Carrefour dá um passo rumo à loja inteligente
Varejista começa a testar no Brasil tecnologia de experiência de compra no PDV que já vem travando disputa acirrada nos EUA entre empresas como Walmart e Amazon
Carrefour dá um passo rumo à loja inteligente
BuscarCarrefour dá um passo rumo à loja inteligente
BuscarVarejista começa a testar no Brasil tecnologia de experiência de compra no PDV que já vem travando disputa acirrada nos EUA entre empresas como Walmart e Amazon
Luiz Gustavo Pacete
2 de janeiro de 2019 - 6h00
O Carrefour mantém no Brasil, desde dezembro, um plano piloto da tecnologia Scan & Go. O sistema permite que o cliente realize suas compras na loja física e efetue o pagamento via aplicativo no celular sem a necessidade de passar pelo caixa.
Interface do Scan&Go, do Carrefour (Crédito: Divulgação)
Os testes começaram a ser feitos no Carrefour Express de São Paulo e, a partir deste mês, estará disponível em outras lojas da cidade. O aplicativo pode ser baixado via Google Play e a forma de pagamento é cartão de crédito. A expectativa é que o serviço esteja disponível na Apple Store ao longo do ano.
De acordo com o Carrefour, a expectativa é reduzir em mais da metade o tempo médio que o cliente gasta nas lojas. “Como mais este serviço omnicanal, levamos a autonomia de experiências digitais para o ambiente físico”, diz Paula Cardoso, diretora executiva de Clientes, Serviços e Transformação Digital do Grupo Carrefour Brasil, em comunicado.
“Por meio da inovação, que deve gerar impacto real na vida das pessoas, continuamos a oferecer serviços que de fato garantem comodidade e agilidade, respeitando as diferentes necessidades do consumidor em cada canal e formato de loja”, explica Paula. A previsão é de que até o fim de 2019 o serviço esteja disponível em todas as lojas do Carrefour Express e Carrefour Market no estado de São Paulo.
Em maio de 2017, a rede inaugurou, em São Paulo, uma flagship com self-checkouts — que permitem que o cliente escaneie os códigos de barras da mercadoria escolhida e efetue o pagamento via cartão de crédito e débito.
O investimento em lojas físicas com experiência digital é um dos símbolos da dura disputa entre a Amazon e o Walmart nos EUA. Em dezembro de 2016, a Amazon inaugurou em Seattle, a Amazon Go, sua primeira loja física totalmente automatizada. O Walmart, que vinha testando o Scan & Go em suas lojas, abandonou tecnologia em maio alegando que houve baixa participação.
A AmazonGo, e o varejo, para onde vai?
Compartilhe
Veja também
Natura usa drones com inteligência artificial para mapear Amazônia
Parceria com a startup Bioverse resultou no maior inventário florestal já feito por sobrevoo de drones na região
Como as tarifas sobre automóveis afetarão os investimentos em marketing
Orçamentos poderão ficar apertados conforme os preços aumentam e as taxas do governo Trump trazem mais incerteza para o mercado