Assinar

Caneta amarela, Caminhão do Domingão e IA: os planos da Cimed até 2030

Buscar

Caneta amarela, Caminhão do Domingão e IA: os planos da Cimed até 2030

Buscar
Publicidade
Marketing

Caneta amarela, Caminhão do Domingão e IA: os planos da Cimed até 2030

João Adibe Marques, CEO da farmacêutica, detalha os investimentos, lançamentos e ações de marketing que serão apresentados no megaevento “Meu Sangue Amarelo”


21 de fevereiro de 2025 - 7h08

Luciano Huck e João Adibe

Luciano Huck e João Adibe no palco do Domingão: parceria trará de volta promoção “Caminhão do Domingão” (crédito: divulgação)

Os planos da Cimed e a visão de futuro da empresa do varejo farmacêutico serão apresentados a partir desta sexta-feira, 21, durante o “Meu Sangue Amarelo – MSA”, realizado no São Paulo Expo, na capital paulista.

O evento espera receber 30 mil numa mescla de conteúdo, tecnologia e ativações numa área de 34 mil metros quadrados. A empresa está investindo R$ 35 milhões na iniciativa. A realização é da agência F/Malta Marketing de Experiência.

O pano de fundo da convenção é o projeto Nova Era, plano de negócios que pretende levar a companhia a um faturamento anual de R$ 10 bilhões até 2030. Em 2024, a farmacêutica faturou R$ 3,6 bilhões (o dado é uma estimativa, o resultado final será divulgado em março) e tem como meta alcançar R$ 5 bilhões já neste ano.

Para tal, destinará investimentos de mais de R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos em pesquisa e desenvolvimento, marketing e estrutura. Segundo João Adibe Marques, CEO da Cimed, o plano de dobrar de tamanho é sustentado por quatro grandes frentes.

São elas o lançamento do “Caminhão do Domingão”, releitura do Caminhão do Faustão, em parceria com a Globo e o programa Domingão com Huck; a entrada na categoria de baby care com o lançamento da marca João e Maria; o lançamento da linha de oral care com Carmed; e a plataforma “Foguete Amarelo”, cujo objetivo é impulsionar o crescimento do pequeno varejo farmacêutico, com crédito concedido por meio de produtos.

Lançamento de produtos e estreia em categorias

Durante o MSA serão lançados cerca de 70 produtos nas categorias de higiene bucal, cuidados infantis, beleza e nutrição. Os segmentos são as principais apostas do grupo para alcançar o crescimento projetado até 2030. A expectativa da Cimed é movimentar aproximadamente R$ 500 milhões em vendas para o varejo e distribuidores durante o evento.

Na linha de higiene bucal, a marca Carmed apresentará três sabores de gel e enxaguantes bucais: Cereja, Melancia e Minhocas, este em parceria com a Fini. Assim, a linha passa a ter cinco sabores: Dentadura, Beijos e Minhoca, em parceria com a Fini, além de Cereja e Melancia, de Carmed. A lista de novidades inclui, ainda, escovas de dente e itens de higiene bucal. Carmed terá, ainda, novas categorias, expandindo sua atuação para fragrância e body care (com três produtos).

No segmento de cuidados infantis, a Cimed lança oficialmente no evento a marca João e Maria. A linha inclui sabonetes, shampoos, condicionadores, colônias infantis, lenços umedecidos, pomadas antiassaduras, mamadeiras e chupetas. A comunicação da marca é responsabilidade do Grupo Dreamers.

Já a marca Lavitan, de vitaminas, apresentará 17 produtos, incluindo a estreia na categoria de bebidas isotônicas e proteicas. Por fim, a Cimed lançará dois itens numa collab com a Turma da Mônica, e uma linha de garrafas colecionáveis do isotônico com número de camisa dos jogadores do Cruzeiro, time patrocinado pela empresa. A bebida esportiva, por sinal, será ativada com a seleção brasileira. A Cimed é patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Nosso objetivo é fabricar tudo aquilo que tem relevância dentro do canal farma. Queremos ser o melhor parceiro do varejo através do nosso modelo de negócio que é acessibilidade com rentabilidade. Esse é o nosso mantra dentro da companhia”, afirma o CEO.

Evento "Meu Sangue Amarelo - MSA" 2024

Edição 2024 do evento “Meu Sangue Amarelo – MSA” (crédito: divulgação)

Trajetória do “Meu Sangue Amarelo”

O MSA surgiu em 2022, após a pandemia, quando a companhia identificou um desligamento das tradicionais convenções de venda do setor com a adoção do modelo digital. A ideia foi abrir os portões da Cimed para o público final. Na ocasião, a empresa reuniu sete mil pessoas no Ibirapuera, em São Paulo, sendo cinco mil pessoas que não faziam parte do universo Cimed.

Em 2023, as equipes de marketing da Cimed fizeram um road show com quatro eventos regionais. No ano passado, fez o primeiro Summit Farmacêutico, levando cinco mil profissionais para fazer um cruzeiro de navio para discutir o pensamento do varejo e da indústria. O modelo teve sucesso e obrigou a empresa a expandir o projeto.

Inspirado em eventos como Vtex e XP Experience, a edição deste ano convida o público a ter uma experiência com acesso a marcas e grandes parceiros da Cimed expondo em estandes, e uma plenária com sete mil lugares para discutir o futuro da indústria.

Farmácia do futuro

“O varejo farmacêutico não é visto como protagonista e é o segundo canal mais visitado depois do canal alimentar. É super estratégico, porque não é mais apenas para venda de remédio, trabalha muito o salão de loja. Mostraremos mais de 70 lançamentos, ferramenta de trabalho de inteligência artificial (IA) e tudo o que estamos pensando do futuro da farmácia”, explica.

No espaço será montada uma “farmácia do futuro” de 250 metros quadrados, com experiências digitais, prateleiras eletrônicas e inteligência artificial. Além disso, em parceria com a The Led e a Eletromidia, a farmácia terá as tradicionais prateleiras no formato de LED e interativas. Fora o preço, a tela mostrará propaganda de produto. Também haverá o lançamento da persona digital iClaudia, IA que conversará e tirará dúvidas dos consumidores a partir de um painel interativo. “É uma espécie de Salão do Automóvel das farmácias”. A iClaudia foi desenvolvida pela Benext.

Ao todo, o evento terá mais de dez estandes interativos das marcas da Cimed e outros 20 de parceiros, como a BYD, Banco Safra, Fini, Grupo Hiper Saúde, GloboAds e Dell, além de Farmarcas, Febrafar e Abrafarma. Serão mais de 30 horas de conteúdo, incluindo palestras de personalidades.

O primeiro dia de evento, nesta sexta-feira, 21, terá programação fechada para fornecedores e equipe de vendas da Cimed. Estarão presentes mais de 1,3 mil colaboradores. No domingo, 23, o público final, ou seja, os consumidores, poderão acessar o evento, mediante compra de ingressos.

Karla Marques Felmanas e João Adibe Marques

Karla Marques Felmanas e João Adibe Marques com o “Caminhão do Domingão”: ação integra o plano de crescimento da Cimed até 2030 (crédito: divulgação)

“Caminhão do Domingão” e Caneta Amarela

No sábado, 22, a Cimed apresentará, com participação de Luciano Huck, a campanha “Caminhão do Domingão”, uma releitura da promoção “Caminhão do Faustão”. Em parceira com a Globo e o programa Domingão com Huck, a ação acontecerá de abril a junho. A Bferraz é a agência envolvida no projeto.

No período, os consumidores que comprarem produtos Cimed concorrerão a prêmios de R$100 mil em eletrodomésticos e produtos de saúde e consumo, entregues pelo caminhão em qualquer cidade brasileira, além de prêmios em dinheiro e Pix semanais. O sorteio de encerramento da campanha terá prêmio de R$ 1 milhão, com entrega ao vivo no programa

“É a newstalgia, a nostalgia do passado com a tecnologia, o sorteio de Pix, e também daremos o caminhão. Vamos atingir uma classe que nunca foi vista, que é a de caminhoneiros”, diz João, ressaltando que 75% do transporte de carga no País é feito por caminhão.

Também será apresentada no evento a plataforma “Foguete Amarelo”, cujo objetivo é impulsionar o crescimento do pequeno varejo farmacêutico, com crédito concedido por meio de produtos. Dessa forma, o pagamento ocorrerá à medida que os produtos da Cimed forem vendidos diariamente. Além disso, o sistema solicita a reposição dos itens de forma automática. “É uma prateleira infinita”, resume.

O plano de crescimento até 2030 se complementa com o aumento do portfólio, entrada em outras categorias, ampliação da capacidade produtiva e de distribuição e complemento dos produtos farma com a quebra de patentes – como a de medicamentos como Ozempic, da Novo Nordisk, que se popularizou por causa do efeito da perda de peso.

“Temos mais de 150 produtos em espera de registro na Anvisa. A indústria farmacêutica brasileira, hoje, depende de quebra de patentes para ter novos produtos. A corrida da caneta não é só da Cimed, é de todas as farmas. Aproveitamos todo o nosso branding e pensamos por que não lançar a caneta amarela?”, explica, sem dar detalhes.

Carmed e love brand

Um dos trunfos para os planos da Cimed é o desempenho da Carmed – não à toa terá expansão de linha e entrada em novas categorias. A marca caiu no gosto do público, principalmente por atender seus anseios, segundo o CEO.

“Foi uma surpresa, fomos aprendendo e, hoje, realmente sabemos o protagonismo que essa marca gerou, principalmente por fazer o que o consumidor quer. Eles não querem um produto cópia, querem um produto que traga uma experiência numa categoria que já existe”, opina.

A marca inovou com protetor labial com aromas e cores, e apresentou a primeira linha saborizada do mercado, em parceria com a Fini – com as opções Dentadura, Beijos e Minhoca. Em 60 dias a linha lançou cinco sabores e 10 SKUs, atingindo 15% de market share em 30 dias. “Realmente é uma love brand”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Pin anti-roubo da TIM será distribuído nos blocos do Carnaval

    Pin anti-roubo da TIM será distribuído nos blocos do Carnaval

    A tecnologia desenvolvida pela TIM será distribuída no Rio de Janeiro e Salvador com a ideia de ampliar a segurança em meio à diversão

  • Em festa no BBB 25, Seara inicia sua celebração do Carnaval

    Em festa no BBB 25, Seara inicia sua celebração do Carnaval

    Em festa realizada nesta sexta-feira, 21, marca começa as ativações da folia, que terá patrocínios em camarotes de cinco cidades brasileiras