Consumidores recorrem a sites de varejo para fazer buscas
Levantamento do eMarketer revela que sites de varejo são a principal fonte de pesquisa de produtos entre usuários da América Latina
Consumidores recorrem a sites de varejo para fazer buscas
BuscarConsumidores recorrem a sites de varejo para fazer buscas
BuscarLevantamento do eMarketer revela que sites de varejo são a principal fonte de pesquisa de produtos entre usuários da América Latina
Meio & Mensagem
19 de dezembro de 2023 - 7h06
Consumidores estão deixando de lado buscadores tradicionais para realizar buscas em sites de varejo. É o que indica uma pesquisa da eMarketer Insider Intelligence, realizada pelo Livepanel.
O estudo indica que os sites de varejo lideram quando os consumidores pesquisam por itens que querem comprar. Neste ano, 44,4% deles recorreram aos e-commerces ao realizar buscas. Em janeiro de 2022, esse montante era de 42,8%. Entre os varejistas e marketplaces estão nomes como Amazon, Americanas, Falabella, Linio, Mercado Livre etc.
Ao todo, a empresa ouviu mais de 6 mil respondentes usuários de celular acima dos 16 anos em países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica e outros. A consulta foi feita em maio de 2023.
Já as redes sociais aparecem em segundo lugar, com 40,6%. Ainda que não seja a forma mais popular, foi a que teve mais crescimento em buscas, com 4,3 pontos percentuais a mais em relação ao período anterior. Buscadores convencionais tiveram queda, indo de 35% para 31%.
4 em cada 10 consumidores disseram preferir ler sobre produtos que querem comprar. Para vídeos, o número cai para 3 em cada 10 usuários. Apesar disso, o levantamento revela que o vídeo tem sido uma das ferramentas mais importantes em termos de engajamento do consumidor.
Do restante, 27,9% afirmaram que recorrem a recomendações de amigos e familiares, enquanto 11,6% buscam informações de influenciadores digitais.
O eMarketer ainda chama a atenção para o fato de que os consumidores estão sendo cada vez mais influenciados por anúncios exibidos durante pesquisas na jornada de compra. De acordo com a companhia, o retail media tem feito com que a pesquisa de produtos leve menos tempo do que antes.
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário