Carrefour dá um passo rumo à loja inteligente
Varejista começa a testar no Brasil tecnologia de experiência de compra no PDV que já vem travando disputa acirrada nos EUA entre empresas como Walmart e Amazon
Carrefour dá um passo rumo à loja inteligente
BuscarCarrefour dá um passo rumo à loja inteligente
BuscarVarejista começa a testar no Brasil tecnologia de experiência de compra no PDV que já vem travando disputa acirrada nos EUA entre empresas como Walmart e Amazon
Luiz Gustavo Pacete
2 de janeiro de 2019 - 6h00
O Carrefour mantém no Brasil, desde dezembro, um plano piloto da tecnologia Scan & Go. O sistema permite que o cliente realize suas compras na loja física e efetue o pagamento via aplicativo no celular sem a necessidade de passar pelo caixa.
Os testes começaram a ser feitos no Carrefour Express de São Paulo e, a partir deste mês, estará disponível em outras lojas da cidade. O aplicativo pode ser baixado via Google Play e a forma de pagamento é cartão de crédito. A expectativa é que o serviço esteja disponível na Apple Store ao longo do ano.
De acordo com o Carrefour, a expectativa é reduzir em mais da metade o tempo médio que o cliente gasta nas lojas. “Como mais este serviço omnicanal, levamos a autonomia de experiências digitais para o ambiente físico”, diz Paula Cardoso, diretora executiva de Clientes, Serviços e Transformação Digital do Grupo Carrefour Brasil, em comunicado.
“Por meio da inovação, que deve gerar impacto real na vida das pessoas, continuamos a oferecer serviços que de fato garantem comodidade e agilidade, respeitando as diferentes necessidades do consumidor em cada canal e formato de loja”, explica Paula. A previsão é de que até o fim de 2019 o serviço esteja disponível em todas as lojas do Carrefour Express e Carrefour Market no estado de São Paulo.
Em maio de 2017, a rede inaugurou, em São Paulo, uma flagship com self-checkouts — que permitem que o cliente escaneie os códigos de barras da mercadoria escolhida e efetue o pagamento via cartão de crédito e débito.
O investimento em lojas físicas com experiência digital é um dos símbolos da dura disputa entre a Amazon e o Walmart nos EUA. Em dezembro de 2016, a Amazon inaugurou em Seattle, a Amazon Go, sua primeira loja física totalmente automatizada. O Walmart, que vinha testando o Scan & Go em suas lojas, abandonou tecnologia em maio alegando que houve baixa participação.
A AmazonGo, e o varejo, para onde vai?
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos