Burger King apresenta projeto global de rebranding
Trabalho que consumiu dois anos quer refletir evolução da rede e dar dinamismo para a marca no ambiente digital
Burger King apresenta projeto global de rebranding
BuscarBurger King apresenta projeto global de rebranding
BuscarTrabalho que consumiu dois anos quer refletir evolução da rede e dar dinamismo para a marca no ambiente digital
Renato Rogenski
7 de janeiro de 2021 - 12h42
Após um período de pouco mais de 20 anos sem modificar a marca, o Burger King apresentou seu projeto de rebranding nesta quinta-feira (7). O trabalho de criação da nova identidade visual consumiu dois anos entre pesquisas e execuções e foi desenvolvido em parceria com a consultoria americana, especializada em branding, Jones Knowles Ritchie (JKR).
A reformulação estética envolve logo, fontes, toda a comunicação dos restaurantes e até mesmo o uniforme dos colaboradores. De acordo com o Burger King, o rebranding é essencial para que a marca acompanhe a evolução da empresa e do próprio mercado nos últimos anos, sobretudo em aspectos como melhorias nos padrões de sabor e qualidade dos alimentos, além da remoção de ingredientes de origem artificial.
A renovação global também foi colocada em prática para que a marca trafegue com maior fluidez e assertividade no ambiente digital, como explica o brasileiro Rapha Abreu, VP, global head of design de Burger King, Popeyes e Tim Hortons. Nessa linha, a rede buscou conceitos mais minimalistas, versáteis e modernos ao mesmo tempo. “As marcas precisam funcionar nos meios digitais, algo que não era demandado em 1999, quando aconteceu a última mudança de identidade visual. Naquele tempo, os celulares tinham no máximo mensagens de texto”, afirma.
Os princípios da nova configuração, argumenta Rapha, captam as características que a marca busca em sua forma de atuar: grandiosidade e ousadia, ingredientes de verdade que dão água na boca e autenticidade. Do ponto de vista prática, o logo continua com duas fatias de pão envolvendo a grafia “Burger King”, mas apresenta um desenho mais simplista e menos artificial na comparação com a marca atual, nas palavras do próprio head global.
As cores primarias da comunicação visual reforçam o conceito trabalhado pela marca: o seu processo de grelhar os hambúrgueres no fogo, como churrasco. Nessa mesma toada, a nova fonte proprietária foi intitulada de “chama”, e inspirada nas formas dos lanches “arredondadas e descontraídas”. “O design é uma das ferramentas mais essenciais que temos para comunicar quem somos e o que valorizamos, ele desempenha um papel vital em criar o desejo pela nossa comida”, finaliza Fernando Machado, CMO global do Burger King.
https://www.youtube.com/watch?v=jgG_jXOfD1g&feature=youtu.be
Crédito da imagem de topo: Irina Devaeva/iStock
Compartilhe
Veja também
Grupo Boticário muda fachada de lojas em prol do empreendedorismo feminino
Iniciativa faz parte de campanha em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino; temática é uma das trabalhadas pela empresa no escopo do ESG
Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027
Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações