Carrefour inicia parceria com a “Amazon Go” brasileira
Mercado autônomo em São Paulo foi desenvolvido pela startup Zaitt e passa a contar com o apoio operacional do grupo varejista
Carrefour inicia parceria com a “Amazon Go” brasileira
BuscarCarrefour inicia parceria com a “Amazon Go” brasileira
BuscarMercado autônomo em São Paulo foi desenvolvido pela startup Zaitt e passa a contar com o apoio operacional do grupo varejista
Luiz Gustavo Pacete
27 de março de 2019 - 6h00
O Carrefour fechou uma parceria com a startup Zaitt, especializada em tecnologias de automação. O objetivo é a operação em conjunto do primeiro mercado 100% autônomo brasileiro, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo. A primeira unidade do projeto foi criada no ano passado no Espírito Santo. Com foco em food service, snacks, bebidas, produtos de limpeza, higiene pessoal e orgânicos, o mercado funciona 24h.
“Estamos testando novos conceitos, inovações e tecnologias para melhorar a experiência de compra e alcançar novos clientes. Assim como fazemos globalmente, iremos estreitar parcerias com empresas e startups que nos tragam novas tecnologias e competências para acelerar a nossa transformação digital e gerar escala para serviços e soluções realmente inovadores”, destaca Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil.
A base da autonomia está no aplicativo da Zaitt que possui sistema de pagamento e exclui a necessidade de caixas e filas. O próprio cliente controla a jornada dentro do mercado que conta com câmeras e sensores que monitoram cada ação e reconhecem quem está no ambiente em tempo real. Diferentemente da unidade da Zaitte em operação no Espírito Santo — que faz uso do formato Scan&Go com a leitura do QR Code do produto via aplicativo — na loja de São Paulo o cliente conta uma nova experiência chamada RFID. Um sistema de identificação de produtos automático por meio de sinais de rádio.
A AmazonGo, e o varejo, para onde vai?
“Compreendemos a unidade de São Paulo como um marco não só nacional, como também em âmbito global. Estamos radiantes com a oportunidade de trazer uma experiência de compra inovadora e completa aos clientes. E, claro, termos um parceiro como o Grupo Carrefour nessa jornada nos traz ainda mais energia para continuar criando formas de revolucionar o varejo”, diz Rodrigo Miranda, cofundador da Zaitt. A loja possui o mesmo conceito da Amazon Go, loja inteligente da Amazon, lançada em 2018 e que permite total autonomia aos consumidores.
A parceria com a Zaitt é uma das dezenas de projetos envolvendo o Carrefour eBusiness Brasil (CeBB), nova unidade de negócios focada em e-commerce de alimentos do grupo criada em fevereiro deste ano. O movimento do Carrefour Brasil está em linha com a estratégia da companhia de tornar-se cada vez mais digital. O grupo mantém no Brasil, desde dezembro, um plano piloto da tecnologia Scan & Go. O sistema permite que o cliente realize suas compras na loja física e efetue o pagamento via aplicativo no celular sem a necessidade de passar pelo caixa.
Concorrente direto do Carrefour, o Walmart é outro varejista que caminha para tornar-se cada vez mais uma empresa de tecnologia. De acordo com Jeremy King, vice-presidente de tecnologia do Walmart, em entrevista à Bloomberg em janeiro, o objetivo da rede é contratar dois mil especialistas em tecnologia em 2019. Entre as vagas a serem preenchidas estão cientistas de dados, engenheiros de software e designers que trabalharão em nove escritórios da rede sendo os principais Vale do Silício, nos Estados Unidos, e Bangalore, na Índia.Compartilhe
Veja também
Daslu quer retomar a curadoria do passado em nova fase
Após falência em 2016, a Daslu retorna ao mercado de luxo, com a Mitre Realty, com foco em residenciais de alto padrão e experiências exclusivas
Creamy entra na categoria de perfumes
Com estratégia de marketing de influência, marca de cosméticos nacional anuncia lançamento dos produtos Electric Heart e Cosmic Love