Carnaval 2021: os eventos e ações virtuais para a data
Artistas, blocos de rua e marcas se uniram para levar o espírito da uma das datas mais importantes para os brasileiros para dentro de suas casas
Carnaval 2021: os eventos e ações virtuais para a data
BuscarCarnaval 2021: os eventos e ações virtuais para a data
BuscarArtistas, blocos de rua e marcas se uniram para levar o espírito da uma das datas mais importantes para os brasileiros para dentro de suas casas
Amanda Schnaider
12 de fevereiro de 2021 - 6h00
Apesar dos desfiles, blocos de rua e festas de Carnaval terem sido cancelados ou adiados no Brasil por conta da pandemia da Covid-19, o Carnaval em si acontecerá -porém, no ambiente digital. Diversos artistas, blocos e marcas se uniram neste momento para levar o espírito de uma das datas mais importantes para os brasileiros para dentro da casa de cada um, por meio de lives e ações digitais. Confira algumas delas:
Como parte do calendário de celebração de seus 125 anos, a SulAmérica promove nesta sexta-feira, 12, das 18h às 21h, o e-Carnaval SulAmérica. O evento acontece diretamente do Morro da Urca, Bondinho Pão de Açúcar, onde Preta Gil vai fazer seu show e interagir com seus colegas, que também farão apresentações: Péricles participa de São Paulo; Naiara Azevedo, de Curitiba; Jota Quest, de Belo Horizonte; e Bell Marques, de Salvador.
Com criação e produção da Musickeria, o e-Carnaval será transmitido gratuitamente para todo o País pelo canal da SulAmérica no YouTube, canais LIKE e 500 da Claro TV, pela rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso. “O e-Carnaval SulAmérica é uma opção diferente de pular o Carnaval, sem aglomeração, seguindo os protocolos de segurança e sem deixar de aproveitar esta festa tão tradicional e popular do nosso país. É também um jeito de espairecer e cuidar da saúde física e emocional”, afirma André Lauzana, VP comercial e marketing da SulAmérica.
Preta Gil também fará uma live no próximo domingo, 14, à frente do Bloco da Preta, em seu canal do YouTube a partir das 16h. Com patrocínio máster da Nivea, a live carnavalesca tem como principal objetivo arrecadar doações para catadores de latas e ambulantes que, por conta da pandemia, ficaram sem possibilidade de ganhos durante os festejos.
Para manter a tradição do Carnaval mesmo com a pandemia, a Riachuelo, junto com o Grupo Big, vai apresentar a live O Trio: Ivete, Claudia e Você, no próximo sábado, 13, às 17h30, no Multishow e nos canais do YouTube das cantoras. Claudinha e Ivete entrarão no cenário da live à bordo dos veículos 100% elétricos Audi e-tron e Audi e-tron Sportback, da Audi Brasil, patrocinadora do evento junto com Engov After, Koleston, Piracanjuba e Devassa. As apresentações ainda têm o apoio da Kolosh, Foxlux, Pitú, Amvox, Sorridents, Pam Pam, Shopping da Bahia, Vialaser, Castor, Leme, ITS Brasil e McCain. A Riachuelo, ao lado de Targifor C e Banco Pan, também patrocina a live do bloco Camaleão de Bell Marques, que será no domingo 14, às 16h no canal do YouTube do cantor.
Segundo Élio Silva, diretor de canais e marketing da Riachuelo, “o destaque da Riachuelo estará nos looks de Ivete Sangalo e Claudia Leitte ao longo da live, que serão todos assinados pela marca e personalizados pela equipe de styling”. Para Christianne Rego, CMO do Grupo Big, “apoiar esse grande Carnaval em casa é uma iniciativa da marca que nos permite estar do lado dos brasileiros de uma maneira responsável, mantendo os cuidados com a proteção e prevenção sem perder a energia do Carnaval, tão esperada e valorizada por nossos clientes”.
Conhecida por incentivar o Carnaval com seus camarotes, a Brahma não vai ficar de fora da festa deste ano. Junto à Globo, a marca da Ambev exibirá apresentações históricas das principais escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Desfile Nº1 Brahma, nas madrugadas de sábado, 13, e domingo, 14. Criada pela agência Africa, a iniciativa ainda conta com um filme estrelado por uma das mais notórias sambistas do País, Alcione, ao lado do cantor e compositor Ferrugem.
A partir de sábado, 13, a Brahma também promoverá transmissões ao vivo do Sambódromo do Anhembi com os artistas Zeca Pagodinho, Zé Neto & Cristiano, Matheus e Kauan, e Os Barões da Pisadinha. As lives serão transmitidas no Multishow e nos canais do YouTube do Multishow e dos artistas, sábado, das 20h30 às 23h, e domingo, das 14h às 17h. A apresentadora Sabrina Sato será responsável por comandar os shows diretamente do Sambódromo. Para finalizar a marca ainda presenteará, por meio de um sorteio, alguns consumidores com ingressos para o Camarote Nº1 da Sapucaí do próximo desfile.
Outra marca que tradicionalmente aposta no período de Carnaval é a Devassa e, neste ano, ela criou o Carnavaranda Tropical. O evento, que acontece no próximo domingo, 14, conta com um circuito de 13 shows surpresa que vão acontecer a partir das 15h30 e serão espalhados por varandas residenciais em Salvador. Entre os artistas participantes estão: Ivete Sangalo, Banda Eva, Carlinhos Brown, Olodum, Bloco Didá e Larissa Luz. A ação teve criação, concepção e produção desenvolvidas pela Agência Atenas.
Depois de desmarcada por falta de patrocínio, a live Bloco Olodum – Carnaval 2021, que marca a trajetória dos 41 anos do Bloco Afro Olodum, será promovida por Bohemia. Com a presença de Margareth Menezes e Ilê Aiyê, a live será exibida pelo canal do YouTube de Olodum na próxima terça-feira, 16, às 19h.
Blocos e festivais
Impedido de sair às ruas da capital paulista, o Bloco Minhoqueens, com apoio e patrocínio do Governo do Estado e Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo por meio do Edital PROAC Expresso Aldir Blanc, promoverá o Festival MinhoQueens de Cultura Drag. Com shows e performances de artistas como Pepita, Lia Clark, Kaya Conky, Danny Bond, Mama Darling, Rita Von Hunty, Alexia Twister, Ikaro Kadoshi e Silvety Montilla, o evento acontecerá de forma gratuita e online nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro, em dois horários 16h e 20h.
Outro tradicional bloco de São Paulo, o Bangalafumenga, também está preparando ações para a data. Nesta sexta-feira, 12, a Oficina de Alegria, organizadora do Bloco Bangalafumenga, vai lançar o decreto poético #FantasiaPodeSim em suas redes sociais, com o objetivo de unir outros blocos de São Paulo e do Rio, influenciadores e foliões. “A ideia é provocar uma grande onda de ressignificação do espírito de Carnaval, que neste ano será dentro de casa, com toda segurança, decretando que a partir de sexta-feira está liberado se fantasiar à vontade, seja para o home office, curtir o lar e todos os demais afazeres devidamente fantasiado”, explica Cesar Pacci, diretor da Oficina de Alegria, afirmando de 12 a 16 de fevereiro a instituição promoverá uma série de conteúdos virtuais ligados ao carnaval para fomentar a campanha.
Para este ano, os fundadores do Bloco Casa Comigo criaram o projeto Carnaval vem de dentro, com iniciativas 100% digitais e patrocínio master da Amstel. O projeto conta com uma websérie de três episódios, uma versão inédita da canção ‘Quando o Carnaval Chegar’, de Chico Buarque, e um videoclipe com participação de outros grandes blocos de rua de todo o Brasil. “O Carnaval sempre foi um grande exercício de criatividade e na pandemia isso ficou ainda mais importante. A gente teve que se reinventar, pensar em novos formatos e novas ideias para fazer um Carnaval possível. E foi assim que chegamos ao movimento Carnaval Vem de Dentro. A festa tá dentro de cada um de nós e pode acontecer onde a gente estiver”, ressalta Raphael Guedes, um dos fundadores do Bloco Casa Comigo.
O tradicional bloco do Rio de Janeiro, o Sargento Pimenta, também está organizando ações digitais para não deixar a data passar em branco. Segundo Leandro Donner, um dos fundadores do bloco, entre as ações estão: playlists na Deezer junto a blocos de vários locais do Brasil e lançamentos de vídeos de carnavais antigos. “Além disso, já tivemos conversas com a Prefeitura do Rio para que este luto carnavalesco se transforme em energia renovadora para fazer do Carnaval 2022 o melhor da história do Rio”, reforça. “Dois encontros foram feitos com o prefeito e representantes de outros blocos. Insistimos na necessidade de editais de cultura para o ano de 2021, especialmente para o Carnaval, que a Prefeitura do Rio pretende lançar em breve”, revela.
O Festival Rec-Beat, que acontece há 25 anos em Recife durante o Carnaval, também teve que se reinventar este ano. Com shows de Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu, gravados em Recife e São Paulo, a edição de 2021 do festival terá uma programação de cinco horas transmitida gratuitamente em seu canal do YouTube, no próximo domingo, 14.
O Camarote Salvador, idealizado e produzido pela agência Premium Entretenimento, transmitirá um show exclusivo de Vintage Culture, no canal oficial do artista no Youtube, no próximo dia 20 de fevereiro, às 16h. A apresentação, que acontecerá dentro de um veleiro em movimento, na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, também contará com a participação de um grupo de street dance e a Orkestra Rumpilezz, regida pelo reconhecido maestro Letieres Leite. A iniciativa tem parceria de Absolut, Beefeater, Chivas, Red Bull e Tônica Antarctica.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos