Trump e Clinton movimentaram US$594 milhões
A democrata investiu U$436 milhões em mídia e o republicano U$158 milhões
A democrata investiu U$436 milhões em mídia e o republicano U$158 milhões
Por Simon Dumenco, do Advertising Age
Chegou o grande dia das eleições presidenciais americanas e, com ele, os balanços das campanhas dos candidatos. Mas vamos aos dois personagens principais: Trump teve uma particularidade em relação a sua estratégia de propaganda – ou falta dela. “Você sabe como é, ando por aí fazendo discursos e falando com repórteres. Não preciso nem de comerciais, se você quer saber a verdade”, disse o candidato em junho.
Trump passou por uma reviravolta que começou em agosto – e tem gerado muita conversa sobre a intensificação dos investimentos em anúncios até o dia das eleições, que pode afetar os valores cumulativos de aportes estado a estado. Por enquanto, Clinton e seus PAC’s, Comitês de Ação Política que levantam fundos para campanhas eleitorais, estão muito à frente de Trump no jogo das campanhas para TV e rádio. Clinton desembolsou cerca de US$436 milhões, contra US$158 milhões de Trump. No total, eles somam cerca de US$594 milhões.
Clinton investiu cerca de US$436 milhões, contra US$158 milhões de Trump. No total, os investimentos somam cerca de US$594 milhões.
O começo das eleições presidenciais americanas trouxe para os holofotes outros candidatos, incluindo Jeb Bush. Alguns PACs investiram cerca de US$76 milhões em anúncios de TV e Rádio em seu nome, embora a campanha em si tenha envolvido US$5 milhões.
O democrata Bernie Sanders, por um tempo, estava investindo mais do que sua rival Hillary Clinton. Até perder espaço na corrida presidencial, Sanders investiu cerca de US$76 milhões em anúncios de TV e rádio, dos quais menos de US$500 mil foram angariados pelos PAC’s. Marco Rubio também teve um investimento em campanha considerável, em termos de receitas com TV e Radio, totalizando US$70 milhões na campanha e fundos adquiridos pelos PAC’s.
O mapa interativo com os gastos por Estado podem ser vistos na matéria do Advertising Age.
Tradução: Karina Julio
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