Buscapé: experiência e novos produtos para se fortalecer no mercado
Plataforma completa 25 anos no Brasil e promove mudanças para se conectar com os consumidores digitais
Buscapé: experiência e novos produtos para se fortalecer no mercado
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Valeria Contado
28 de outubro de 2024 - 6h00
Completando 25 anos de Brasil, o Buscapé, considerado um dos pioneiros no segmento de buscas e avaliação de preços na internet apresentará novidades a partir de 2025, com o objetivo de se aproximar mais do consumidor digital.
Desse modo, a empresa passa a investir em um segmento de busca por produtos cotidianos, definidos como itens de reabastecimento, que fazem parte dos setores de alimentos, bebidas, remédios e higiene & beleza, entre outros. A marca entende que esse consumo passou a ocupar parte da atenção do consumidor, especialmente depois da pandemia, quando a prática de consumir esse tipo de produto através do canal digital se tonou mais comum, devido às restrições de locomoção fora de casa.
“O Buscapé sempre foi um grande aliado tanto dos consumidores, quanto do comércio eletrônico, colaborando para um consumo mais produtivo. Mas o mercado está mudando, por isso, precisamos encontrar algumas avenidas de serviço para entender essa necessidade de reabastecimento”, afirma Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco Pan, controlador do Buscapé.
Esse redirecionamento deve levar, de um lado, a uma diminuição do ticket médio de consumo, que hoje gira em torno de R$1,5 mil, mas, de outro, a uma evolução de consumo diário, com um ticket menor, mas com mais opções e recorrência de compra.
Outro aspecto que será trabalhado pelo Buscapé, com foco no próximo ano, é o investimento em tecnologia, que se refletirá na experiência do cliente. Esse segundo aporte tem a ver com a aquisição da Mosaico – então controladora da plataforma de buscas – pelo Banco Pan, ocorrida em 2021.
Essas ações visam gerar uma maior conexão entre as marcas, promovendo sinergia entre os serviços financeiros, oferecidas pela fintech, e os serviços de shopping, que são especialidade da plataforma. Para isso, o aplicativo do banco deve receber uma área de compras, em que o cliente poderá finalizar uma aquisição diretamente no app. Dessa forma, a empresa financeira ampliará a gama de categorias de compra já existentes, que conta com recargas de celular e transporte, gift card e outros serviços.
A empresa também investirá em promoções de cashback com uma cesta especial para os clientes do Banco Pan. “No modelo econômico que temos, precisamos gerar tráfego. Os clientes gostam muito de cashback; nos ajuda a gerar fidelidade e entrar num ciclo virtuoso” afirma Donato.
Como consequência dessas iniciativas, o Buscapé aprofundará a captação de dados e CRM, para identificar o consumidor e reforçar a conexão com cada um, em diferentes níveis. “Isso traz o desafio e oportunidade de fazer um trabalho mais personalizado em termos de comunicação”, diz o superintendente.
Para coroar as comemorações de aniversário, o Buscapé investe em uma campanha de fake out-of-home (FOOH) que reforça o seu papel estratégico na jornada de compra dos consumidores. Assim, a empresa usa imagens gráficas em pontos turísticos nacionais, além da participação dos influenciadores Diego Cruz e Franklin Medrado, nas redes sociais.
A estratégia de comunicação desenvolvida pelo time de marketing da Mosaico terá atividades promocionais e de branding, com produtos com até 25% de cashback. “Já temos uma visibilidade do público bem consolidada, já que o Buscapé serve pessoas de perfis diferentes, mas uma marca digital precisa estar o tempo inteiro se renovando. É natural ocupar esse espaço que fala a língua do público que está no ambiente digital”, avalia Donato.
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