Cacau Show é a marca mais mencionada nas redes na Páscoa
Constatação é fruto de estudo da Buzzmonitor e da SA365 que também mostra a busca por alternativas ao ovo de Páscoa
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Amanda Schnaider
14 de abril de 2022 - 17h23
Dias antes da Páscoa, celebrada neste domingo, 17, a Buzzmonitor e SA365 divulgaram um estudo que revela o desejo dos brasileiros para essa época. No Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, de 11 de março a 11 de abril, foram feitas 62.195 menções a “ovo” e “páscoa”, sendo elas originárias de 40.997 usuários distintos.
Além disso, ao filtrar o volume de menções pelos players mais populares do mercado, a marca Cacau Show foi a que mais apareceu, seguida pela Lacta, Kopenhagen, Nestlé e Garoto. Quanto aos tipos de ovos, as menções a ovos “colher”, com “recheio” também se destacam.
Dentre os produtos da Cacau Show, os usuários têm preferência pelo ovo “Dreams 7 chocolates”, já na marca Kopenhagen, ovo “repleto de 4 clássicos” é o mais desejado. A ação do Burguer King com a Lacta, realizada no último sábado, 9, também gerou bastante buzz nas redes sociais, por isso “veggie burguer” e “whopperjr” também ganharam destaque. A ação promovia um combo especial de hambúrgueres vegetarianos, refrigerante, batata frita e um ovo da Lacta no sabor Sonho de Valsa pelo valor fixo de R$54,90.
Na análise dos top 20 termos relacionados à data, os termos “pais” e “pai” também se destacaram, assim como “compra” e “comprar”, o que revela o desejo de compra dos usuários, e a relação da data com família.
A alta nos preços dos ovos também foi uma discussão presente entre as postagens. Em busca de uma solução para quem pretende investir menos nessa data, as barras também foram bastante citadas. Nas postagens que citam “ovo” e “páscoa”, 4.26% delas também mencionam a “barra” de chocolate. Quanto ao local preferido de compra das barras, as “lojas” “americanas” apareceram em destaque.
Na imprensa e entre influenciadores, menções a ovos são 10 vezes maiores do que as menções às barras de chocolate. Quando falamos em volume de menções, os ovos são os mais citados entre noticiosos e influenciadores, segundo análise da Buzzmonitor Trends, onde foram detectados 67.836 posts citando “ovo” e “páscoa” e apenas 6.848 posts citando “barra” e “chocolate”. Somando o volume das duas buscas, o ovo de Páscoa domina o buzz com 90,83% das menções no período.
Ovos de Páscoa são mais citados por mulheres, enquanto as barras são mais comentadas por homens. Já na percepção dos usuários sobre os temas a barra de chocolate está mais associada a menções positivas, o que pode estar associado à diferença de preços. Enquanto 40,25% dos post sobre ovos de Páscoa são positivos e 32,54% negativos, nas menções à barra de chocolate o sentimento é 61,34% positivo e apenas 14,57% negativo.
O levantamento também mostra uma diversificação dos pontos de venda para a Páscoa. Além do tradicional “supermercado”, as pessoas estão falando do “iFood”, vendas via “Whatsapp” e também das compras com “cashback”. No volume total de menções do período, o iFood é citado em 0.75% dos posts sobre ovos de Páscoa, o WhatsApp em 4.5% e o supermercado em 0.34%. Já o cashback aparece em 0.03% das menções. Esses números revelam a importância dos canais digitais para o varejo.
Segundo André Diamand, criador do Sexy Canvas, metodologia que mapeia os comportamentos de pessoas, produtos e consumo, o que se percebe nesta data, é que todos os adultos tentam se movimentar para dar um ovo de páscoa para as crianças, o que desperta uma sensação de ira, já que ficam rendidos aos preços do mercado. “Neste sentido é que entra a Cacau Show, que tem ocupado uma posição no mercado com um dos melhores custo-benefício entre as marcas analisadas pela pesquisa”, afirma, reforçando que a marca acaba diferenciando seus chocolates por meio das embalagens diferenciadas, o que corrobora para a vaidade do cliente.
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