Assinar

Campanha na Nigéria transforma amamentação em retorno financeiro

Buscar

Campanha na Nigéria transforma amamentação em retorno financeiro

Buscar
Publicidade
Marketing

Campanha na Nigéria transforma amamentação em retorno financeiro

Como forma de combate aos tabus culturais que desencorajam a amamentação, iniciativa conscientiza sobre a importância do leite materno


28 de abril de 2025 - 18h22

O filme retrata experiências reais de mães nigerianas na fase de amamentação (Créditos: Divulgação)

A Herconomy, fintech nigeriana voltada ao empoderamento feminino, lançou recentemente uma campanha sobre a importância da amamentação, para combater os tabus sociais e culturais que ainda envolvem o ato.

Como uma forma de incentivo fiscal, a agência alemã Serviceplan Innovation criou a campanha Breastmilk Money, uma iniciativa que transforma o ato de amamentar em uma oportunidade de rendimento financeiro, enquanto cumpre com seu propósito principal: a nutrição dos bebês.

Segundo a Unicef, a cada 1 dólar investido na amamentação, 35 dólares são gerados em retorno econômico, devido ao melhor desenvolvimento dos bebês no país – é provado cientificamente que, nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno contribui com a redução da mortalidade infantil e fortalece a imunidade.

Entretanto, mesmo que essa importância seja um conceito difundido em diversas partes do mundo, apenas 35% das mães nigerianas alimentam seus bebês exclusivamente com leite materno.

A razão para esse número tão baixo é o catalizador da campanha: muitas mães são desencorajadas a amamentar por questões culturais e pressões sociais, baseadas em crenças antigas sobre o leite ser prejudicial, além do ciúme paterno. O resultado é que cerca de 30% da renda familiar nigeriana é gasta em fórmulas e complementos alimentares, prejudicando a qualidade de vida.

O Breastmilk Money funciona como uma subconta dentro das carteiras da Herconomy, oferecendo rendimentos sobre o dinheiro que não é gasto com fórmulas infantis. Esses valores são transferidos mensalmente para a subconta, rendendo cerca de 14,3% de juros ao ano. Os fundos podem ser resgatados após dois anos – período recomendado para amamentação pela OMS.

O veículo principal de divulgação da iniciativa é o curta Milk, dirigido pela cineasta Fariba Buchhein, que relata histórias de mães nigerianas em fase de amamentação. Através do filme, o projeto busca gerar debates sobre o tema e conscientizar homens e mulheres sobre a importância do ato, desafiando tabus culturais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Umbro une futebol e música em relançamento de blusa Drill

    Umbro une futebol e música em relançamento de blusa Drill

    Peça foi usada pelo vocalista da banda Oasis durante apresentação do Maine Road, antigo estádio do Manchester City

  • Lady Gaga no Rio: SuperVia realiza desfile com looks da artista

    Lady Gaga no Rio: SuperVia realiza desfile com looks da artista

    Objetivo do evento é promover a diversidade e interagir com os fãs da cantora, que faz show no Brasil no dia 3 de maio