez na América Latina, tem 25 patrocinadores

    D23, da Disney, pela primeira vez na América Latina, tem 25 patrocinadores

    Na D23, a Disney traz aos fãs as experiências e fantasias das novas produções e clássicas, além de esporte e documentários